As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

As 4 receitas de bacalhau com natas preferidas das bloggers

As receitas de bacalhau com natas nunca falham quando se trata de reunir amigos e família à mesa. Conheça as preferidas das bloggers.

As 4 receitas de bacalhau com natas preferidas das bloggers
Uma receita que nunca passa de moda

Quando pensa em comida tradicional portuguesa quais são as primeiras receitas que lhe ocorrem? Terão sido receitas de bacalhau com natas? Apesar de parecer uma invenção da cozinha portuguesa recente, a verdade é que as receitas de bacalhau com natas têm origem no início do século passado. Ainda que a data da sua criação não seja certa, há relatos de uma receita muito semelhante, com bacalhau e natas, ter sido preparada pelo chef João Ribeiro, responsável pela cozinha do Hotel Aviz, nos anos 30.


4 receitas de bacalhau com natas que são sucesso garantido


Bacalhau com Natas à Antiga d’As minhas receitas

Ingredientes
500 g bacalhau - demolhado, sem peles, sem espinhas e desfeito com um pano
2 cebolas 
6 batatas médias
1 folha de louro
2 dentes de alho
200 ml leite
200 ml natas
1 c. de sopa de manteiga
Azeite q.b. 
Noz moscada q.b.


Modo de preparação
Comece por descascar e partir as batatas em cubos, de seguida, leve-as a cozer em água com sal. Pique os alhos, corte as cebolas em rodelas e leve-os a alourar junto com o louro. Quando a cebola começar a ficar com cor, junte o o bacalhau e deixe cozinhar. Ajuste os temperos a gosto.

Escorra as batatas, passe-as num passe-vite ou esmague-as para desfazer em puré. Junte a manteiga e o leite até obter um puré aveludado. Tempere com noz-moscada. Junte o bacalhau ao puré e envolva bem, acrescente metade das natas e mexa de novo. Coloque esta mistura num tabuleiro, adicione as restantes natas e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus para gratinar. Sirva com uma salada a seu gosto.

Esta receita foi partilhada pela Joana Roque, no seu As minhas Receitas.

Bacalhau com natas das bloggers
Imagens: As Minhas Receitas (esq.) e Elvira's Bistrot (dir.)


Bacalhau com Natas do Elvira’s bistrot

Ingredientes
600 g bacalhau - demolhado, sem peles, sem espinhas e desfeito
800 g batatas - cortadas em cubos pequenos
2 cebolas - cortadas em meias-luas finas
3 dentes de alho esmagados
500 ml leite
200 ml natas
1 folha de louro
100 ml de azeite
40 g de manteiga
50 g de farinha
Noz-moscada q.b.
Sal q.b. - moído na hora
Pimenta q.b. - moída na hora
Óleo vegetal


Modo de preparação
Num tacho, coloque os alhos, o bacalhau e a folha de louro. Adicione o leite, leve a ferver e retire imediatamente do lume. Cubra com a tampa e reserve. Frite as batatas até ficarem douradas e escorra bem em papel absorvente. Tempere a gosto e reserve.

Escorra o bacalhau e reserve o leite. Coe o leite numa rede fina e reserve. Limpe de peles, espinhas e desfie o bacalhau. Numa caçarola, aquela o azeite, refogue a cebola até amolecer, junte o bacalhau e as batatas. Cozinhe por uns minutos, em lume médio, sem parar de mexer. Tempere a gosto e reserve. Pré-aqueça o forno a 220 graus.

Num tacho, aqueça a manteiga até ficar com espuma, polvilhe com farinha e deixe dourar. Adicione o leite aos poucos, batendo sempre, com uma vara de arames, até começar a ferver. Cozinhe por 2 minutos até engrossar, tempere a gosto com noz-moscada, pimenta e sal, retire do lume e envolva as natas.

Aquecer a manteiga até esta começar a ficar espumosa. Polvilhar com a farinha e mexer até dourar. Incorporar o leite reservado aos poucos, batendo sempre com uma vara de arames até o molho começar a ferver. Deixar ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar. Temperar com sal, pimenta e a noz-moscada. Retirar o tacho do lume e envolver as natas. Coloque numa assadeira, leve a gratinar e sirva com uma salada verde e azeitonas.

Esta receita foi partilhada pela Elvira, no seu Elvira’s Bistrot.

​Bacalhau com Natas do Blog da Nô

Ingredientes para o bacalhau com natas
2 lombos de bacalhau - cozidos, sem pele, sem espinhas, em lascas
600 g batatas
4 c. de sopa de azeite
4 dentes de alho - cortados em lâminas
2 cebolas - cortadas em tiras
1 c. de chá do tempero Toque de Chef Legumes da Kitano (à venda no Jumbo)
Salsa q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Ingredientes para o molho de natas
500 ml leite
200 ml natas 
2 c. de sopa de farinha de trigo
2 c. de sopa de queijo ralado
2 c. de sopa de manteiga
Noz-moscada q.b.
Pimenta q.b.
Sal q.b.


Ingredientes para o gratinado
1/2 c. de chá de paprica 
3 c. de sopa de queijo ralado
1 c. de sopa de pão ralado


Modo de preparação
Corte as batatas em pequenos cubos e tempere-as com o Toque de Chef. Frite-as em óleo até que fiquem firmes mas clarinhas, escorra-as e seque com papel absorvente. Num tabuleiro, coloque uma camada de batatas, por isso, as lascas de bacalhau e reserve.

Num frigideira aqueça o azeite, junte os alhos, as cebolas e deixe refogar até estas ficarem transparentes. tempere com a salsa, a pimenta e o sal. Coloque este preparado por cima do bacalhau, regue com o azeite da frigideira e reserve.

Para preparar o molho de natas, derreta a manteiga numa panela, junte a farinha de trigo e deixe cozer, mexendo sempre. Aos poucos, junte o leite e não deixe de mexer até obter um creme. Tempere a gosto com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Adicione as natas, o queijo ralado e mexa até obter um molho firme. Cubra a assadeira com este molho, misture os ingredientes para o gratinado, espalhe por cima e leve a gratinar.

Esta receita foi partilhada pela Noêmia Martins, no seu Blog da Nô.

Bacalhau com natas das bloggers 2
Imagens: Blog da Nô (esq.) e Coentros e Rabanetes (dir.)


​Bacalhau com natas do Coentros e Rabanetes

Ingredientes
4 lombos grandes de bacalhau
2 kg  batatas
3 cebolas
2 pacotes de natas magras 
4 c. de sopa de farinha
100g queijo Emmental ralado
Noz-moscada q.b.
Manteiga q.b.


Modo de preparação
Comece por cozer o bacalhau em lume médio, retire e reserve. Na mesma água, coza as batatas partidas em cubos. Quando esfriar, desfie o bacalhau e reservar. Corte as cebolas em meias luas e leve-as a refogar no azeite. Escorra as batatas e reserve a água da cozedura. Adicione o bacalhau e as batatas ao refogado e envolva bem. 

Entretanto, derreta a manteiga em lume médio, junte a farinha e mexa com uma vara de arames até formar bolas. Adicione um pouco da água e continue a mexer. Aos poucos, junte as natas sem parar de mexer. Adicione mais água até o bechamel ficar com a consistência desejada. Tempere com noz-moscada e sal a gosto. 

Misture metade do bechamel com as batatas e o bacalhau e coloque este preparado num tabuleiro untado. Regue com o restante bechamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido, a 200 graus até gratinar.

Esta receita foi partilhada pela Ondina Maria, no seu Coentros e Rabanetes.

Veja também: