Boas razões para investir numa casa de madeira

Se a uma casa de madeira só associa o amor e uma cabana, não podia estar mais errado.

Boas razões para investir numa casa de madeira
Qualidade de topo a preços bem acessíveis

A casa com que sempre sonhou pode estar aqui!Investir numa casa de madeira não são apenas uma questão de moda. Este tipo de estrutura reflete novos estilos de vida, novos conceitos de construção e novas formas de estar, onde a vertente de poupança económica e a postura eco-friendly são cada vez mais preponderantes em grandes tomadas de decisão, como a compra de uma casa, seja ela a habitação principal ou, por que não, um refúgio de fim de semana. 


Porquê imvestir numa casa de madeira?

Em alguns dos países mais desenvolvidos da Europa, como a Alemanha e a França, há já muito que as políticas nacionais providenciam incentivos fiscais para a utilização intensiva da madeira nas construções.

O uso deste material diminui a dependência energética dos países, ao mesmo tempo que permite baixar os custos de produção, de mão de obra e os timings de construção. Em média, e num período entre um a dois meses, poderá ter só para si uma casa de madeira com dois quartos, uma sala, uma cozinha e WC. E tudo isto a partir de 30 mil euros! Um valor muito mais atrativo se compararmos com um apartamento e onde aspetos como o silêncio e a privacidade ganham contornos que não achava serem possíveis.

Dado que as casas de madeira estão, habitualmente, localizadas em locais mais sossegados, a par da capacidade de isolamento acústico possibilitado pela matéria-prima utilizada, aqui encontrará o refúgio ideal para si e para a sua família, faça frio ou calor. Sim, porque a madeira é também reconhecida pelas suas quase heroicas capacidades de isolamento térmico: 6 vezes superior ao do tijolo, 15 vezes superior ao betão, 400 vezes superior ao aço e 1770 vezes superior ao alumínio. Convencido?


Uma casa que dura… E dura… E dura...

Os preços baixos das casas de madeira são garantidos através da estandardização dos processos de construção, do reduzido custo dos materiais utilizados, bem como um inferior tempo de mão de obra, quando comparamos com a construção de uma casa tradicional, o que faz deste um dos melhores motivos para investir numa casa de madeira. 

Além disso, a manutenção deste tipo de habitação não requer grandes cuidados: na maioria dos casos, basta o tratamento das paredes exteriores com uma de mão de verniz de base aquosa aplicada de 4 em 4 anos. A expectativa de vida útil das casas de madeira varia em função da espessura do tronco (a uma maior espessura corresponde uma maior duração), da localização, da exposição aos agentes atmosféricos e do rigor na aplicação dos requisitos e procedimentos da sua manutenção, que já referimos. 

E se além tudo isto, ainda lhe dissermos que a madeira “respira” filtrando o ar e regulando o grau de humidade do ambiente? Sim, as casas de madeira ajudam a evitar doenças reumáticas e problemas respiratórios.

Em Portugal, há já algumas empresas que fabricam e instalam casas de madeira de diferentes dimensões e tipologias. Se o que pretende é investir numa casa sustentável e num estilo de vida mais harmonioso, refletido também na sua habitação, não deixe de dar uma vista de olhos à Toscca, Discover Casa ou Rusticasa, por exemplo. 

Desfrute da sua casa nova!
Visite casas para compra e venda sem sair do sofá >>
Veja também: