As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

5 deliciosas receitas de bacalhau para o Natal

Ingrediente rei da gastronomia portuguesa, este peixe não pode falhar à sua mesa na época festiva. Conheça aqui 5 receitas imperdíveis de bacalhau para o Natal.

5 deliciosas receitas de bacalhau para o Natal
Conheça 5 das 1001 formas de cozinhar bacalhau no Natal

O bacalhau é o ingrediente rei da época natalícia. Por isso mesmo, é importante conhecer algumas receitas de bacalhau para o Natal. Mais uma receita de bacalhau para o Natal nunca é demais, até porque nenhum português imagina a sua mesa de consoada sem bacalhau. Se está cansado de comer bacalhau cozido, opte por uma destas opções mais criativas.


Opções deliciosas de Bacalhau para o Natal


Bacalhau com broa

broa

Ingredientes

400 g bacalhau desfiado
2 c. alho picado
3 batatas grandes
1 molho espinafres
3 c. azeite
250g broa
Colorau
Batatas


Modo de preparação
Comece por descascar as batatas, cortá-las aos cubos e cozê-las. Coza também os espinafres e o bacalhau desfiado durante 3 minutos. Esfarele a broa – ou pique no picador. Numa assadeira disponha os espinafres, 1/2 de alho picado e o bacalhau desfiado.

Salpique com outra 1/2 colher de alho e colorau. Por cima coloque as batatas aos cubos e a broa e volte a salpicar com o restante alho e com o azeite. Leve tudo ao forno durante 25 minutos até a broa estar dourada.
 


Roupa Velha

roupa

Ingredientes

Couves
Batatas
Bacalhau
Alhos
Azeite


Nota: A Roupa Velha é feita com os restos da comida da noite de consoada.

Modo de preparação
A Roupa Velha é provavelmente a receita de Natal mais comum da época. Corte em pedaços a couve, o bacalhau e as batatas. Pique alguns dentes de alho e aloure-os em azeite. Junte a este refogado as couves, o bacalhau e as batatas. Mexa tudo e deixe ao lume o tempo necessário para aquecer a mistura. Chame a família para a mesa porque a refeição está pronta.
 


Bacalhau com Cebolas Caramelizadas

cebola

Ingredientes

500 g bacalhau demolhado cozido
6 c. sopa azeite
2 c. sopa salsa inteira
4 c. sopa alcaparra
2 c. sopa mel
2 dentes de alho fatiados
400 g batatas pequenas (para assar)
300 g cebola (cortadas às rodelas)
50 g azeitona preta (sem caroço)
1 c. sopa vinagre balsâmico 


Modo de preparação
Nesta receita de bacalhau para o Natal comece por colocar as cebolas numa frigideira em fogo médio, juntamente com duas colheres de sopa de azeite. Deixe cozinhar durante 5 minutos e junte o mel e o vinagre balsâmico. Deixe ao lume durante 10 minutos, mexendo continuamente e reserve.

Separadamente coza o bacalhau em água fervente durante 10 minutos, retire do fogo com uma escumadeira e deixe escorrer e reserve também. Coza as batatas na água do bacalhau e retire-as.

Numa frigideira, com duas colheres de sopa de azeite, junte o alho e o bacalhau com a pele virada para baixo para que esta fique bem dourada. Quando isso acontecer vire a posta com cuidado e deixe caramelizar do outro lado também.

Num almofariz (ou numa taça) triture as folhas de salsa e junte 4 colheres de sopa de azeite. Leve a fogo médio e vá mexendo. Adicione as alcaparras e as azeitonas e deixe cozinhar durante algum tempo.

Numa travessa faça uma cama com as cebolas caramelizadas e coloque por cima o bacalhau e o molho da salsa com as alcaparras. À volta disponha as batatas e as azeitonas.
 

Bacalhau com Crocante de Amêndoa em cama de bacon e couve

bacon

Ingredientes

4 postas de bacalhau
100 g cebola picada
1 c. café alho picado 
6 fatias de bacon
1 folha de louro
4 c. sopa amêndoa sem pele picada
2 tomates grandes maduros
1 couve lombarda média
Azeite e hortelã q.b.


Modo de preparação
Corte as fatias de bacon em tirinhas finas e pique a amêndoa grosseiramente. Numa assadeira grande disponha uma fatia de bacon para cada posta de bacalhau – de forma a criar uma cama. Por cima do bacon acrescente a folha de hortelã picada. Coloque a posta por cima e cubra-a com uma colher cheia de amêndoas picadas.

Regue tudo com um fio de azeite e leve ao forno durante 15 minutos, a 200 graus. Leve as outras duas fatias de bacon a estalar num fio de azeite. Acrescente a cebola e o alho picados e cozinhe durante 5 minutos. Acrescente agora o tomate sem pele e picado, o louro e 8 folhas de hortelã e cozinhe mais 5 minutos, aproximadamente.

Junte a couve cortada em juliana larga, vá envolvendo e deixe o preparado estufar. Esta receita de bacalhau para o Natal é simples e vai impressionar toda a família.
 

Bacalhau Assado com vinho do Porto

vinho

Ingredientes

3 postas de bacalhau (para assar)
12 camarões descascados
2 cebolas às rodelas
5 batatas médias cortadas às rodelas
3 dentes de alho às rodelas 
Salsa q.b.
Pimenta preta em grão q.b.
Colorau q.b.
2 c.sopa de polpa de tomate
2 dl Vinho do Porto


Modo de preparação
Comece esta receita de bacalhau para o Natal por rechear o bacalhau com os camarões. Num recipiente de barro coloque a cebola, as batatas, os dentes de alho e a salsa e por cima desta cama coloque o bacalhau, espalhando por cima os grãos de pimenta.

Numa tigela misture o colorau, a polpa de tomate e o vinho do Porto e verta esta mistura por cima do bacalhau, acrescentando mais um pouco de salsa por cima. Leve ao forno para assar e a meio da cozedura regue o bacalhau com o molho.
Veja também: