9 razões para apostar numa formação em turismo

Porquê fazer uma formação na área do turismo? Porque esta é uma excelente oportunidade para quem quer ter uma carreira dinâmica e de sucesso.

9 razões para apostar numa formação em turismo
O turismo está na moda e não pára de crescer

Quando se está a escolher uma carreira profissional, encontrar a ideal pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O primeiro passo a dar é fazer a seleção das áreas de interesse e, a partir daí, estudar as diferentes opções de cursos e mercados. Neste artigo, em especial, vamos falar de um dos setores que mais tem provado o seu valor e não pára de crescer a olhos vistos: o turismo. Se esta é uma área do seu interesse, fique atento.

Nos últimos anos, Portugal tem visto o seu nome na lista dos melhores e mais procurados destinos da Europa e do mundo. Os turistas que nos visitam valorizam a hospitalidade portuguesa, a gastronomia, o clima ameno e a mistura entre o pitoresco, o rural e o moderno. Este parece um excelente cenário para quem está a pensar em investir numa carreira ligada ao turismo, certo? O nosso país está mesmo na moda e, de acordo com o Barómetro de Turismo do IPDT – Turismo de Portugal, ainda há mais crescimento em vista e devemos continua a bater recordes  nos próximos anos.

Com o aumento do número de turistas, cresce a necessidade e o volume de serviços na área e isto, consequentemente, abre mais espaço para subir o número das oportunidades de emprego.

Ainda não está convencido? Então descubra as 9 razões que listamos para si e veja por que escolher uma formação na área de turismo pode ser uma grande ideia.

 9 razões para apostar numa formação em turismo

formacao-na-area-de-turismo

1. É uma área dinâmica

No turismo não há verdades absolutas. Se gosta de humanidades e de ser desafiado com diferentes possibilidades, esta é uma profissão que pode lhe interessar. O turismo é uma profissão onde é possível encontrar incontáveis exemplos de ideias e soluções que deram certo.

2. É uma área cheia de oportunidades

Não existe uma área do trismo que esteja saturada, por isso mesmo, este é um estudo que, com alguma pesquisa, abre imensas oportunidades de negócios e emprego.

3. Estudar turismo é estudar o lazer

Fazer uma formação na área de turismo é, também, estudar o entretenimento e o lazer. Se é uma pessoa que gosta de trabalhos que envolvem estas áreas, investir numa carreira em turismo pode ser sinónimo de apostar na diversão.

4. Uma formação em turismo capacita para diferentes áreas

O programa de turismo aborda um pouco de variados temas. Assim, podemos dizer que fazer um curso nesta área é adquirir competências incontáveis, como, por exemplo, entender mais sobre sustentabilidade e administração.

5. O setor de serviços é um dos mais fortes de todo o mundo

Se ainda não sabe, fica a saber: O setor dos serviços é um dos mais poderosos do mundo e está em constante expansão. As profissões ligadas ao turismo atuam exatamente nesta área.

6. O turismo mexe (e muito) com a economia

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo, esta é uma área que movimenta a economia global de uma forma significativa, tanto quanto o setor automóvel, a produção de alimentos e a exportação de petróleo. Parece incrível, certo? Mas, esta é uma verdade a ter como certa.

7. Ainda falta mão de obra especializada

Mesmo sendo este um setor importante para a economia e com uma crescente evolução, a verdade é que o número de profissionais não acompanhou a expansão deste mercado. Ainda há falta de profissionais capacitados, em especial na área administrativa do turismo.

8. Ainda há muito por onde explorar

Imagine o potencial desta área da seguinte forma: Tudo aquilo que existe numa determinada região pode – e deve – ser explorado pelo setor do turismo. Já reparou no tamanho do seu país? Do continente? Do mundo? Esta é a dimensão que garante o sucesso de explorar as mais conhecidas e desconhecidas áreas que possa imaginar.

9. As pessoas investem no turismo

Em todo o mundo, as classes A, B e C – e ainda parte da classe D – investem em viagens e isto parece ser uma tendência em constante crescimento. Viajar é visto como um investimento importante no entretenimento da sociedade como um todo.

Prepare-se para uma carreira na área do turismo

Existe uma forma de preparar o seu futuro na área do turismo e garantir uma especialização baseada na excelência e na técnica necessária à profissão. Que tal apostar numa formação profissional qualificada? Esta vem sendo uma aposta que, cada vez mais, atrai os apaixonados pelo setor.

Uma das grandes razões para esta opção estar em crescimento é o aumento da procura por profissionais especializados nas diferentes áreas do turismo. A busca por um lugar no mercado de trabalho é pautada pela competitividade e quando o assunto é a profissionalização, há poucas formas mais eficazes e simples do que investir nas formações profissionais.

Na Master.D os alunos podem encontrar uma seleção de cursos especializados e com focos específicos, garantindo a máxima eficiência na área escolhida. Por outro lado, as empresas encontram o maior rendimento dos profissionais especializados em determinadas áreas e com diferentes competências.

Conheça aqui as opções de cursos na área de turismo que pode encontrar na Master.D:

Curso de Técnico de Turismo

O Curso Técnico de Turismo ministrado nas escolas Master.D forma profissionais capacitados para as mais diferentes áreas do setor, sendo esta formação a mais abrangente entre as três opções disponíveis. No programa, são abordados temas variados e flexíveis, como atendimento ao cliente, técnicas de venda, realização de reservas, análise do mercado e emissão de documentos.

Curso de Turismo Ambiental e Rural

No Curso de Turismo Ambiental e Rural, uma das áreas que mais evolui em Portugal, o aluno Master.D encontra um programa focado na especialização de um mercado promissor e que promete gerar ainda mais crescimento.

A formação é direcionada aos futuros profissionais que estejam interessados em adquirir competências relacionadas com a organização de atividades realizadas em contexto rural, bem como a receção e alojamento de turistas em unidades de turismo deste tipo. O programa abrange ainda temas como o planeamento de atividades de lazer e animação, meio ambiente, contabilidade e legislação.

O curso também é uma aposta constante feita por profissionais da área ou por pessoas que querem trabalhar no desenvolvimento de um projeto de turismo rural e necessitam de obter noções e conhecimentos sobre a área.

 Curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas

O setor do turismo não para de crescer e, acredite: esta é uma das áreas mais exigentes do mercado. Estar devidamente capacitado é o passo fundamental para conseguir a vaga de emprego e ter sucesso na profissão.

No Curso de Rececionista de Hotel e Unidades Turísticas, o aluno vai desenvolver as capacidades fundamentais para realizar as suas tarefas com a responsabilidade que as empresas contratantes exigem. No programa, são abordados conteúdos com foca nas seguintes competências: trabalho de receção, acolhimento e atendimento ao cliente em unidades hoteleiras e de turismo.

Se tem vocação para o atendimento ao cliente e gosto pela indústria hoteleira, esta é a formação profissional ideal para si.

Onde posso trabalhar depois de fazer um curso de turismo?

Hotel

Se esta é uma das suas dúvidas, vamos já encerrar as questões. As áreas de trabalho são mais do que muitas e parece certo dizer que as opções não se esgotam. Tome nota:

  • Companhias aéreas
  • Hotéis/Hostels
  • Agências de viagem
  • Museus / Atrações turísticas;
  • Cruzeiros
  • Guia turístico
  • Restaurantes, bares e discotecas
  • Conferências e Eventos;
  • Estabelecimentos de Entretenimento e Lazer
  • Espaços de Saúde e Fitness (Turismo Desportivo, Spa, etc)
  • Place Marketing (para desenvolver estratégias de marketing de localidades, cidades, países…)
  • Lojas de souvenir/lembranças

Está pronto para investir numa carreira de sucesso?

Veja também: