Publicidade:

3 receitas de carne assada divinais

À procura de ideias para o jantar de hoje? Descubra opções deliciosas aqui: receitas de carne assada suculentas e de fazer crescer água na boca.

3 receitas de carne assada divinais
Ponha o forno a trabalhar

Não há nada como aquela carne assada acabadinha de sair do forno que de desfaz na boca. Crocante por fora e super tenra por dentro, sabe tão bem degustá-la com um bom copo de vinho, por exemplo. Aqui deixamos 3 sugestões de receitas de carne assada e diferentes combinações de acompanhamentos para fazer o maior sucesso nos almoços e jantares organizados lá em casa.

As melhores receitas de carne assada que vai querer experimentar


carne assadaFonte: Mike Tinion/Unsplash

Carne Assada com Crosta Caesar

Ingredientes
2kg de lombo de vitela
2c sopa de manteiga sem sal
Meia cebola
1 c de sopa de alho picado
1 colher de sopa de farinha de trigo
100g de espinafres
150g queijo parmesão
3c sopa manteiga de alho
2c sopa de mostarda Dijon
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 embalagem de croutons Caesar (encontra nos supermercados)

Modo de preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Numa frigideira, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho picados até ficarem transparentes.
  2. Polvilhe a farinha de trigo na mistura e vá mexendo sempre durante dois minutos. Diminua o lume e misture os espinafres. Junte o queijo parmesão ralado, sal e pimenta e reserve.
  3. Tempere a carne com sal e pimenta, espalhe a mistura dos espinafres por cima e pincele-a com manteiga de alho derretida.
  4. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos ou até dourar.
  5. Retire a carne e espalhe mostarda Dijon por cima, seguida dos croutons Caesar triturados. Asse durante mais 15 minutos.
  6. Deixe a carne descansar cerca de 15 minutos antes de a cortar com uma faca afiada. Sirva a carne assada acompanhada de puré de batata e vegetais assados.

Carne assada com quinoa, legumes assados e espinafres

Ingredientes
1 lombo de porco
250g de quinoa
1 abóbora manteiga
1 beterraba
1 couve pak choi
1 limão
1 abacate
1c sopa pimentão doce
2 folhas de ouro
1 punhado de espinafres baby
2c sopa de azeite
2c sopa de vinagre balsâmico
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Modo de preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºc. Tempere o lombo de porco com sal, pimenta, pimentão-doce, louro e cebolinho picado e leve-o ao forno.
  2. Entretanto, lave e arranje os legumes, cortando-os aos cubos ou lâminas e coloque-os num tabuleiro próprio de ir ao forno.
  3. Tempere estes legumes com azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta. Esprema os limões em quartos e adicione-os ao tabuleiro.
  4. Leve a mistura de legumes ao forno durante cerca de 30 minutos ou até todos os legumes estarem cozidos (verifique com um palito ou garfo). Coza a quinoa em água e sal.
  5. Quando os legumes e a carne assada estiverem prontos, retire o tabuleiro do forno, adicione a quinoa e misture bem. Junta os espinafres e o abacate laminado e envolva mais um pouco.

Risoto de tomates e carne assada

Ingredientes para o assado
2 peitos de frango
1 caldo de legumes
250g de tomate cereja
3 dentes de alho
1c sopa de açúcar
1 ramo de salsa
1 ramo de manjericão
1 ramo de alecrim
5c sopa de azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Ingredientes para o risoto
200g de arroz para risoto
2 cebolas
Meia chávena de chá de manteiga
2 copos de vinho branco seco
1l caldo de legumes
200g de queijo parmesão

Modo de preparação

  1. Comece por pré-aquecer o forno a 180º. Coloque os tomates e o peito de frango cortado às tiras numa forma de ir ao forno e tempere-os com o alho, o caldo de legumes, o açúcar, a salsa, o manjericão e o alecrim.
  2. Regue com metade do azeite e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
  3. Entretanto, vá preparando o risoto: numa panela em lume brando, faça um refogado com a cebola picada e a manteiga. Deixe dourar e acrescente o arroz.
  4. Adicione o vinho e deixe o álcool evaporar.
  5. Junte o caldo aos poucos, mexendo sempre. Assim que o arroz estiver cozido, acrescente os tomates e a carne assada e polvilhe com o queijo ralado antes de servir.

eja também: