Ralenti instável: o que pode significar?

Se notar o ralenti instável deve dirigir-se a uma oficina de confiança para que o mecânico veja o que se passa.

Ralenti instável: o que pode significar?
Faça manutenções regulares no carro

Nem sempre é fácil detetar uma avaria grave no automóvel, mas muitas vezes existem alguns indícios de que algo não está bem, como por exemplo, ouvir o som do ralenti instável. Por isso é importante que esteja atento aos barulhos diferentes que o seu carro faz e que atue de forma rápida.

Caso note algum som suspeito no automóvel, é aconselhável dirigir-se a uma oficina de confiança para que o mecânico veja o que se passa. Por vezes são problemas simples que se forem corrigidos no início poupam muitas dores de cabeça e despesas inesperadas.

Para poder descrever o barulho ao mecânico, convém perceber os momentos exatos em que deteta esse som. Por exemplo, se esse barulho sucede quando o motor está frio ou quente, e de que parte do veículo vem o som.

Ralenti instável: o que pode significar?

O ralenti é uma palavra francesa que significa um movimento lento. Na mecânica dos automóveis significa que é a forma do motor de combustão funcionar em regime de baixas rotações, mantendo o motor a funcionar sem acelerar.

Muitas vezes, de manhã, quando o carro está parado ao ralenti no trânsito sente-se o veículo a tremer demasiado. Por vezes é apenas a manete das mudanças mas outras é mesmo o carro todo. Por norma, quando o carro atinge alguma temperatura passa a tremer menos mas, sempre que se encontra parado ao ralenti, este treme.

Quando isto acontece, quer seja de manhã com o carro “a frio” quer seja durante o dia depois de andar alguns quilómetros, deve dirigir-se a uma oficina e pedir para ligar o carro ao computador que deteta as falhas mecânicas. Caso o computador detete o problema, basta mudar o componente que seja necessário. No entanto, muitas das vezes o computador não consegue definir onde está o problema. Se não forem encontrados erros vai ter de ir por partes.

Componentes que podem manter o ralenti instável

1. Velas

Comece por mudar as velas (pois são das peças mais baratas) e porque o problema pode ser mesmo esse. As velas do carro são uma peça de extrema importância pois são elas que são responsáveis por ligar o motor de combustão.

2. Filtros

Caso o ralenti instável se mantenha com o motor em andamento é possível que exista algum problema com os filtros. Deve dirigir-se a uma oficina para que sejam mudados os filtros de ar e gasóleo, além de se comprovar que não há obstruções.

Trocar os filtros do automóvel segundo as recomendações do livro de revisões ou os quilómetros é aconselhável para evitar problemas mais graves, e conseguir manter a economia de combustível e o conforto de condução.

3. Carburador e válvulas desafinadas

Existem ainda outras possibilidades, como uma falha no carburador e as válvulas desafinadas, que também envelhecem e sofrem desgaste podendo comprometer a segurança do veículo. Como tal, devem ser substituídas de forma periódica.

Veja também:

Continuar a Ler