Dicas para receber um hóspede em casa sem falhas

Receber um hóspede em casa é sempre uma alteração da nossa rotina. Mas, se pensar bem, a alteração maior é precisamente para quem chega: o hóspede. Saiba como fazê-lo sentir-se em casa.

Dicas para receber um hóspede em casa sem falhas
Faça-o sentir-se em casa

Receber um hóspede em casa significa que algumas coisas vão mudar lá por casa. Se, por um lado, vamos ter um amigo por perto, com quem podemos partilhar bons momentos de convívio, por outro podemos acabar por sentir alguma falta de privacidade. Nem sempre é fácil conjugar a nossa rotina com as preferências do nosso visitante e muitas vezes nos perguntamos o que devemos fazer para que a sua estadia seja o mais agradável possível.

Receber bem um hóspede: as regras de ouro

clean

Antes de o hóspede chegar

A fase da preparação para a chegada do seu hóspede é fundamental, pois é este passo que permite que tudo esteja pronto a tempo e evita o stress de estar a resolver todas as questões em cima da hora. É muito importante que o local onde ele vai ficar esteja devidamente limpo e preparado. Uma cama lavada e cheirosa é ideal para receber alguém em casa. Além disso, deixe um conjunto de toalhas ao fundo da cama.

No caso de o hóspede ficar por algum tempo, convém também libertar algum espaço num armário, ou pelo menos uma gaveta, onde possa guardar as suas coisas. Na mesinha de cabeceira, opte por ter um candeeiro e uma pequena garrafa de água. Na casa de banho, deixe disponíveis, de preferência num pequeno cestinho com o nome do seu convidado, todos os produtos de que ele pode precisar para a sua higiene diária. Se tiver na garagem ou sótão um daqueles mini frigoríficos, faça agora uso dele: ligue-o e coloque-o em cima de uma das cómodas do quarto onde o hóspede vai ficar com alguns essenciais: leite, água, iogurtes…snacks que facilitem a sua estadia e o façam sentir à vontade.

São pequenos detalhes que farão o seu hóspede sentir-se em casa e com a certeza de que você se preocupou com a sua chegada.

 abraco

À chegada do hóspede

O momento da receção é extremamente importante. Seja cordial e prestável, pois não é fácil chegar à casa de outra pessoa e tentar encaixar-se em rotinas diferentes. Para isso, o ideal é oferecer um almoço ou um jantar de boas vindas, onde reúna algumas pessoas para um convívio agradável. Aproveite para falar um pouco das preferências alimentares do seu hóspede para que as refeições possam ser planeadas adequadamente.

É no momento da chegada que deve também explicar algumas das regras de funcionamento da sua casa, mostrando, por exemplo, como funcionam alguns dos eletrodomésticos e disponibilizando a password da internet. A melhor forma de receber alguém é sempre através de uma excelente comunicação.

Fazer com que o seu hóspede conheça os hábitos da sua casa fará com que ele se sinta mais integrado nas suas rotinas. E deixe-o à vontade para fazer os seus próprios planos sem se sentir “obrigado” a andar “colado” a si e à sua família – confirme-lhe que privacidade é coisa que ele não vai perder. Se, por outro lado estiver frente a uma pessoa que adora partilhar momentos com os outros, mostre que é também muito bem vindo.

friends

Durante a estadia do hóspede

Durante os dias que tem o hóspede na sua casa, tente promover alguns eventos que o façam sentir-se mais confortável ou que vão ao encontro das suas preferências. É sempre agradável preparar um passeio pelos locais de referência perto de sua casa, ou a ida a algum espetáculo que seja do agrado de todos.

Também é interessante, caso seja possível, dar a conhecer algumas particularidades tradicionais da sua região, como festas populares ou a gastronomia local. Porém, não abuse nos eventos pois o seu hóspede pode não querer uma agenda sobrecarregada e preferir ter tempo para relaxar. Se possível, entregue uma chave de sua casa ao seu convidado para que ele se sinta livre e à vontade para fazer os seus próprios programas, sem achar que está sempre a incomodá-lo.

Ah! E, se tiver tempo para isso, capriche no pequeno almoço. Vai ser uma das memórias que permanece. Afinal, quem nunca ouviu dizer que as pessoas são conquistadas pelo estômago?

hug

A despedida

Nos final da estadia, é muito interessante presentear o seu hóspede com algo que o faça recordar essa visita. Pense com carinho e saberá o que melhor representará esses dias de convívio. Faça-lhe também algumas perguntas e peça que seja sincero a responder: como correu a estadia? O que podia ser melhor? O que gostou mais? E menos? Sem que pareça um inquérito, claro está. Mas este passo é muito importante, até porque o vai ajudar muito a melhorar para um futuro hóspede em casa.

Seguindo estas nossas dicas, receber um hóspede em casa será, com toda a certeza, uma tarefa simples de sucesso e algo a repetir.

Veja também: