Receita de maranhos à moda das Aldeias do Xisto

As receitas do Xisto são uma das principais riquezas do interior centro do país. Conheça aqui a receita de maranhos, uma das iguarias da gastronomia beirã.

Receita de maranhos à moda das Aldeias do Xisto
Iguarias da Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto

A receita de maranhos que aqui apresentamos faz parte da Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto. É uma iguaria representativa dos sabores tradicionais da gastronomia beirã, partilhada com carinho pelas gentes das aldeias, que fazem questão de preservar e valorizar os sabores que já atravessam várias gerações.

“receitas-xisto”

Receita de maranhos: ingredientes e modo de preparação

receita-de-maranhos

Este prato típico beirão é uma das iguarias mais procuradas pelos visitantes das Aldeias, não fossem os enchidos alguns dos produtos de elevada qualidade da região. Na receita de maranhos é necessário comprar um bucho – estômago de cabrito ou de cabra – para, posteriormente ser recheado com carnes diversas, arroz e ervas aromáticas.

Ingredientes

– Bucho
– Carne de cabra ou de ovelha
– Arroz
– Azeite
– Presunto
– Chouriço
– Cebola
– Salsa
– Hortelã
– Limão
– Vinho branco

Modo de Preparação

1. Lava-se o bucho em água fria e raspa-se para serem removidas as impurezas e esfrega-se com sumo de limão.
2. De seguida, cortam-se as carnes muito miudinhas e misturam-se com o alho e sal.
3. À parte faz-se o recheio do bucho. Junta-se o azeite, o arroz cru, o vinho branco mais a hortelã e a salsa, bem picadas. Atenção ao uso excessivo de hortelã, pois pode amargar o preparado.
4. Recheiam-se os buchos com este preparado, mas não na totalidade porque o arroz cresce durante a cozedura.
5. Com uma agulha e uma linha fecham-se as aberturas dos buchos e colocam-se a cozer em água temperada com sal.
7. Quando estiverem prontos, acompanham-se com batatas cozidas às rodelas e salada ou hortaliças.

Onde provar esta deliciosa receita de maranhos?

receita-de-maranhos

São vários os restaurantes nas Adeias do Xisto que têm os maranhos nas suas ementas. Apresentamos aqui alguns deles. Bom apetite!

Restaurante Fiado >>

receita-de-maranhos

O restaurante Fiado situa-se na Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, e deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho, típica da região. Com um ambiente acolhedor e com uma ementa bem portuguesa, homenageia sobretudo os pratos tradicionais e regionais, com destaque para os maranhos, para o cabrito no forno a lenha, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro.

Se quer impressionar os seus colegas de trabalho com um almoço inesquecível, ou mesmo a sua família e amigos, reserve uma mesa no Fiado e venha provar esta e outras iguarias das Aldeias do Xisto. Pode fazê-lo sem complicações através da plataforma de booking das Aldeias do Xisto e aproveitar para dar uma vista de olhos na excelente oferta de alojamentos disponível.

Restaurante Museu da Chanfana >>

receita-de-maranhos

Situado em Miranda do Corvo, este restaurante é conhecido pelo seu cardápio recheado de sabores tradicionais. Além dos maranhos, aqui pode provar as famosas chanfanas de cabrito, o bucho e a tigelada – o ex-libris da doçaria regional. O restaurante dispõe de menus temáticos para dias ou épocas especiais e menus associados aos programas do Parque Biológico da Serra da Lousã. Faça aqui a sua reserva!

Restaurante Ponte Velha >>

receita-de-maranhos

O restaurante Ponte Velha fica situado na zona nobre da vila da Sertã, ladeado pelos jardins municipais e pelas ribeiras da Sertã e do Amioso, junto à ponte romana que lhe deu o nome.

O cardápio é bastante apetitoso, focado sobretudo em pratos típicos e o que melhor se fez durante gerações por estas paragens. A receita de maranhos é uma das especialidades da casa e espaço não falta para almoços e jantares de grupo. Faça aqui a sua reserva!

Restaurante Varanda do Casal >>

receita-de-maranhos

Situado na Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, em plena Serra da Lousã, este restaurante oferece pratos deliciosos. Além dos maranhos, pode provar receitas de cogumelos selvagens, porco preto ou mesmo de tiborna de bacalhau. Faça aqui a sua reserva!

Veja também: