4 sugestões para quitar o smartphone sem gastar dinheiro

Existem vários truques simples e gratuitos para quitar o smartphone, desde criar um joystick a uma lente fotográfica. Curioso? Saiba tudo.

4 sugestões para quitar o smartphone sem gastar dinheiro
Aprenda a quitar o seu smartphone

Os smartphones são dispositivos extremamente poderosos: servem para comunicar, trabalhar e entreter. E como tornar a experiência com este gadget ainda mais única? Personalizando-o. Pode comprar capas, aplicar acessórios, etc. Mas já pensou em quitar o smartphone? Não precisa de gastar muito dinheiro. Fique a saber como.

Quitar o smartphone: 4 dicas fáceis


1. Tirar fotografias com filtro no smartphone

Pouca gente usa um smartphone e não tira fotografias (para depois publicar no Instagram ou no Facebook). Existem inúmeras aplicações para a edição de fotos, nas quais pode adicionar filtros.

E se quiser aplicar filtros diretamente, sem usar nenhuma app? Pode fazê-lo ao colocar um pequeno pedaço de fita cola em cima da lente da câmara fotográfica, colorindo-a com marcadores das cores que desejar. Veja o vídeo abaixo para saber como se faz.

2. Transformar o smartphone em óculos de Realidade Virtual

A Realidade Virtual (RV) está a crescer e a chegar a todos dispositivos. Já muitos jogos e vídeos foram produzidos para incluir esta funcionalidade. No entanto, para tirar o melhor proveito da RV, são precisos óculos especiais (que não são nada baratos).

A boa notícia é que pode transformar o seu smartphone em óculos de RV. Basta encontrar online um template para este tipo de óculos, imprimi-lo e depois passá-lo para cartão, recortar e colar. Veja abaixo o passo a passo.

3. Tirar fotos em close-up com o smartphone

Nem todas as câmaras de smartphone permitem tirar fotos em close-up. Existem lentes à venda para colocar no dispositivo se pretender tirar uma foto deste estilo, mas são gadgets caros. A opção gratuita é usar a lente de um ponteiro laser, removê-la de lá e, depois, com um gancho de cabelo e fita-cola, pôr esta lente em cima da lente da câmara do seu telemóvel. Veja o vídeo com as instruções.

4. Colocar um joystick no smartphone

O telemóvel é um excelente dispositivo para jogar e a oferta de jogos para este equipamento é imensa. E uma experiência de videojogo nunca fica totalmente completa até haver um joystick. E não é difícil de fazer.

Basta cortar uma garrafa de plástico em duas partes, cortar um pedaço desse plástico de cerca de 10cm, depois pegar num pequeno pedaço de esponja e embrulhar esse pedaço em papel de alumínio de forma a fazer uma pequena bola. De seguida, deve colar uma ponta do pedaço de plástico à bola de alumínio e depois a outra ponta de forma a obter uma forma redonda. Pegue em dois elásticos e enrole-os à volta do círculo e do telemóvel. Depois, é só colocar no smartphone e usar como joystick.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.