As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas com atum para almoços despreocupados

As receitas de atum, muitas vezes, salvam um almoço ou jantar para o qual não há tempo para preparar mais. Conheça quatro novas receitas.

4 receitas com atum para almoços despreocupados
Atum para todos os gostos

Este é aquele ingrediente versátil que convém ter sempre na despensa para, rapidamente, preparar receitas com atum para um almoço rápido, um jantar leve, uma entrada ou, até mesmo, um lanche. Com poucos ingredientes prepara receitas de atum tão simples como uma tosta, uma salda ou um caril.


4 receitas com atum simples, rápidas e saborosas

 


Salada de atum 

salada atum

Ingredientes
500 g atum
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 cebola
1 folha de louro
2 c. sopa de sumo de limão
Azeite q.b.
4 batatas médias
3 endívias
2 c. sopa de vinagre balsâmico
Salsa q.b.


Modo de preparação
Misture o atum com pimenta, cebola ralada, louro, o sumo de limão e sal a gosto. Salteie numa frigideira, com duas colheres de azeite e reserve. Lave e coza as batatas com a pele em água e sal. Pele-as e corte me cubos pequenos. Misture como atum e disponha sobre as folhas de endívia. Regue tudo com três colheres de sopa de azeite em cru bem misturado com o vinagre balsâmico. Polvilhe com salsa picada e sirva.
 

 


Atum em papelotes com tomilho


Ingredientes
8 filetes de atum fresco
150 g tomate maduro
1 ramo de salsa
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Tomilho q.b.
Sumo de limão q.b.
Azeite q.b.
Puré de batata 


Modo de preparação
Disponha dois filetes sobre quatro retângulos de folha de alumínio com tamanho suficiente para os embrulhar separadamente. Sobre os pedaços de peixe espalhe a mistura de tomate e salsa picados, uma pitada de sal, pimenta e tomilho. Regue com sumo de limão e azeite a gosto. Feche os papelotes com uma folga e leve ao forno cerca de 15 minutos. Sirva com puré de batata.

 

 


Atum de caril

 

atum de caril

Ingredientes
1 chávena de arroz
Sal q.b.
3 cebolas
300 g atum
2 c. sopa de azeite
2 dentes de alho
2 c. sopa de polpa de tomate
1 c. chá de mostarda
1 c. sopa de sobremesa de caril em pó


Modo de preparação
Coza o arroz de acordo com a embalagem, escorra e passe por água fria num passador de rede. Forre um tabuleiro com papel vegetal, espalhe no fundo o arroz e leve ao forno para secar, mexendo várias vezes. Desfie o atum e refogue-o em lume brando, com azeite, durante 2 minutos. Tempere com pimenta e retire o atum. 

 


Caçarola de atum e amêijoas

atum com ameijoas

Ingredientes

4 cebolas 
1 pimento vermelho
3 dentes de alho
Azeite q.b.
Estames de açafrão
600 g amêijoa branca
Sal q.b.
Pimenta q.b.
800 g atum fresco
Farinha q.b.
Salsa q.b.

Modo de preparação
Lamine os alhos e pique as cebolas e os pimentos. Salteie tudo com três colheres de sopa de azeite até a cebola ficar translúcida. Junte o açafrão e deixe apurar mexendo sempre. Junte as amêijoas (passadas por várias águas) e cozinhe até abrirem. Corte o atum em pedaços e passe-os por farinha. Aqueça um pouco de azeite numa frigideira e doure os pedaços de atum, virando-os várias vezes. Junte ao molho e cozinhe por 5 minutos. Polvilhe com salsa picada e sirva. 

Na mesma gordura, doure as restantes cebolas e os dentes de alho picados até a cebola ficar translúcida. Junte a polpa de tomate diluída em igual porção de água, a mostarda e o caril. Junte o atum e apure 5 minutos em lume brando. Sirva quente com o arroz. 

Veja também: