12 deliciosas (e saudáveis) razões para comer massas

Acha que as pastas engordam? Pense duas vezes e descubra 12 deliciosas razões para comer massas, com prazer e sem sentimentos de culpa.

12 deliciosas (e saudáveis) razões para comer massas
Por um bocadinho, esqueça as dietas da moda e desfrute destas maravilhas

Comer massa engorda? A pergunta é o mote para este artigo. E se lhe disséssemos que, na verdade, esta iguaria italiana não só não engorda, como pode fazer bem à saúde?

É o que diz um estudo realizado em Itália por uma equipa de epidemiologistas. Mais de 23 mil homens e mulheres, jovens e idosos, tiveram as suas dietas analisadas ao pormenor. O objetivo era medir e determinar o índice de massa corporal (IMC) e medir os centímetros da cintura. O resultado acabou por surpreender o mundo, mas não os italianos. Quanto mais tipos de massas incluíam na dieta regular, mais reduziam o diâmetro da barriga.

Mas, calma. Não estamos a afirmar que estes pratos sejam capazes de emagrecer. Os cientistas estabeleceram uma tese que, basicamente, diz que os italianos que incluem mais massas na dieta alimentar comem melhor e têm melhores hábitos na hora da mesa. Consumir muitos tomates, alho, azeitonas e azeite, e reduzir nas porções de carnes, por exemplo, são alguns desses hábitos. Não é à toa que a dieta mediterrânica e os seus benefícios tem conquistado o mundo.

Ainda não está convencido? Então vai gostar de ler as razões mais deliciosas para comer massas – e sem culpa e com prazer!

12 deliciosas razões para comer massas

1. Fazem parte de uma ementa saudável

Confecionados a partir de grãos, frutas, vegetais, peixes e aves, os pratos de massa podem ser uma excelente fonte de energia. Se optar, por exemplo, pelas massas integrais, tem ainda uma oferta de fibra que pode ajudar a regular o trânsito intestinal, reduzir os níveis de colesterol e melhorar os problemas de estômago.

2. Oferecem uma maior sensação de saciedade

As massas são ótimas opções para manter a sensação de fome longe. Estas oferecem uma maior sensação de saciedade e, por isso, é provável que não sinta fome até à próxima refeição ou snack. Se sofre de mau humor quando a fome aperta, as massas são uma excelente opção para passar a conseguir respeitar os intervalos entre as refeições.

3. São amigas da carteira

Sejam massas confecionadas em casa ou compradas prontas, costumam ser refeições económicas. Com ingredientes básicos e baratos na sua receita, que incluem água, farinha, sal e ovos, os diferentes tipos de massa são uma ótima opção para alimentar a família e não pecar nos gastos no supermercado. Experimente um tradicional esparguete à bolonhesa e comprove.

4. São versáteis

Não há nada com uma boa massa para surpreender pela sua versatilidade. Seja como entrada, petisco, em saladas, no prato principal ou na sobremesa, estas são capazes de criar as mais variadas receitas e muitas são as favoritas de muitas pessoas.

5. Fazer massa é tão simples!

Já nos ensinaram as nossas mães que não há grandes segredos para fazer uma boa massa. Além de delicioso, este prato é super simples de preparar e não leva muito tempo.

Para as alturas em que o tempo para cozinhar é escasso, sugerimos ter massa fresca no frigorífico para refeições rápidas ou até alguma massa previamente cozida e congelada. Basta ferver água e levar a massa por poucos minutos. Misture azeite, pimenta preta e cubos do seu queijo favorito. A dica é inspirada numa famosa receita romana, chamada “cacio e pepe”.

6. Há infinitas formas de fazer massas

As massas são versáteis quer em formatos, quer em modos de preparação. Prova disto é a enorme variedade de massas que podemos encontrar: laços, conchas, rigatoni, spaghetti, tagliatella, ravioli, fettuccine… e a lista parece não ter fim.

7. Podem ajudar a prevenir cancro

Se for adepto dos pratos de massa com grãos, tem em mãos uma excelente forma de prevenir o cancro do estômago e cólon. Experimente uma receita de esparguete carbonara e adicione os seus grãos preferidos inteiros.

Mas atenção: não faça deste prato rico uma refeição regular, pois este é feito com bacon, manteiga, gemas de ovo e queijo parmesão e pode ser uma verdadeira bomba calórica.

8. Podem ajudar a perder peso

A má fama das massas, por serem ricas em hidratos de carbono, é injusta. De acordo com os estudos científicos citados no início do artigo, os hidratos de carbono não impedem o processo de emagrecimento – o importante a ter em conta é evitar os exageros.

Experimente fazer um prato com molho fresco de tomates com alho, feito em casa, e adicione um toque de azeite e um punhado de manjericão para obter uma refeição ainda mais saudável.

9. Não têm muito sal

O excesso de sal pode provocar doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes, por isso, o seu consumo deve ser moderado. As massas têm baixa concentração deste mineral, mas lembre-se de não exagerar nos molhos. Aposte em temperos e ervas para dar mais sabor às receitas.

10. Têm baixo teor de gordura

As massas têm pouco mais de meio grama de gordura por porção. Não exagere na manteiga, no azeite e no queijo e terá uma refeição rica em nutrientes e com baixo teor de gordura.

11. Ajudam a manter bons níveis de açúcar no sangue

O índice glicémico é uma medida que serve para saber qual é a rapidez com que o açúcar entra na sua corrente sanguínea. Quanto mais baixo for o índice glicémico dos alimentos consumidos, mais saudável será a sua refeição.

Uma dieta saudável deve privilegiar massas porque estas têm uma lenta absorção dos açúcares. Se quer prevenir as diabetes e a obesidade, aposte neste ingrediente, mas, claro, sem exageros. Utilize como medida um prato de sobremesa.

12. Podem não conter glúten

A procura gerou uma nova categoria de massas: as massas sem glúten. Estas são feitas de milho, arroz e até quinoa. Para os intolerantes, esta é uma excelente notícia.

Experimente fazer um linguine sem glúten, misture mexilhões, camarões e peixe, regue com um fio de azeite e tempere com folhas de manjericão frescas. O queijo pode dar um sabor extra, mas se ainda não sabia, nós revelamos que os italianos mantêm os seus queijos e peixes em pratos diferentes.

Pronto para fazer a próxima refeição? Então espreite as mais práticas e saudáveis receitas de massas e buon appetito!

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