4 receitas com massa folhada simples e rápidas

As receitas com massa folhada não são para todos os dias mas, se tem uma festa, sobras no frigorífico ou muita gente para alimentar, experimente estas receitas.

4 receitas com massa folhada simples e rápidas
Para dias especiais

As receitas com massa folhada são uma verdadeira tentação para a balança mas, já diz a sabedoria popular, um dia não são dias. Por isso, desde que consumida com moderação, ou seja, apenas em dias de especiais, as receitas com massa folhada são uma escolha certeira para agradar a miúdos e graúdos. Trazemos-lhe quatro sugestões para se inspirar, já sabe que basta mudar um ou outro ingrediente para ter uma receita completamente nova.
 

4 receitas com massa folhada para dias de pecado 



Tarte de cebola caramelizada com queijo de cabra

cebola e queijo

Ingredientes 
1 embalagem de massa folhada
50 ml de azeite 
875 g de cebola
1 queijo chèvre
1 c. de sopa de tomilho fresco picado
1 c. de sopa de açúcar


Modo de preparação
Comece por cortar a cebola em meias luas finas, de seguida, leve-a ao lume num tacho com o azeite, o tomilho e o açúcar. Deixe cozinhar até a cebola caramelizar, mexendo sempre. De seguida, estenda a massa folhada e disponha a cebola caramelizada e o queijo chèvre cortado às rodelas. Leve ao forno pré-aquecido a 190 graus durante 20 minutos.

 

Empada de carne com cogumelos

empada de carne

Ingredientes 
200 g massa folhada 
100 g de alho-francês sem rama 
400 g de carne de vaca picada
100 g queijo mozzarella e Emmental ralados
150 g de cogumelos Portobello
2 dentes de alho
1 cebola
1 cenoura
1 c. de sopa de folhas de tomilho fresco
1 c. de chá de sal 
0,5 dl de azeite
Pimenta-preta q.b.
1 gema de ovo
Margarina q.b.


Modo de preparação
Na taça do Robot Cuisine Companion, da Moulinex, coloque o alho e a cebola. Com a lâmina picadora, pique, durante 10 segundos, na velocidade 11. De seguida, coloque o acessório misturador e junte o alho-francês cortado em rodelas finas, a cenoura em pequenos cubos, o tomilho picado e o azeite. Refogue no programa de cozedura lenta P1.

De seguida, adicione a carne, a pimenta, o sal e cozinhe no programa de cozedura lenta P3, durante 10 minutos, a 95 graus. Adicione os cogumelos cortados e cozinhe, durante 3minutos e 30 segundos, na velocidade 4, a 130 graus.

Enquanto isso, unte um recipiente de forno, de seguida,coloque a mistura da carne. Polvilhe com o queijo ralado e forre com a massa folhada. Pincele a massa, faça uns cortes para que o vapor possa sair e leve ao forno, pré-aquecido a 220 graus, durante 20 a 25 minutos.

 

Torcidos crocantes de massa folhada com queijo e paprica

torcidos

Ingredientes
1 embalagem  de massa folhada rectangular
3 c. de sopa de queijo parmesão ralado 
Água q.b.
Paprica q.b.
Pimenta-de-caiena q.b.


Modo de preparação
Estenda a massa folhada e pincele-a com um pouco de água. De seguida, polvilhe com a paprica, o queijo ralado e um pouco de pimenta-de-caiena - cuidado porque é picante a valer! Depois, corte a massa em tiras com cerca de 1 cm e torça cada ponta da massa no sentido contrário. 

Coloque-os num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Pincele cada com um pouco de água, polvilhe com mais um pouco de paparica e com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 190 graus,  durante 15 minutos.

 

Tarte folhada de brócolos e atum

tarte com bróculos

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
1 cebola cortada em meias luas
2 latas de atum escorridas
2 cenouras médias cortadas às tirinhas
5 cogumelos cortados às fatias
1 cabeça de brócolos -  só os raminhos
Queijo mozarella ralado
Azeitonas sem caroço
Azeite
Pimenta
Sal


Modo de preparação
Numa frigideira com um fio de azeite, salteie os vegetais. De seguida, junte as azeitonas e o atum. Tempere a gosto com sal e pimenta. Estenda a massa folhada numa forma de pizza, verta o preparado anterior na massa, polvilhe com o queijo mozarella e leve ao forno até a massa começar a ficar dourada - cerca de 15 minutos. Acompanhe com arroz branco.

Todas as receitas com massa folhada foram retiradas do blogue Cinco quartos de laranja, da Isabel Zibaia Rafael.

Veja também: