As 10 raças de gatos mais comuns em Portugal

Europeu, Persa e Bosque da Noruega. Estas são as raças de gatos mais comuns em Portugal. Descubra a mais indicada para si.

As 10 raças de gatos mais comuns em Portugal
Conheça a personalidade das raças de gatos mais comuns em Portugal

De acordo com o Clube Português de Felinicultura (CPF), as raças de gatos mais comuns em Portugal são: Europeu, Persa e Bosques da Noruega. Mas tenha atenção na altura de escolher o seu gato: raças como estas podem não ser as mais indicadas para si e para o seu estilo de vida.

Existem três tipos de raças de gato:

  • Pura: existem mais de 100 raças puras registadas em cinco categorias (persas, americanos de pelo curto, ingleses de pelo curto, estrangeiros de pelo curto e outros gatos de pelo comprido). Normalmente, são os gatos mais caros;
  • Cruzada: gatos que provêm da mistura de duas raças puras. Os cruzamentos no mundo dos felinos é pouco comum mas, ainda assim, são feitos com muito cuidado (é o caso do gato tonquinês, que surge à conta do cruzamento do gato siamês com o birmanês). Por norma, são os gatos com o sistema imunitário mais resistente e, por isso, apresentam menos problemas de saúde;
  • Mista: gatos que não têm uma raça definida, já que provêm de raças cruzadas. Os mais comuns são os designados por “pelo comprido doméstico” e “pelo curto doméstico”.

10 raças de gato que deve conhecer

A chegada de um novo membro de quatro patas à família obriga sempre a um período de adaptação que pode ser encurtado se forem tomadas as decisões corretas.

Esta premissa é particularmente importante na altura de adotar ou comprar um gato. As raças puras permitem saber, à partida, quais são os principais traços de personalidade do animal. Assim, conhecê-las ajuda a decidir qual o gato que melhor se adapta ao que procura e ao seu estilo de vida.

Pelo Curto Inglês

É o chamado gato doméstico e apresenta-se com uma variação de cores alargada. Foi no século XIX que passou a ser reconhecido enquanto “raça pura”, tem olhos grandes e, tal como as patas, o pelo é curto. Este gato gosta de estar ao ar livre, é muito independente e pouco exigente.

Estrangeiros de Pelo Curto

Estes gatos têm uma personalidade extrovertida e são muito sociáveis. Quanto têm fome conseguem ser persuasivos. Não dispensam momentos de brincadeira e são muito inteligentes (é o caso do Devon Rex, Tiffanie, Cornish e o Bengalês).

Persas

Uma das raças de gato mais apreciadas em todo o mundo. Este gato tem pelo espesso e muito comprido, é muito calmo e relaxado. Passa grande parte do tempo a dormitar mas não dispensa algumas sessões de mimo e de brincadeira.

gato persa

Birmanês

Este gato gosta de chamar a atenção de toda a família. Com uma lealdade equiparada à dos cães, o gato birmanês é ruidoso, tem alguns traços do siamês e tem pelo curto e aveludado.

Siamês

É considerada uma das raças de gatos mais elegantes. Este gato tem olhos azuis oblíquos, um corpo longo e uma cabeça triangular. Com pelo curto e algumas “manchas pontiagudas”, o siamês exige muita atenção e, por isso, é um gato que precisa de acompanhamento constante.

Bosques da Noruega

De origem escandinava, este gato tem patas traseiras fortes, olhos grandes e uma cabeça triangular. Adora espaços livres e escalar objetos (as cortinas e os guarda-fatos são, por norma, zonas de brincadeira para esta raça).

Oriental

Este gato pode ter pelo curto ou semicomprido. Pode ser comparado ao gato siamês mas sem as “manchas pontiagudas”. Só o oriental de pelo branco tem olhos azuis.

oriental cat

Van Turco

Os gatos desta raça são grandes e bastante musculados. De origem turca, o pelo é de cor giz, com excepção na zona das orelhas e da cauda (a marcação colorida dessas zonas pode variar bastante). Muito sociáveis e resistentes, adoram nadar (ao contrário da grande maioria das outras raças).

Maine Coon

Este gato tem origem na zona do Maine, nos Estados Unidos, e é resistente a baixas temperaturas, daí o pelo comprido e bastante espesso. Com bastante energia, este gato não é o melhor gato para viver num apartamento.

Europeu

Este gato tem origem em espécies da Ásia e da África e tem um porte médio. Com bochechas salientes, este gato tem um aspeto redondo e corpulento. O pelo é curto e bastante denso, podendo ser apresentado em diversas tonalidades (desde as cores sólidas até às combinações mais distintas). É um excelente caçador e é capaz de se adaptar a diversos ambientes. Apesar de ser bastante tímido e desconfiado, é um bom animal para ter em casa (dá-se bem com crianças e com outros animais, como é caso do cão).

Esteja atento na altura de adotar ou comprar um gato: raças com determinadas características têm maior probabilidade de se adaptarem ao seu contexto familiar. Faça uma escolha consciente, mas não se esqueça que, independentemente da raça, o seu gato vai precisar sempre de atenção e de bastantes cuidados, principalmente ao nível da alimentação e vacinação.

Veja também: