3 receitas descomplicadas de caldo de carne

Experimente estas três receitas de caldo de carne, para todos os gostos, e diga adeus aos caldos industrializados.

3 receitas descomplicadas de caldo de carne
Experimente estas receitas e não se arrependerá

Se há receitas que assustam qualquer cozinheiro caseiro, são as de caldo de carne. É quase um mito urbano que se entranhou nas nossas cozinhas e nos impede de fazer algo que, na verdade, pode ser mais simples do julga. E, claro, fazer caldo de carne em casa é muito diferente de usar nas suas receitas aquele que trouxe da prateleira de um supermercado.
 

3 receitas de caldo de carne para pratos mais saborosos 


Caldo de aves

Ingredientes
3 kg carcaças de aves
100 g cebolas
50 g ramo de aipo
100 g alho-francês 
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
Água q.b.


Modo de preparação
Coloque as carcaças de aves em água fria e levante fervura para limpar as impurezas. Retire imediatamente da água e lave as carcaças. Lave bem os legumes e as ervas. Coloque as carcaças num recipiente alto, cubra com água fria e leve a ferver. Junte a guarnição aromática. Vá escumando sempre preciso, para retirar a gordura e as impurezas. Deixe cozer durante 1 hora e 30 minutos. Passe por passador e arrefeça rapidamente.
 

Caldo de vitela

Ingredientes
4 kg ossos de vitela
1 cebola
1/2 talo de alho-francês
7 cogumelos paris
Óleo vegetal q.b.
5 l água


Modo de preparação
Corte os ossos em bocados e leve-os a corar ao forno de maneira a ficarem com uma coloração uniforme. Corte as cenouras e o alho-francês às rodelas e os cogumelos em metades. Salteie numa frigideira com um fio de óleo até ficarem bem corados. Corte as cebolas ao meio sem retirar a pele e, com a ajuda de uma frigideira, forrada com papel alumínio, queime-as no fogão até ficarem bem escuras e caramelizadas.

Retire os ossos do forno e coloque dentro da panela onde vai preparar o caldo. Retire a gordura do tabuleiro onde assou os ossos e junte um pouco de água para ajudar a soltar os sucos da cozedura, caramelizados. Junte aos ossos. Acrescente a guarnição aromática que já foi caramelizada e as cebolas coradas. Cubra com água fria e deixe levantar fervura sempre em lume brando, escumando constantemente de maneira a retirar todas as impurezas que sobrem à superfície. 

Mantenha a temperatura de fervura durante 2 a 3 horas. Finalmente, passe pelo passador de rede sem espremer, retire toda a gordura e arrefeça rapidamente.
 

Caldo de pato

Ingredientes
1 pato com 2,5 kg
1 cebola 
1/2 cenoura grande
1/2 talo de alho-francês
8 cogumelos paris
Azeite ou óleo q.b.
5 l água


Modo de preparação
Retire os peitos e as pernas ao pato e guarde-os para outra receita. Asse a carcaça até ficar bem corada. Salteie todos os legumes, exceto a cebola, numa frigideira com um fio de óleo vegetal ou azeite até ficarem bem corados. Corte as cebolas ao meio sem retirar a casca e, com a ajuda de uma frigideira forrada com papel de alumínio, queime-as no fogão, até ficarem bem escuras e caramelizadas. Numa panela alta, junte a carcaça e a guarnição aromática, cubra com água e deixe ferver lentamente durante aproximadamente 

Todas as receitas de caldo de carne foram retiradas do livro Um Chef em sua casa, do José Avillez.
Veja também: