8 razões para ir a Barcelona este ano

Não adie mais a sua primeira visita ou o seu regresso a Barcelona: irá ver pelo nosso roteiro, que em 2017 esta cidade fervilhante estará mais animada do que nunca.

8 razões para ir a Barcelona este ano
Não faltam eventos interessantes na capital da Catalunha

Roubando a expressão a outra cidade bem conhecida, a capital da Catalunha é uma cidade que nunca dorme. E se é verdade que há sempre muitos e bons motivos para passar ali uns dias, descobrimos ainda mais razões para ir a Barcelona este ano.

Concertos, festas de rua, exposições e outras novidades: veja o roteiro que elaborámos para si e prepare-se para dias emocionantes em Barcelona.

8 bons motivos para visitar Barcelona este ano

Enigma e El Bulli

enigma

Ferrán Adriá lançou tendências e fez escola no mundo da cozinha molecular. O seu restaurante El Bulli foi considerado por diversas vezes o melhor do mundo e o seu encerramento encheu de tristeza toda uma comunidade de foodies. No início deste ano, Barcelona regozijou-se com a abertura de um novo conceito de restauração com a marca do chef catalão: Enigma.

Na verdade, trata-se de mais um espaço do grupo elBarri, dos irmãos Adriá. Apresentado com uma aura de mistério, o Enigma promete oferecer experiências culinárias únicas e ser um dos primeiros a experimentar é uma das deliciosas razões para visitar Barcelona este ano.

Mas se é o El Bulli que ainda ecoa no seu imaginário gastronómico, descanse: parece que irá renascer no último trimestre do ano, em Girona, a 100 km de Barcelona.

Barcelona Beer Festival

barcelona-beer-festival

Não precisa de ir à Baviera para divertir-se enquanto prova cervejas artesanais de todo o mundo. Nos próximos dias 24, 25 e 26 de março, realiza-se o Festival da Cerveja de Barcelona, que se destaca pela iniciativa “Meet The Brewer” – um balcão onde os próprios cervejeiros servem a bebida e falam sobre o seu produto e o admirável mundo da cerveja artesanal com os aficionados.

Este ano e como que a provar que os russos não bebem só vodka, o país convidado será a Rússia e o festival contará com a presença, o testemunho e os produtos de sete cervejeiros vindos de Leste, a par de muitos outros países e marcas.

Haverá tapas e outras sugestões apetitosas para acompanhar a cerveja, prémios no âmbito Barcelona Beer Challenge (que em 2017 conta com 800 cervejas a concurso!), e muita música.

David Bowie is

david-bowie-is

O mundo, nomeadamente os amantes de Bowie, ainda não estão refeitos do desaparecimento súbito deste artista, no início de 2016. Para ajudar a manter viva a memória sobre este cantor genial e fazer-lhe a homenagem devida, o Museu del Disseny acolhe, a partir de 25 de maio, a exposição David Bowie Is.

Serão mais de 300 objetos, incluindo peças de vestuário icónicas, instrumentos, fotografias, álbuns e vídeos deste artista camaleónico, que influenciou várias gerações, naquela que é a última oportunidade de apreciar este espólio.

Primavera Sound

Primavera-sound-barcelona

Poderá associar o nome deste festival de música ao Parque da Cidade do Porto, onde também tem lugar cativo há vários anos, mas Barcelona foi onde o Primavera Sound nasceu e continua a somar legiões de fãs, ano após ano. Começou por ser uma montra do estilo “indie”, mas atualmente o cartaz está mais eclético, ainda que continuando a fugir ao mainstream.

Para 2017, apresenta um mix entre bandas emergentes e nomes consagrados: The Magnetic Fields, Arcade Fire, TheXX, Seu Jorge, Abdulla Rashim e Flying Lotus são apenas alguns dos mais de cem artistas que passarão pelos três palcos espalhados pela cidade, durante o último fim de semana de maio e o primeiro fim de semana de junho.

Sónar

Sonar-by-Night-Barcelona

Música, criatividade e tecnologia: este é o mote deste festival de Barcelona reconhecido além-fronteiras. Em 2017, o Sónar acontece de 15 a 17 de junho e mais uma vez espera-se que proporcione momentos e experiências únicas aos participantes.

Para além do foco nos concertos de música moderna e eletrónica, DJ sets e espetáculos de multimédia, previstos na sua maioria para as noites do evento, durante o dia haverá palestras, showcases e atividades ligadas à criatividade e inovação. Em 2016, o Sónar contou com a participação de 115 mil pessoas de 101 países.

U2 ao vivo

U2

Enquanto esta megabanda não pisa de novo os palcos portugueses, por que não dar um salto à capital da Catalunha e juntar a uns dias de descanso e lazer um concerto memorável?

Bono Vox e restantes músicos sabem como encantar e agarrar a plateia num concerto ao vivo e na The Joshua Tree Tour 2017, no âmbito da qual o concerto de Barcelona se insere, estão prometidos todos os sucessos da banda mítica. Dia 18 de julho no Estádio Olímpico.

Fiesta Mayor de Gracia

torre-humana-barcelona

A Gracia é uma das zonas de Barcelona com mais espírito ‘bairrista’ e por isso os seus habitantes fazem tudo para terem a melhor festa popular da cidade. Anualmente, em meados de agosto, todos são bem-vindos à “Festa Major”, cuja imagem de marca são as ruas enfeitadas de forma colorida e exuberante, e 2017 não será exceção.

A festividade é em honra de Nuestra Señora de Gracia e, a par das cerimónias religiosas, inclui um sem-número de atividades tradicionais, quase sempre realizadas ao ar livre: bailes populares, marchas de gigantones e cabeçudos, destemidas torres humanas, fogueiras, concertos e muito mais.

Casa Vicens

casa-vincens-gaudi-best

Antoni Gaudí é a figura maior da arquitetura barcelonesa e as suas obras, a começar pela Catedral da Sagrada Família, são dos mais visitados ex-libris da cidade. A partir de outubro de 2017, outro marco da carreira de Gaudí passará a fazer parte da lista de obras visitáveis do artista, a Casa Vicens.

Esta é, sem dúvida, uma das razões para ir a Barcelona este ano. Trata-se da primeira grande obra de Gaudí – uma casa particular de 1888, situada no bairro de Gracia, que ficará aberta ao público depois de um processo de renovação. Uma obra cheia de detalhes criativos, bem ao estilo de Gaudí, com destaque para as grades em ferro forjado e a fachada influenciada pela cultura árabe.

Agora que já lhe demos boas razões para ir a Barcelona este ano, porque não começar a pesquisar o melhor alojamento na cidade? Ver hotéis >>

Veja também: