As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

3 receitas de arroz de pato de comer e chorar por mais

Porque há várias maneiras de preparar este prato tão querido dos portugueses, aqui ficam três receitas de arroz de pato fáceis e saborosas.

3 receitas de arroz de pato de comer e chorar por mais
Um dos pratos preferidos dos portugueses

Se gosta deste prato tradicional mas não quer estar sempre a prepará-lo da mesma maneira, aqui ficam três receitas de arroz de pato que vai querer experimentar, por serem simples e bem apetitosas. Os ingredientes são daqueles que costumamos ter sempre em casa e as quantidades de cada receita dão para quatro pessoas.


3 receitas de arroz de pato que o vão fazer brilhar 


Arroz de pato com vinho branco e alho


vinho

Ingredientes

1 pato médio
2 cebolas
1 dl vinho branco
3 dentes de alho
400 g de arroz
1 chouriço
Sal


Modo de preparação
Corte o pato abaixo da coxa e rejeite essa parte, que é muito gordurosa. Tempere com sal. Leve a assar e vá regando com a própria gordura. Retire do forno, desosse e desfie a carne. Coza os ossos em água temperada com sal, cebola e o vinho branco, durante cerca de 2 horas. Guarde este caldo. Com um pouco da gordura do assado, refogue a cebola e os alhos, e frite ligeiramente o arroz. Junte o caldo que reservou e deixe cozer o arroz, retificando de sal.

Numa assadeira, vá dispondo camadas de arroz e de carne desfiada. Por cima, espalhe rodelas de chouriço e leve ao forno até o arroz secar.
 

Arroz de pato com vinagre

vinagre

Ingredientes
1 pato
400 g de arroz
1 cebola
2 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de banha
Salda q.b.
Sal
Pimenta
Vinagre q.b.


Modo de preparação
Faça um refogado com a cebola picada, a salsa, o azeite e a banha num tacho, idealmente de barro. Quando a cebola estiver loura, introduza o pato, juntando a água necessária, a pouco e pouco. Tempere.

Retire o pato depois de cozido, e junte o arroz, sendo que a água deve ser em dobro. Corte o pato em pedaços, retirando os ossos. Junte-o ao arroz e leve o tacho ao forno até o arroz cozer e enxugar.
 

Arroz de pato com presunto e chouriço

pato

Ingredientes
1 pato médio
250 g de presunto
1 chouriço
1 cebola
400 g de arroz
1 chouriço
Sal
Pimenta
Margarina


Modo de preparação
Arranje o pato e coza-o com o presunto e o chouriço em água temperada com sal, cebola e pimenta. Quando o pato estiver cozido, escorra-o e reserve a água. De seguida, corte o pato em pedaços, o chouriço em rodelas e o presunto em tiras. Retire os ossos ao pato e desfie-o.

Coza o arroz no forno, num litro da água de cozer o pato, coada. Depois de cozido o arroz, distribua metade numa assadeira de ir ao forno untada com margarina, distribua por cima os pedacinhos de pato, as rodelas de chouriço e as tiras de presunto. Cubra com o restante arroz. Borrife com salpicos da água de cozedura e leve outra vez ao forno, até corar.

Estas receitas de arroz de pato foram retiradas do suplemento Boa Mesa/Carne.
Veja também: