Receita de iogurte natural caseiro

É um alimento com benefícios incomparáveis para a saúde e pode ser tão simples de fazer! Aprenda a nossa receita de iogurte natural caseiro.

Receita de iogurte natural caseiro
Benéfica para a saúde e para a carteira

Vamos poupar na conta do supermercado e aproveitar para turbinar a saúde? A receita de iogurte natural caseiro que sugerimos a seguir é rica em nutrientes positivos para o nosso organismo, para além de ser uma opção bem mais económica do que comprar as versões industrializadas.

Sabia que ao confecionar o seu próprio iogurte em casa está a poupar em conservantes usados no processo industrial? Só por isso a sua saúde já sai a ganhar. Vamos ao passo a passo simples para fazer já a seguir. Tome nota!

Iogurte natural caseiro: simples e saudável

iogurte

Os iogurtes são muito importantes para o bom funcionamento e fortalecimento do nosso sistema imunológico – que está diretamente relacionado ao bom funcionamento intestinal. Por isso, se sofre de problemas ou irregularidades no trânsito intestinal, esta receita é uma excelente aliada para melhorar o problema. O iogurte vai atuar de forma positiva para evitar o desenvolvimento de bactérias prejudiciais ao intestino.

O iogurte produzido em casa pode também ajudar na redução dos níveis do colesterol mau, além de ser uma fonte rica em cálcio, magnésio e fósforo – que são minerais essenciais ao organismo.


Receita de iogurte natural caseiro

iogurte natural caseiro

Ingredientes
1 litro de leite (meio-gordo ou gordo)
1 iogurte natural

Modo de preparação

  1. Comece por esterilizar os frascos onde vai fazer os iogurtes, fervendo-os numa panela com água durante 10 minutos. Não se esqueça de esterilizar também as tampas dos frascos.
  2. Depois, coloque uma colher de sobremesa de iogurte natural nos frascos onde irá fazer o iogurte.
  3. Leve ao lume o leite (a quantidade de leite pode ser maior, sendo que o ideal é usar uma colher de sobremesa de iogurte para cada meio litro de leite) até atingir os 85 graus, mexendo sempre.
  4. Retire o leite do lume e continue a mexer durante cerca de 30 minutos, até o leite atingir a temperatura de 45 graus.
  5. Distribua o leite pelos frascos (encha-os o mais possível) e mexa bem para garantir que o iogurte fica bem diluído no leite.
  6. Tape os frascos e envolva-os em material isolante (pode ser uma manta polar numa mala térmica).
  7. Deixe repousar durante cerca e 10 horas num lugar quente.
  8. Por fim, retire os frascos da manta, deixe repousar durante alguns minutos e depois leve ao frigorífico por pelo menos 4 a 5 horas antes de poder consumir.
  9. A validade para o consumo do iogurte natural caseiro é de 3 dias, uma vez que a receita não leva aditivos, como os conservantes.

Esta receita de iogurte natural caseiro, apesar de levar tempo, é fácil de concretizar e uma coisa é certa: Vai obter um produto natural, isento de componentes típicas dos alimentos industrializados e processados e, portanto, que contribui com inúmeros benefícios para a sua saúde.

Além disso, a poupança para a sua carteira é mais do que evidente. Experimente já a nossa receita de iogurte natural caseiro e dê asas à sua imaginação, juntando-lhe frutas, sementes ou cereais.

Veja também: