3 receitas de arroz de frango deliciosas

As receitas de arroz de frango que sugerimos são muito fáceis de preparar e prometem agradar a todos: aponte já estas três.

3 receitas de arroz de frango deliciosas
Tradição, sabor e simplicidade

As receitas de arroz de frango são do mais tradicional que há na cozinha portuguesa. Há sempre uma receita de arroz de frango que nos fica na memória, que nos faz lembrar a casa dos avós ou algum momento especial do nosso passado. Ajude os mais pequenos a criarem memórias gastronómicas preparando estas três receitas fantásticas de arroz de frango.


Receitas de arroz de frango: sabores que ficam na memória 


Arroz de frango com chouriço

chouriço

Ingredientes
250g arroz
1 cebola
Azeite
1 frango
1 copo de vinho branco
50g chouriço
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Faça um refogado com a cebola picada, a cenoura ralada e o azeite. Acrescente o frango partido aos bocados e tempere com sal e pimenta. Deixe o frango cozinhar durante de 30 minutos, ou até ter a certeza de que está cozinhado. Vá mexendo amiúde e vá regando com o vinho branco.

Depois, retire o frango do tacho e reserve. Junte água suficiente para cozer o arroz no tacho e deixe levantar fervura. Adicione então o arroz. Ao levantar fervura novamente, acrescente o chouriço e o frango e leve ao forno para cozer o arroz e deixe até alourar.
 

Arroz de frango tradicional

tradicional

Ingredientes
Azeite
1 frango em pedaços
1 cebola
2 dentes de alho
6 chávenas de água
2 chávenas de arroz
1 cubo de caldo de galinha
2 tomates maduros
1 cenoura
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada


Modo de preparação
Faça um refogado com a cebola, os dentes de alho e o azeite. Deixe alourar e depois junte o frango, mexendo até os pedaços ganharem alguma cor. Junte duas chávenas de água, o caldo de galinha, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos.

Depois junte o arroz e deixe fritar por 2 minutos. Acrescente os tomates partidos aos pedaços, a cenoura (aos pedaços ou ralada), a restante água e deixe cozinhar durante 20 minutos em lume baixo ou até o arroz ficar seco. Deixe o arroz repousar durante cerca d 10 minutos antes de servir. Polvilhe com salsa e solte o arroz com um garfo.
 

Arroz de frango com ervilhas

ervilhas

Ingredientes
4 peitos de frango em pedaços
1 cebola
1 cenoura
40g azeite
100g vinho branco (ou cerveja)
1 folha de louro
150g polpa de tomate
200g arroz
100g ervilhas
500g água
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Faça um refogado com o azeite, a cebola picada e a cenoura ralada. deixe alourar e junte o frango. Deixe alourar um pouco a carne, mexendo sempre. Depois, acrescente o vinho branco, a folha de louro e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos.

De seguida, acrescente a água, o arroz, as ervilhas e deixe cozinhar durante cerca de 12 minutos ou até que o arroz esteja cozido. Sirva de imediato.

Estas três receitas de arroz de frango são deliciosas e muito fáceis de preparar. Além disso, são receitas saudáveis, especialmente se optar por usar ingredientes frescos.

Veja também: