As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas com seitan saborosas e simples

Quatro receitas com seitan para variar a ementa e apreciar um dos ingredientes proteicos com menor teor de gordura.

4 receitas com seitan saborosas e simples
Adeus, carne! Olá, seitan!

As receitas com seitan são a alternativa perfeita à carne para incluir na sua dieta. Há muito que fazem parte de uma dieta vegetariana mas os seus benefícios fazem do seitan um ingrediente poderoso. Derivado do glúten, pode ser cozinhado como se de carne se tratasse, é forte em proteínas, isento de gordura e com um baixo teor de glúcidos. Experimente as nossas receitas com seitan e surpreenda-se!
 

4 receitas com seitan para esquecer a carne 


Seitan à portuguesa

portuguesa

Ingredientes 
300 gr seitan
1 folha de Louro
4 dentes de alho
1 c. de sopa de mostarda 
2 c. de sopa de molho de soja
1 copo de vinho branco
1 c. de sopa pimentão doce
4 batatas
Coentros q.b.
Pickles q.b.
Pimenta q.b.
Sal q.b. 
Óleo Vegetal q.b.
Azeite q.b.


Modo de preparação
Numa taça, coloque o seitan em cubos, junte uma folha de louro e quatro dentes de alho às rodelas. De seguida, faça uma marinada com o molho de soja, o sal, a pimenta, a mostarda, o pimentão doce e o vinho. Agite bem, regue o seitan e reserve por 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as em cubos semelhantes ao seitan. Coloque num tacho com água temperada com sal e leve ao lume para ferver, aguarde 5 minutos e escorra. Numa frigideira aqueça o óleo, para fritar as batatas, e na outra o azeite, para o seitan. Quando o seitan ganhar cor, junte a marinada, os coentros, deixe o álcool evaporar e o molho reduzir.

Corte as azeitonas, os pickles, mais coentros e adicione ao seitan. Retire as batatas para prato com papel absorvente. Por fim, misture-as com o seitan, envolva e sirva com coentros picados.
 

Abóboras com seitan e cogumelos

seitan

Ingredientes
250 g seitan cortado aos pedacinhos
4 abóboras menina ou okaido (pequenas)
100 g de cogumelos
1 dente de alho picado
1 cebola grande picada
1 c. de chá de pimentão doce
1 c. de chá de cominhos
1 lata de creme de côco ou natas vegetais
Canela q.b.
Sementes de linhaça moída
Amêndoa moída


Modo de preparação
Retire a polpa das abóboras com uma colher e deixe, apenas, uma casca fina. Reserve as abóboras e a polpa. De seguida, refogue a cebola até ficar translúcida, junte o alho picado, as especiarias, o seitan, os cogumelos e a polpa de abóbora. Misture bem e tempere com sal. Tape, cozinhe por 30 minutos mas mexa de vez em quando. 

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Assim que a abóbora estiver cozinhada, retire a mistura do lume e recheie as cascas de abóbora. Junte uma colher de sopa de creme de côco em cada abóbora e polvilhe com sementes de linhaça moídas e amêndoa. Cozinhe durante 45 minutos.
 

Seitan com ervilhas tortas à chinesa

ervilhas

Ingredientes
500 g seitan cortado em tiras finas
1 cebola cortada em tiras finas
2 dentes de alho laminados
1 c. de chá de gengibre ralado
1 punhado grande de ervilhas tortas inteiras - sem o fio
1/2 chávena de água
1/4 chávena de molho de soja
1 c. de sopa de sementes de sésamo 
1 c. de chá de amido de milho


Modo de preparação
Num wok coloque um fio de azeite, junte o seitan e deixe dourar até as pontas ficarem bem crocantes. Junte o gengibre, os alhos, a cebola e deixe cozinhar por 3 minutos. Adicione as ervilhas tortas, misture bem e cozinhar por 5 minutos. Mexa de vez em quando. 

Numa taça, misture o molho de soja, água, o amido de milho e junte esta mistura ao wok. Reduza por 2 minutos até obter um molho cremoso. Toste as sementes de sésamo para libertar o aroma, junte ao resto e sirva.
 

Seitan de cebolada

cebolada

Ingredientes
500 g seitan cortado fino
2 cebolas grandes - cortadas finas 
2 pimentos vermelhos - cortadas grosseiramente
2 c. de sopa de polpa de tomate 
Azeite q.b. 
Sal q.b. 
Alho em pó q.b. 
Alho em Pó q.b. 
Pimentão doce q.b. 
Pimenta Preta q.b. 
Sal q.b. 
Salsa picada q.b. 
Azeite q.b. 


Modo de preparação
Num tacho, coloque um fio de azeite, junte as cebolas e os pimentos. Tape e cozinhe em lume brando, mexendo de vez em quando, até o líquido evaporar. Junte um copo de água, polpa de tomate e continue a cozedura. Cerca de 30 minutos depois, quando o pimento e a cebola estiverem macios e o molho tiver uma cor alaranjada, está pronto. Polvilhe com o alho em pó e cozinhe em lume forte para evaporar a água.

Num frigideira, coloque um fio de azeite, quando estiver quente, reduza para lume brando e junte os bifes seitan sem os sobrepor. Polvilhe cada um o pimentão doce, o alho, a pimenta e o sal. Quando ficarem crocantes, vire e volte a temperar do outro lado. Polvilhe com salsa picada e acompanhe com a cebolada. 

Todas as receitas com seitan foram retiradas das páginas 24 Kitchen, The Love Food e Sapo Lifestyle, respetivamente.

Veja também: