As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 ótimas receitas com massa folhada e atum

Vá para a vozinha, aperte o avental e não se esqueça de seguir passo-a-passo estas 4 receitas de massa folhada e atum que temos para si.

4 ótimas receitas com massa folhada e atum
Com a correria do dia-a-dia é sempre bom ter receitas fáceis e rápidas à mão

A massa folhada é boa para a dieta, o que é, por si só boa notícia. O atum é facilmente conjugável com muitos outros ingredientes. É fácil perceber que temos à nossa frente um mar de possibilidades no que às receitas com massa folhada e atum diz respeito.


Mãos na massa… folhada, claro!


Almofadinhas de atum em massa folhada

almofadas

Ingredientes
2 latas de atum
1 cenoura aos quadradinhos
1 cebola picada
1 tomate aos quadradinhos
½ pimento picado
Queijo ralado
Vinho branco
1 gema de ovo (opcional)
Massa folhada


Modo de preparação
Em primeiro lugar comece por juntar a cebola e o pimento (devidamente picados) num tacho com um fundo de azeite para refogarem. Deixe alourar e só depois junte a cenoura e o tomate – já cortados em pedaços pequenos. Regue com o vinho branco de forma a cobrir metade do preparado e junte o atum. Deixe refogar bem durante alguns minutos e retire do lume.

Corte a massa folhada ao meio enquanto a mistura do atum arrefece – para não derreter a massa e tornar impossível a tarefa de enrolar tudo. Encha cada uma das metades com o preparado e acrescente o queijo por cima. Depois é só embrulhar tudo e colar todos os pedaços para que a almofada não abra.

Se quiser que as almofadas fiquem com melhor aspeto, pincele-as com uma gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até a massa ficar dourada.
 

Torta de atum com massa folhada

torta

Ingredientes
300 g de massa folhada
2 latas de atum
2 cebola médias picadas
4 tomates médios picados
200 ml creme de leite
Pimenta do Reino
Sal


Modo de preparação
Esta receita de massa folhada com atum é super rápida: só precisa de esperar 45 minutos até poder dar uso aos talheres. Refogue a cebola em azeite até ficar transparente e junte o tomate. Tempere com sal e pimenta. Está na hora de juntar o atum a este preparado.

Deixe cozinhar em fogo baixo enquanto prepara a massa. Corte-a em quadrados pequenos – para fazer mini-tortas individuais – que vai utilizar para forrar as formas. Não se esqueça que convém tapar bem o fundo e os lados. 

Adicione o creme de leite ao refogado e, se quiser e gostar, algumas ervas como tomilho ou salsa. Recheie as formas e tape-as com mais massa folhada. Antes de as colocar no forno aquecido a 180 graus faça alguns furos com o garfo. Espere 20 minutos e está pronto a comer.
 

Quiche de atum

quiche

Ingredientes
4 latas de atum
Massa folhada
2 dl de leite
200 ml de natas
5 ovos crus e 3 ovos cozidos
1 ramo de salsa picada
50 g queijo ralado
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Antes de pôr as mãos na massa comece por ligar o forno a 180 graus. Agora sim, está pronto para começar a preparar esta receita de massa folhada com atum. Forre uma forma com a massa folhada e pique o fundo com um garfo. Desfaça o atum e espalhe-o dentro da forma.

Polvilhe com a salsa picada e espalhe os ovos cozidos – cortados em rodelas. À parte, numa tigela, misture os ovos, as natas e o leite, tempere com sal e pimenta a seu gosto. Acrescente o queijo, misture bem e junte esta mistura ao atum. Leve ao forno durante 35 minutos.
 

Folhado de atum com cogumelos e queijo

folhado

Ingredientes
1 dente de alho picado
1 lata de cogumelos
3 latas de atum
3 ovos
1/2 cebola picada
150 g de queijo mozarela
Massa folhada
Azeite
Pimenta


Modo de preparação
Abra a massa folhada e deixe-a a descansar. Faça um refogado com a cebola, o alho e um fio de azeite e, quando a cebola estiver transparente junte os cogumelos até perderem a água natural. Junte o atum e só depois os ovos, envolvendo tudo muito bem. Retire do lume e verta para a massa ao longo de todo o comprimento, deixando espaço nas pontas.

Polvilhe com o queijo e dobre a parte lateral da massa por cima do recheio e depois feche este pequeno envelope passando a outra parte por cima. Dobre bem as duas pontas para que fiquem bem unidas e o recheio não saia. Pincele a massa com azeite e leve ao forno 20 minutos, a 200 graus.
Veja também: