5 boas razões para investir em viagens

Casa, carro e contas poupança poderão ser o foco para a maioria das pessoas. Porém, há boas razões para investir em viagens e vale a pena conhecê-las.

5 boas razões para investir em viagens
Viajar significa sempre aprender coisas novas

Numa sociedade orientada para os bens materiais (apesar da não necessidade de muitos deles), apresentamos 5 razões para investir em viagens que lhe vão mostrar a importância de conhecer o mundo e  todas as vantagens que isso traz ao ser humano.

Tudo isto acontece, principalmente, entre as gerações mais novas, que consideram que as experiências são mais importantes do que as coisas. As prioridades estão a mudar e cada vez mais, ao invés de colecionar coisas, é dada preferência a colecionar experiências e a descobrir o mundo. Saiba quais as razões para investir em viagens.

Conheça boas razões para investir em viagens


Se é daquelas pessoas que prefere comprar um carro de gama inferior ou ir jantar fora menos vezes ou comprar menos bens, então perceberá o que iremos partilhar. Mas se não pensa desta forma, fique atento às nossas razões para investir em viagens e talvez mude de ideias.

1. Novas perspetivas

travel

O escritor Mark Twain disse que uma “viagem é fatal para o preconceito, a intolerância e mentalidade fechada”, precisamente porque conhecer novos países, novos povos e novas culturas nos permite conhecer mais sobre o mundo e compreender melhor o que é diferente daquilo a que estamos habituados e que tantas vezes damos por garantido.

Se pensar num país de terceiro mundo, saberá as dificuldades que passam, contudo, só estando lá compreenderá o que é estar sentado no chão para ter aulas, precisar de caminhar duas ou três horas por dia para recolher água potável, comer quase sempre arroz ou farinha porque não há dinheiro para outros ingredientes mais apetitosos.

O contacto com este tipo de realidades torná-lo-ão numa pessoa mais altruísta, mais propícia a ajudar quem precisa e mais equilibrada e de bem com a vida.

2. Conhecer novas pessoas

novas culturas

Os locais não são especiais apenas por existirem. O que lhes confere aquela magia especial são as pessoas e, como tal, uma das principais razões para investir em viagens é precisamente a possibilidade de conhecer novas pessoas que nos possam enriquecer enquanto seres humanos e melhorar a nossa experiência de viagem.

Conhecer um destino com alguém local é a oportunidade de descobrir sítios longe dos pontos turísticos que estão sempre cheios de gente, longe dos restaurantes mais procurados. Assim, poderá desfrutar ainda mais do local onde se encontra e visitar sítios que nunca poderia descobrir por si só.

3. Descobrir novas culturas

novas culturas

As emoções de ver em primeira mão como as pessoas de outras nações vivem, quais são as suas tradições e o porquê de cumprirem determinados rituais fazem o coração bater mais depressa e entrar numa montanha russa de adrenalina incomparável.

À medida que descobre o globo à procura de novos cheiros, novas vistas e novos sons, a extensão da compreensão do mundo e de diferentes culturas abre a mente e enriquece qualquer pessoa.

Imagina-se a fazer um luau no Havai, a escalar a Grande Muralha da China, passar a noite num templo budista no Japão ou fazer um retiro espiritual na Índia? Apostamos que só esta ideia o faz sentir mais animado.

4. Encontrar novos sabores

tacos

Se é daquelas pessoas que gosta de comer, então quando viaja um dos seus aspetos preferidos é descobrir os sabores da gastronomia local e pode desfrutar ao máximo. Não importa o quanto as pessoas tentem recriar determinados pratos, pois nunca tem um gosto tão bom quanto no país original, simplesmente porque o produto local e as especiarias não podem ser replicados em nenhum outro lugar do mundo.

5. Para não se arrepender

travel

A vida é realmente demasiado curta e quando tudo termina, o que ficará consigo para sempre são todas as aventuras, as boas lembranças e as recordações saudosas de momentos especiais que vivenciou com as pessoas que lhe são importantes.

Por isso, não adie nada que possa fazer hoje, este mês ou este ano. Não olhe para trás arrependido de algo que não fez. Viajar pode dar resposta a muitas dessas inquietações que sente, porque há pessoas que gostam da estabilidade e de ficar com o que conhecem, mas há outras que precisam de mais. Por isso, se está neste último grupo, não se acomode.

Eis 5 boas razões para investir em viagens e aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Sente-se já com vontade de viajar?

Veja também: