8 razões para ir a Amesterdão este ano

Não adie mais a sua visita a Amesterdão: 2017 promete ser um ano fantástico em termos de eventos na capital holandesa. Confira o nosso roteiro e faça as malas.

8 razões para ir a Amesterdão este ano
2017: um bom ano para se divertir em Amesterdão

Não faltam atrações na capital dos Países Baixos e qualquer altura é boa para fazer as malas e rumar ao país de Van Gogh. No entanto, há muitas e boas razões para ir a Amesterdão este ano. Se aos monumentos, aos canais, às bicicletas e aos ex-libris de sempre, puder juntar momentos únicos na vida da cidade, a sua viagem ficará ainda mais rica. Selecionámos por isso oito eventos a não perder na capital holandesa durante 2017.

10 bons motivos para visitar Amesterdão este ano

O centenário do movimento De Stijl

Mondrian

O De Stijl, ou Neoplasticismo, foi um movimento artístico criado na Holanda no início do Século XX e que teve um enorme impacto em áreas como o design, a arquitetura, as artes plásticas, e até a literatura e a poesia. O pintor Piet Mondrian e o designer Gerrit Rietvield são alguns dos mais sonantes representantes deste movimento e estarão em destaque nos diversos eventos de comemoração do seu centenário, que terá lugar no Stelijk Museum, ao longo de todo o ano. Uma fantástica oportunidade para contactar de perto com as obras do “mais puro dos movimentos abstratos”.

Cesar Millan Live

Cesar Millan

Por certo que conhece este famoso apresentador de programas sobre cães, Cesar Millan. Este psicólogo canino mexicano, radicado nos Estados Unidos e estrela mundial nesta área, anda em tour por vários países, e estará a 24 de fevereiro em Amesterdão para apresentar o seu espetáculo “Once Upon a Dog”. Terá lugar no Amsterdam’s AFAS Live (antigo Heineken Music Hall).

 

Martin Scorsese – A exposição

Martin Scorsese

O EYE é um museu dedicado ao cinema, mas não é um museu qualquer: é interativo, com uma programação rica e variada e cujo interesse começa desde logo pelo seu peculiar e imponente edifício, que se destaca na paisagem norte de Amesterdão. Em 2017, o realizador de cinema em destaque vai ser Martin Scorsese. Se é fã do mestre de Taxi Driver, Tudo Bons Rapazes ou O Lobo de Wall Street, para citar apenas algumas das suas obras, não pode perder esta exposição, prevista para começar a 25 de maio e terminar a 3 de setembro.

Abertura do Mad Fox Club

Se nas suas viagens e escapadas turísticas gosta de conhecer a diversão noturna das cidades, esta notícia é para si: em 2017, está prevista a abertura de uma discoteca que promete fazer a diferença na noite de Amesterdão: sofisticação, exclusividade e glamour parecem não vir a faltar no Mad Fox Club onde, segundo os seus promotores, “uma multidão elegante namora com a noite e desafia o dia, divertindo-se como raposas espertas e misteriosas na configuração inteligente e única do espaço.” Fique atento!

King’s Day

King's Day Amsterdam

Na nossa lista de razões para ir a Amesterdão este ano, não podia ficar de fora o Dia do Rei. O feriado nacional em homenagem ao rei, que faz anos neste dia – 27 de abril – leva toda a gente para a rua, que é o mesmo que dizer para os canais, para as pontes e para os parques da cidade. Alegria e animação por todo o lado, com quase toda a gente vestida de laranja. E por quê? Porque o fundador dos Países Baixos foi Guilherme I, Príncipe de Orange, um antigo principado francês. Em 2017, o rei faz 50 anos e esperam-se ainda mais atividades e momentos especiais para esta data, um dos mais animados dias do ano em Amesterdão.

Pitch Festival

Pitch Festival

Se gosta de música eletrónica, talvez queira marcar a sua visita a Amesterdão para o início de julho: no dia 1 acontece o Pitch Festival, este ano num novo local: o armazém NDSM, em Amesterdão Norte, a apenas 10 minutos de ferry (gratuito) do centro da cidade. Neste gigantesco complexo cultural onde cabem dez campos de futebol, realizam-se diversas festas, espetáculos e festivais, incluindo agora o Pitch que promete três palcos e os melhor DJ’s.

Gay Pride

Amesterdão é uma cidade exemplar no que diz respeito à integração de minorias, sejam elas étnicas, religiosas ou de orientação sexual. Uma prova é a realização anual na cidade do maior evento LGBT da Europa, um fim de semana cheio de eventos e atividades especialmente dedicados a esta comunidade, mas à qual ninguém fica indiferente na cidade. O próximo está marcado para 5 e 6 de agosto, sendo que o ponto alto será a Parada Gay Pride, na tarde do dia 5, pelos canais da cidade.

Grachtenfestival

Festival do Canal Amesterdão

Grachtenfestival, em português “Festival do Canal”, é um dos mais importantes eventos musicais da capital holandesa. São 10 dias em agosto em que a música clássica flutua pela cidade: os músicos e orquestras tanto podem estar nas margens, como nas pontes ou até em barcos e o público também se espalha por todo o lado, enchendo os canais de embarcações. Um espetáculo único que se realiza desde 1998, atraindo dezenas de milhares de visitantes à cidade.

Sinterklass

Sinterklaas

E a fechar a nossa seleção de razões para ir a Amesterdão este ano, está outra grande festa de rua holandesa: o São Nicolau, ou Sinterklass, uma tradição que marca a entrada no tempo natalício. O São Nicolau é uma das personagens mais queridas dos holandeses, com cuja figura se familiarizam desde pequenos. Apesar do dia 6 de dezembro ser o dia de Sinterklass, os festejos começam antes, em novembro, e têm o ponto alto na grande parada que assinala a sua chegada à cidade, onde surge com o seu fiel cavalo Amerigo e uma enorme trupe de ajudantes para distribuir guloseimas pela multidão.

A lenda conta que São Nicolau era um bispo que viveu no séc. IV a.C., muito amigo das crianças. À semelhança do que acontece com o Pai Natal, as crianças holandesas colocam os seus sapatos junto à chaminé, na esperança de receberem presentes.

Agora que já sabe quais os principais eventos de Amesterdão para este ano, talvez queira dar uma vista de olhos no nosso roteiro sobre os bairros e ruas da cidade a não perder.

À procura de alojamento em Amesterdão ao melhor preço? Encontre-o aqui! >>

Veja também: