As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

3 deliciosas receitas com massa folhada light

Quem é que nunca se viu a salivar por uma iguaria e a pensar, ao mesmo tempo, nas calorias que estaria a ingerir? Se substituir a massa folhada pela sua versão light fará uma escolha mais saudável.

3 deliciosas receitas com massa folhada light
É possível comer bem e manter a linha

Claro que pode comprar massa folhada light num supermercado e poupar tempo, mas se quer mesmo controlar a sua dieta não há nada como fazer tudo de raiz. Mais saudável é impossível. Depois de ter a base, é dar asas à imaginação ou seguir uma destas três receitas com massa folhada light que temos para si.


Receitas com massa folhada sim, mas light


Base de massa Folhada Light

massa

Ingredientes
2 chávenas de chá farinha de trigo
1 chávena de chá com 1/3 de óleo e 2/3 de água a ferver
1 colher de sobremesa fermento em pó
1/2 colher de café de sal
Farinha para polvilhar


Modo de preparação
Junte os ingredientes secos num recipiente e junte a chávena com a mistura de óleo e água a ferver. Misture tudo com força até ter uma massa lisa e homogénea. Deixe a massa descansar durante 30 minutos.

Abra-a com um rolo da massa numa superfície plana polvilhada com farinha e deixe-a o mais fina possível. Polvilhe toda a superfície da massa com mais farinha e vá repetindo o processo de dobrar e polvilhar o máximo de vezes possível. Quando achar que a massa está fina e maleável, abra a massa e divida-a em duas metades. Tem a sua massa folhada light pronta a usar em qualquer uma das receitas que temos para si.
 

Tarte de massa folhada light com frango e cogumelos

cogumelos

Ingredientes

500 g massa folhada
1 kg sobrecoxa de frango (sem pele nem gordura)
1/2 chávena de chá vinho tinto
1 chávena de chá leite
2 folhas louro
2 colheres de sopa vinagre
2 colheres de sopa salsa
5 colheres de sopa óleo
1 colher de sopa farinha de trigo
3 dentes de alho
1 cebola média

3 tomates (sem pele e sem sementes)
250 g cogumelos variados
150 g queijo cremoso
1 gema de ovo
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Massa folhada light


Modo de preparação
Misture as sobrecoxas, o vinho, a cebola picada, o louro, o vinagre, o alho picado, o sal e a salsa picada num tacho e deixe descansar por 3 horas. Retire o frango desta marinada e reserve-o à parte. Coe o preparado e reserve separadamente os sólidos e os líquidos.

Aqueça o óleo para dourar o frango e, quando tiver um frango bem loirinho, acrescente os sólidos da marinada e junte os tomates. Refogue por 10 minutos. Adicione, então, o líquido da marinada e cozinhe até o frango ficar macio. Desfie o frango e volte a coloca-lo na panela.

Está na hora de juntar os cogumelos, a farinha dissolvida no leite e o queijo cremoso. Só pare de mexer quando o preparado engrossar. Prove e corrija, se necessário, a quantidade de sal e pimenta.

Forre o fundo e as laterais de uma forma, deixando cerca de 3 cm de massa folhada a mais nas bordas. Distribua o recheio e dobre as bordas de massa folhada para dentro. Deixe repousar no frigorífico durante 15 minutos e, antes de levar a torta ao forno pré-aquecido a 200 graus, pincele a superfície com gema de ovo.
 

Strudel de maçã

strudel

Ingredientes
150 g massa folhada light
1 maçã verde grande
2 colheres de sopa açúcar
2 colheres de sopa uvas-passas brancas
1/2 colher de sopa rum
1/2 colher de chá canela em pó
1/4 chávena de chá nozes
1 ovo para pincelar


Modo de preparação
Esta receita com massa folhada light pressupõe que a massa é fresca – ou seja, que fez a massa folhada em casa. No caso de ter comprado uma massa folhada light congelada, tem de a tirar do congelador 2 horas antes de começar a preparar a receita. De qualquer uma das formas, assim que tiver uma massa pronta a usar, pré-aqueça o forno a 200 graus.

Numa taça junte as uvas- passas e o rum e deixe hidratar durante alguns minutos. Numa tábua descasque, retire as sementes e corte a maçã em cubos pequenos e pique finamente as nozes. Transfira a maçã e as nozes para a tigela das uvas-passas, adicione o açúcar e a canela e misture bem.

Abra bem a massa folhada, mantendo o formato retangular, e tente que fique com aproximadamente 5 cm de espessura. Coloque-a numa assadeira e distribua a mistura de maça por metade da massa no sentido do comprimento. Pincele as bordas com água para conseguir fechar as duas metades, dobrando a outra metade da massa sobre o recheio.

Numa tigela bata o ovo e junte uma colher de chá de água para ajudar a misturar. Pincele a massa e leve ao forno durante 30 minutos.
 

Pãezinhos recheados de queijo e parmesão

pães

Ingredientes
2 colheres de sopa amendoim sem casca (picado)
2 colheres de sopa queijo parmesão ralado
1 colher de sopa manteiga à temperatura ambiente
100 g ricota esmigalhada
1 kg massa folhada light
Raspa de 3 limões


Modo de preparação
Numa tigela misture todos os ingredientes, exceto a massa, e reserve. Abra a massa e corte-a em quadrados com 6 cm de lado. Coloque uma colher de chá do recheio no centro de cada um dos quadrados, junte as pontas e aperte a borda com os dedos para lhes dar uma forma arredondada.

Unte uma assadeira com manteiga e leve-os ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 15 minutos ou até dourarem e esta receita com massa folhada light está pronta a servir.
Veja também: