3 receitas de arroz de tamboril fáceis e saborosas

As receitas de arroz de tamboril são um clássico na gastronomia portuguesa, sendo mesmo especialidade de muitos restaurantes conceituados.

3 receitas de arroz de tamboril fáceis e saborosas
Receitas com sabor a mar

Estas três receitas de arroz de tamboril são deliciosas e muito fáceis de fazer. Seguindo as nossas sugestões, conseguirá pratos fantásticos e que impressionarão todos os seus convidados.


Receitas de arroz de tamboril: requinte e sabor


Arroz de tamboril com camarão

camarão

Ingredientes
1 embalagem de cubos de tamboril
12 camarões
250g arroz agulha
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros
1/2 pimento verde
1 dl vinho branco
sal, noz moscada e azeite q.b.
salsa picada


Modo de preparação
Retire os cubos de tamboril e os camarões da embalagem e deixe à temperatura ambiente. Faça um refogado com o azeite, a cebola picada, os dentes de alho e depois de alourar acrescente os tomates aos pedaços e o vinho. Deixe evaporar durante uns minutos e acrescente a água. A água deve ser mais do que a necessária para cozer o arroz, para que este fique malandro.

Tempere com sal e noz moscada. Quando a água levantar fervura, adicione o arroz e o pimento cortado às tiras. Sensivelmente a meio da cozedura, acrescente os cubos de tamboril, os camarões (ainda congelados) e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 7 minutos. Polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.
 

Arroz de tamboril com delícias do mar

delícias

Ingredientes
150g de delícias do mar
1 embalagem de tamboril aos cubos
1 chávena de arroz carolino
2 chávenas de água
1/2 copo polpa de tomate
1 cebola
1 dente de alho
azeite
sal e pimenta q.b.
salsa picada


Modo de preparação
Faça um refogado com o azeite, a cebola picada e o alho picado. Deixe alourar e depois acrescente a polpa de tomate. Adicione a água e quando esta levantar fervura acrescente o arroz e o tamboril. Deixe cozer sem mexer para não desfazer o peixe. No fim, acrescente as delícias do mar partidas aos cubos e misture com cuidado. Polvilhe com a salsa picada e sirva de imediato.
 

Arroz de tamboril delicioso

delicioso

Ingredientes
1 kg de tamboril
400g miolo de camarão
100ml de azeite
2 cebolas
4 dentes de alho
1 pimento vermelho
4 tomates maduros
1 malagueta pequena
3 c. sopa de polpa de tomate
300g arroz carolino
azeite
hortelã e salsa picada
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Coza o tamboril cortado em cubos e reserve a água. Num tacho, faça um refogado com o azeite, as cebolas e os alhos picados. Deixe alourar e junte o pimento partido em tiras, os tomates aos pedaços e a malagueta picada. Envolva muito bem. Depois junte a polpa de tomate e a água e envolva, mexendo sempre.

Quando a água levantar fervura, junte o arroz e tempere com sal e pimenta. A meio da cozedura do arroz junte o tamboril e o camarão. Polvilhe com a salsa e a hortelã e sirva de imediato.

Deixe-se deliciar por estar três fantásticas e saborosíssimas receitas de arroz de tamboril. Quem sabe uma destas receitas pode até passar a ser a sua especialidade.

Veja também: