10 razões para fazer Turismo Solidário

Já pensou em passar umas férias diferentes e aliar o turismo ao voluntariado?

10 razões para fazer Turismo Solidário
10 motivos para investir nesta experiência

Reservar dormidas sem preocupações nos melhores HostelsDa combinação dos conceitos de turismo e voluntariado surge o Turismo Solidário, uma forma de viajar em que, ao mesmo tempo que conhece uma cidade, contribui para o desenvolvimento social dessa localidade, participando em ações de voluntariado.
 

10 razões para se aventurar numa viagem solidária


Conhecer realmente os sítios por onde passa

Esta é uma oportunidade para conhecer verdadeiramente os sítios por onde passa e deixar a sua marca. Conhecer as pessoas, envolver-se na rotina diária, viver como vivem os habitantes locais e partilhar essa vivência com elas é experienciar verdadeiramente os locais que se visita. Porque viajar é mais do que fazer “check” em pontos num mapa!  


Aprender com os outros

Ao fazer Turismo Solidário tem a oportunidade de aprender com a comunidade em que está inserido, pois desde as crianças aos idosos, todos têm mais para nos ensinar do que nós imaginamos. 
 

Usar conhecimentos e competências para ajudar os outros

Haverá algo mais enriquecedor do que usar os nossos conhecimentos e competências em prol dos outros? Esta é uma oportunidade para “dar de si” aos outros e envolver-se numa ação solidária. Ensinar a tocar guitarra, reparar um telhado ou ensinar crianças a ler... Tantas oportunidades para fazer a diferença.


Fazer uma viagem diferente

Farto de ir para os mesmos sítios fazer a mesma coisa? O Turismo Solidário oferece oportunidades de viagem completamente diferentes do habitual. Saia da rotina, conheça uma nova cidade e contribua para o desenvolvimento e para o bem-estar dessas pessoas.


Fazer a sua parte no combate às desigualdades sociais

Muitas pequenas partes fazem uma grande diferença, e todos juntos podemos ser a solução para muitos problemas. Esta é uma oportunidade para participar em atividades que promovem o desenvolvimento social, através do voluntariado. 
 

Acabar com os estereótipos

Todos criamos imagens e conceitos sobre determinados grupos e pessoas, que grande parte das vezes não correspondem à realidade. Crianças desfavorecidas, sem-abrigo, famílias sem teto... Eles não são assim tão diferentes, e nós podemos fazer toda a diferença. Esta é uma oportunidade para conhecer realmente aqueles com quem nos cruzamos.


Apostar numas férias ativas 

Se quer estar no sofá a fazer zapping, isto não é para si. Num contexto de turismo solidário há muito para fazer, sítios novos para conhecer e causas para participar. Decerto que terminará as suas férias com um enorme sorriso na cara e a vontade de continuar a promover o desenvolvimento social.


Pôr a economia local a mexer

Em tempos de crise viajar cá dentro faz a diferença para muitas regiões e milhares de famílias portuguesas. Desde o hotel junto à praia, até à pequena loja de artesanato, investir na economia portuguesa é também promover o desenvolvimento.  


Viajar em família e partilhar uma experiência fantástica com os filhos

Palavras há muitas, mas nenhuma explicação substitui o resultado positivo de uma ação. O turismo solidário oferece programas para passar bons momentos em família, com a oportunidade de contribuir em prol dos outros. Uma autêntica “escola” para partilhar com os filhos.


Pode mudar a sua vida

Ao viver esta experiência vai passar a ver o mundo de maneira diferente. Esta é a oportunidade para contatar com diferentes realidades e envolver-se numa causa que faz realmente a diferença nos locais que visita. Um “2 em 1”, que lhe dará uma nova perspectiva do Mundo que o rodeia.

Estas são as nossas razões para sermos viajantes solidários. Quais são as suas?

Veja também:

ImpacTrip ImpacTrip

A ImpacTrip é um operador turístico que promove o Turismo Solidário em Portugal. Este é um conceito inovador no nosso País que alia o melhor do turismo local com o voluntariado social e ambiental para criar experiências mais marcantes e envolventes para os viajantes. A nossa missão é combater as desigualdades sociais através do turismo e fazer com que os Portugueses REdescubram Portugal.

Também lhe pode interessar: