As 4 receitas de bacalhau preferidas dos bloggers

Das mais de mil receitas de bacalhau que se podem fazer com o ingrediente preferido dos portugueses escolhemos quatro que vão surpreender.

As 4 receitas de bacalhau preferidas dos bloggers
Bacalhau para todos os gostos


O bacalhau é rei nas mesas das cozinhas portuguesas onde é muito possível que sejam raras as semanas em que não há receitas de bacalhau no menu semanal. Fomos visitar os blogues de culinária portugueses e selecionamos 4 receitas de bacalhau diferentes mas que prometem ser muito saborosas. 


4 receitas de bacalhau para dias especiais

 


Caril de bacalhau fresco com arroz selvagem

Caril de bacalhau

No Chilli com Todos, as receitas preparadas pelo Vítor são uma regalo para o estômago e para a vista. Cada fotografia dá vontade de arregaçar as mangas para nos lançarmos entre tachos, panelas e colheres de pau. Adoramos esta receita de bacalhau diferente, que pede o peixe fresco e caril.

Ingredientes
300 g de filete de bacalhau fresco em cubos
160 g arroz selvagem
1 dente de alho picado 
1 cebola picada
2 tomates cortados em cubos
1 c. de sopa de óleo de coco
2 cm de gengibre ralado
1/2 c. de chá de curcuma
1 c. de chá de garam masala
1 chilli verde picado
200 ml de leite de coco
1 mão cheia de coentros picados
Sal 
Pimenta


Modo de preparação
Comece por cozer o arroz numa panela com água temperada com sal, quando ferver, reduza o lume e deixe cozer lentamente entre 20 a 30 minutos. Numa panela, aqueça o óleo de côco e salteie o alho, a cebola, o chili e o gengibre até a cebola amolecer. Junte o leite de côco, o garam masala, a curcuma e o tomate. Ferva lentamente até o leite reduzir um pouco, depois, junte o bacalhau, cozinhe até começar a lascar, cerca de 5 a 8 minutos. Tempere a gosto, misture parte dos coentros e sirva. Acompanhe com o arroz e o resto dos coentros.

 


Bacalhau na broa com hummus de grão-de-bico

bacalhau com humus

No Be Nice, Make a Cake da Rosa, há muito mais do que bolos. Há também combinações tão improváveis como fango e pickles cor-de-rosa, brócolos e mostarda ou a sugestão que trazemos hoje: bacalhau na broa com hummus de grão-de-bico.

Ingredientes
3 postas pequenas de bacalhau
3 cebolas médias cortadas em rodelas finas
6 dentes de alho ralados
1 pão grande
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 folha louro
Azeitonas sem caroço q.b.


Hummus de Grão-de-Bico
400 g grão-de-bico cozido
2 c. sopa tahini
2 dentes de alho ralados
1 fio azeite
1 pitada sal
Sumo de meio limão
Paprika q.b.
1 Raminho de salsa picados


Modo de preparação
Para fazer o hummus, coloque no processador de alimentos o grão-de-bico e triture até obter um puré homogéneo. Adicione o alho, o tahini e pique mais um pouco. De seguida, junte os restantes temperos e ajuste a gosto. Guarde metade humus para barrar o pão e o restante coloque numa taças para servir, regue com azeite e salpique com a salsa e a paprika.

Entretanto, coza o bacalhau, deixe esfriar um pouco e retire a pele, as espinhas do bacalhau e separe em lascas. Aqueça bem uma frigideira, coloque um fio de azeite, a cebola, o alho, o louro e deixe refogar ate a cebola ficar transparente e douradinha. Envolva o bacalhau nesta cebolada. Corte a parte de cima do pão, retire o miolo, barre o interior com o hummus e junte a mistura do bacalhau. Sirva polvilhado com salsa picada, azeitonas, grão-de-bico cozido e um fio de azeite.

 


Caramelo de bacalhau, legumes e batata doce

Caramelo de bacalhau

Da cozinha despretensiosa da Susana, do Basta Cheio, chega uma receita que promete surpreender num blogue que está cheio de tudo, seja comida ou relatos de viagens. Ficamos curiosas com este caramelo de bacalhau que sugerimos de seguida. Experimente e volte para partilhar.

Ingredientes
400 g de bacalhau desfiado
5 batatas doces médias
1 pimento verde
2 dentes de alho
150 g brócolo
1 curgete com casca
8 cebolas pequenas
2 c. de sopa de Vaqueiro Culinesse
2 c. de sopa de natas
3 c. sopa de molho de soja
Sal
Azeite 
Mistura de pimentas q.b.
Coentros frescos q.b. 
Noz moscada q.b.
Pistáchios tostados e triturados grosseiramente

  
Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. De seguida, lave bem as batatas, corta-as ao meio, tempere com um pouco de sal e pimenta, regue com um fio de azeite e asse durante cerca de 35 minutos. Enquanto isso, esmague o alho, corte as cebolas ao meio e cortes os restantes legumes em pedaços pequenos.

Coloca as cebolas numa frigideira com um fio de azeite, um minuto de pois adicione o alho. Cozinhe durante 4 minutos, até amolecerem, junte o bacalhau bem escorrido e os restantes legumes. Tempere a gosto e deixe cozinhar cerca de 7 minutos sem deixar que os legumes fiquem muito passados (devem ficar firmes). Acrescente os coentros picados, o molho de soja e deixe apurar 2 minutos. Ajuste os temperos e retire do lume.

Quando as batatas estiverem cozidas, retire-as do forno, remova a pele e, com a ajuda de um pass-vite, faça puré com a polpa. Leve o puré ao lume com as natas, a manteiga e uma pitada de noz-moscada e de pimenta. Envolva tudo até ficar cremoso. Sirva o puré em tacinhas com a mistura de bacalhau, legumes e os pistachios por cima.

 


Bacalhau com Crosta de Broa, Presunto e Coentros



Joana Roque não precisa de apresentações. Autora do blogue
As Minhas Receitas, com quatro livros editados e mais de 160 mil seguidores, vive para a sua paixão pela cozinha e, para si, um dia perfeito é passado entre tachos e travessas. No seu blogue não faltam receitas de bacalhau simples e deliciosas para todos os dias.


Ingredientes
2 postas de bacalhau
4 fatias finas de presunto 
4 dentes de alho
2 fatias de broa de milho
1 molho pequeno de coentros
Pimenta q.b.
Azeite q.b.


Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180 graus, coloque o bacalhau num tabuleiro, regue generosamente com azeite e leve ao forno cerca de 20 minutos. Num robot de cozinha triture a broa com o alho, o presunto e os coentros até obter uma textuta muito fina. Reserve. 

Quando o bacalhau estiver pronto, retire do forno e escorra o líquido para uma taça. Envolva a mistura a broa nesse líquido até obter uma massa que deve colocar pro cima das postas. Regue com um pouco mais de azeite e leve novamente ao forno até ficar crocante. Sirva com batatas assadas e grelos cozidos.

*todas as imagens correspondem às receitas originais, pertencendo aos autores dos blogs supracitados.

Veja também: