As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

As 4 melhores receitas de bacalhau

No Natal o bacalhau é rei. E há 1001 formas de o fazer. No forno, cozido, com cebolada, broa, bacon… 

As 4 melhores receitas de bacalhau
Com estas receitas é Natal todo o ano

O bacalhau tem o poder de agradar a gregos e troianos. Se alguém da família não gostar do bacalhau cozido há mais mil formas de o cozinhar. Tome nota destas receitas de bacalhau.


4 receitas de bacalhau para todos os gostos


Bacalhau com broa

broa

Ingredientes
400 g bacalhau desfiado
2 c. alho picado
3 batatas grandes
1 molho espinafres
3 c. azeite
250g broa
Colorau
Batatas


Modo de preparação
Comece por descascar as batatas, cortá-las aos cubos e cozê-las. Coza também os espinafres e o bacalhau desfiado durante 3 minutos. Esfarele a broa – ou pique no picador. Numa assadeira disponha os espinafres, 1/2 de alho picado e o bacalhau desfiado. Salpique com outra 1/2 colher de alho e colorau.

Por cima coloque as batatas aos cubos e a broa e volte a salpicar com o restante alho e com o azeite. Leve tudo ao forno durante 25 minutos até a broa estar dourada.
 

Bacalhau confitado com puré de grão

puré

Ingredientes
2 a 3 lombos de bacalhau
350 ml azeite
4 grãos de pimenta-da-Jamaica
5 grãos de pimenta-branca ou preta
3 hastes de tomilho
3 dentes de alho com casca
Sal


Puré de grão
1 lata grande de grão cozido
50 ml azeite
100 ml água quente
1 pitada cominhos em pó
1 pitada noz moscada
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Esta receita de bacalhau é da autoria de Isabel Zibaia Rafael, divulgada no seu blog Cinco Quartos de Laranja. Comece por colocar o bacalhau numa assadeira pequena. Adicione os três dentes de alho (ainda com a casca mas ligeiramente esmagados), as pimentas em grão e o tomilho e tempere com uma pitada de sal. Regue tudo com 3,5 dl de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 100 graus durante 30 minutos.

Está na hora de fazer o puré de grão. Coloque o grão previamente escorrido num recipiente e junte o azeite, a água quente, a noz moscada, a pimenta, o sal e os cominhos. Reduza tudo a puré até ter uma consistência cremosa. Se for necessário acrescente um pouco de água e vá provando para ter a certeza que os temperos estão no ponto.
 

Bacalhau assado com crocante de amêndoa em cama de bacon e couve

bacon

Ingredientes
4 postas de bacalhau
100 g cebola picada
1 c. café alho picado 
6 fatias de bacon
1 folha de louro
4 c. sopa amêndoa sem pele picada
2 tomates grandes maduros
1 couve lombarda média
Azeite e hortelã q.b.


Modo de preparação
Corte as fatias de bacon em tirinhas finas e pique a amêndoa grosseiramente. Numa assadeira grande disponha uma fatia de bacon para cada posta de bacalhau – de forma a criar uma cama. Por cima do bacon acrescente a folha de hortelã picada. Coloque a posta por cima e cubra-a com uma colher cheia de amêndoas picadas.

Regue tudo com um fio de azeite e leve ao forno durante 15 minutos, a 200 graus. Leve as outras duas fatias de bacon a estalar num fio de azeite. Acrescente a cebola e o alho picados e cozinhe durante 5 minutos. Acrescente agora o tomate sem pele e picado, o louro e 8 folhas de hortelã e cozinhe mais 5 minutos, aproximadamente. Junte a couve cortada em juliana larga, vá envolvendo e deixe o preparado estufar.
 

Bacalhau à Brás

brás

Ingredientes
400 g bacalhau desfiado
400 g batata palha
7 ovos
2 dentes de alho
1 cebola média
Azeite e salsa q.b.
Pimenta q.b.


Modo de preparação
Numa frigideira coloque azeite e refogue os dentes de alho. Retire-os e coloque o bacalhau desfiado e a cebola cortada em rodelas finas e deixe refogar até ficar bem dourado. Adicione a batata palha, os ovos batidos e a pimenta e mexa sempre para que a mistura não pegue ao fundo da frigideira.

Quando estiver cozinhado (e a batata estiver mole) retire do lume e polvilhe com salsa picada a gosto. A receita de bacalhau à brás está pronta a ser servida, normalmente com azeitonas a decorar.

Veja também: