As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas de batata-doce no forno

Batata-doce no forno é uma forma de comer de forma mais saudável sem perder o conforto da batata. Experimente estas receitas.

4 receitas de batata-doce no forno
Um superalimento que deve provar

Batata-doce no forno não só é uma excelente opção para variar do tradicional arroz e batata como tem inúmeras vantagens para a sua saúde. Rica em hidratos de carbono e fibras mas com um baixo índice glicémico, a batata-doce é considerada um superalimento. Experimente as nossas receitas de batata-doce já no próximo assado de domingo.
 

4 receitas de batata-doce no forno fáceis e rápidas 


Batata-doce com cominhos

cominhos

Ingredientes 
500 g batata-doce
1 c. chá de gengibre em pó 
1 c. chá de cominhos em grão
50 g manteiga
1 c. de sopa de mel
1/2 laranja
Azeite q.b.
Flor de Sal q.b.
Pimenta Preta q.b.


Modo de preparação
Comece por lavar bem as batatas, com a ajuda de uma escova, e corte apenas as pontas. Parta as batatas em rodelas com cerca de 1 cm e coloque numa taça. Leve os cominhos, a gengibre e a manteiga a refogar ligeiramente numa frigideira.

Regue as batatas com este molho e junte o mel, meia laranja com casca, cortada em gomos, uma pitada de sal e um fio de azeite. Envolva e leve ao forno por 20 minutos, a 190 graus.
 

Batata-doce com tomilho

tomilho

Ingredientes 
1000 g batata-doce 
1 c. de chá de azeite
Tomilho q.b. 
Salsa q.b.


Modo de preparação
Comece por aquecer o forno a 180 graus. Descasque as batatas, corte-as em palitos finos e disponha-os num tabuleiro untado com um fio de azeite. Pincele os palitos com uma colher de chá de azeite, polvilhe-os com salsa e tomilho. Leve-os a assar durante 30 a 35 minutos e estão prontas a servir.
 

Batata-doce com alecrim

alecrim

Ingredientes
1 kg de batatas de tamanho médio 
5 raminhos de alecrim
2 c. de sopa de sal grosso
2 c. de sopa de azeite


Modo de preparação
Comece por lavar bem as batatas, com a ajuda de uma escova, e corte-as ao meio. Lave muito bem e seque o alecrim. Arranque as folhas do caule, reserve algumas para decorar e pique as restantes.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal, polvihhe com sal e alecrim, disponha as batatas com o lado cortado para baixo e tempere mais um pouco, se necessário. Regue com azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante 20 minutos. A meio da cozedura, vire as batatas. Quando prontas, decore com alecrim e sirva.
 

Batata-doce com maionese de alho

maionese

Ingredientes para a batata doce
1 batata doce
1 c. de sopa de azeite
1/2 c. de chá de alho em pó
1/2 c. de chá de orégãos secos 
1/2 c. de chá de pimentão doce
Sal q.b.
Pimenta preta q.b. 


Ingredientes para a maionese de alho
1 chávena de óleo 
2 c. de sopa de sumo de limão
2 dentes de alho picados
1 gema
1 ovo
Sal q.b.


Modo de preparação
Aqueça o forno a 210 graus. Corte as batatas em palitos e coloque num tabuleiro revestido com papel vegetal. Junte os temperos, o azeite e envolva tudo muito bem. Espalhe os palitos numa camada e leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Vire-os e leve ao forno por mais 10 minutos. As batatas devem ficar douradas e crocantes.
 
Entretanto vá preparando a maionese de alho. No liquidificador, coloque os dentes de alho, o ovo, a gema, o sumo de limão e o sal. Misture os ingredientes. Com o liquidificador ligado, vá colocando o óleo, em fio, pela abertura superior, até obter um creme espesso e homogéneo. Quando as batatas estiverem prontas, retire do forno e sirva com o molho previamente preparado. 
 
As receitas de batata-doce assada são da autoria do Chef Henrique Sá Pessoa, da página Nutri Super Health e do site Vida Ativa, respetivamente.
Veja também: