As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

As 4 receitas de bolos preferidas das bloggers

Quatro receitas de bolos para surpreender família e amigos com os seus doces de Chef pasteleiro! Talvez esteja aqui a sua nova paixão. 

As 4 receitas de bolos preferidas das bloggers
Receitas incríveis e infalíveis.

Tem uma festa, um aniversário, um encontro de amigos ou, simplesmente, apetece-lhe uma coisa doce? Em vez de passar na confeitaria mais próxima, experimente uma das nossas sugestões de receitas de bolos e, acredite, que não se vai desiludir! Além de simples, estas receitas de bolos são deliciosas e vão fazer mais vista do que qualquer outra opção de compra.
 

4 receitas de bolos para dias felizes e gulosos

 

Bolo de framboesa e tomilho

Bolo de framboesa e tomilho

Atrevemo-nos a dizer que da cozinha da Sandra, do Migalha Doce, saem os mais bonitos bolos da blogosfera portuguesa. Para as nossas sugestões de receitas de bolos escolhemos este de framboesa e tomilho.

Para a calda de tomilho:
100 g de açúcar
60 ml água
5 ramas de tomilho fresco
2 c. sopa de sumo de limão

Para o bolo: 
300 g farinha peneirada
170 g manteiga amolecida
300 g açúcar
165 g de queijo ricota
3 ovos
125 ml buttermilk
1 c. sopa de raspa de limão
1 c. sobremesa de extracto de baunilha
1/2 c. sobremesa de bicarbonato de sódio peneirado
2 c. sobremesa de fermento em pó peneirado
1/2 c. sobremesa de sal

Para o recheio de framboesa:
150 g de açúcar
235 g de manteiga amolecida
3 clara à temperatura ambiente
3 c. sobremesa de compota de framboesa
1 c. sobremesa de extracto de baunilha

Para decorar:
200 g framboesas 
3 a 4 ramas de tomilho fresco

Num tacho em lume médio, coloque todos os ingredientes exceto o tomilho. Assim que ferver, junte o tomilho e deixe fervilhar por 10 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e só depois é que retira o tomilho.

Comece por pré-aquecer o forno a 175 graus. Unte e forre com papel vegetal duas formas de 14cm.  Junte a farinha, o fermento, o sal, o bicarbonato de sódio e reserve. Com a ajuda de uma batedeira, bata a manteiga até ficar macia, junte o o açúcar, a raspa de limão e bata por 3 a 5 minutos. 

De seguida, junte os ovos, um a um, e depois a baunilha. Baixe a velocidade para média-baixa e acrescente o queijo ricota. Com a potência no mínimo, junte metade da farinha e o buttermilk. Adicione a restante farinha e envolva sem mexer muito. Divida a massa pelas formas e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até o palito sair seco. Deixe repousar 10 minutos e só depois retire da forma. Com o bolo morno, pincele com a calda de tomilho.

Para a cobertura, siga o processo deste creme de manteiga com uma diferença: a altura de adicionar a baunilha acrescente também a compota de framboesa. É possível que pareça coalhado, mas continue a bater até ficar um creme bem macio.

Por fim, divida cada bolo em duas metades e espalhe cerca de uma colher de sopa do recheio de framboesa em cada camada. A cada metade, junte algumas framboesas, cortadas ao meio. Quando tiver todas as camadas em cima umas das outras, barre com uma camada fina do recheio de framboesa a toda a volta e topo do bolo. Leve ao frio e antes de servir decore com as framboesas e o tomilho.

 

Coconut Mojito Bundt Cake

Coconut Mojito Bundt Cake

Na cozinha do Célio, do Sweet Gula, as receitas com a ajuda da Bimby surpreendem sempre, mas hoje, trazemos uma sugestão de bolo simples mas fresco e absolutamente perfeito para uma tarde fria ou quente entre amigos.

Para o bolo:
350 g farinha s/ fermento peneirada
180 g manteiga à temperatura ambiente
200 ml de iogurte natural
300 g de açúcar amarelo
1 c. de sopa de fermento em pó
1 c. chá pasta de baunilha
1 pitada de sal
70 g de coco ralado
5 ovos
Raspa de 3-4 limas
Sumo de 1 lima

Para a cobertura:
50 g queijo creme
20 g de açúcar
1 c. sopa de creme de coco
1 c. sopa de açúcar em pó
20 g de coco ralado
10 folhas de hortelã
Raspa de 1 lima

Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de bundt. Misture a farinha o fermento, o sal, o coco ralado e reserve. Separe as claras das gemas e bata as primeiras em castelo. Reserve. Com a ajuda da batedeira, misture as gemas juntamente com o açúcar durante alguns minutos até obter um creme liso e esbranquiçado. Adicione as gemas, uma a uma, sem parar de bater.

De seguida, junte a pasta de baunilha, o iogurte natural, a raspa e o sumo de lima e bata mais um pouco. De forma alternada, junte a mistura da farinha e claras, envolvendo, com cuidado, com a ajuda de uma espátula. Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 40 a 45 minutos - retire quando o palito sair seco. Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de desenformar.

Para a cobertura, misture o queijo com o açúcar em pó e o creme de coco até obter a misture desejada e espalhe-o sobre o bolo. Num robot de cozinha triture o o coco ralado, o açúcar, a raspa de lima e a hortelã mas apenas o suficiente para até obter uma mistura areada. Espalhe sobre o bolo e decore a gosto com folhas de hortelã.
 
 

Bolo de lima-limão com mascarpone e recheio de lemon curd

Bolo de lima-limão com mascarpone e recheio de lemon curd

E se a vida der um limões a Teresa Rebelo, do Lume Brando, ela faz bolos, compotas, tartes, mousses e gelados. E quem ganha com isso… somos nós! Esta receita é deliciosa e nunca falha.

Para o bolo:
200 g farinha s/ fermento 
80 g azeite extra virgem suave
1 iogurte natural 
3 ovos L
150 g açúcar
2 c. de chá de fermento em pó
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
2 c. de sopa de sementes de papoila
Raspa e sumo de 1 lima e 2 limões

Para o recheio, cobertura e decoração:
1 embalagem de mascarpone
1 dose de lemon curd
Rodelas de limão e lima, hortelã

Para o lemon curd:
30 g manteiga à temperatura ambiente
1 c. de sobremesa de raspas de limão
50 ml de sumo de limão
75 g de açúcar
1 ovo L

Comece por preparar o lemon curd: num tacho junte o ovo bem batido com o açúcar e o sumo de limão. Até engrossar, mexa sempre com um batedor de varas, para não ganhar grumos - cerca de 10 minutos. Retire do lume, junte a manteiga em pedaços e a raspa de limão. Agora, é só mexer até a manteiga ficar bem derretida. Guarde no frigorífico num frasco esterilizado.

Ligue o forno nos 180 graus. De seguida, unte e forre o fundo com papel vegetal de duas formas de 20 cm de diâmetro. Batas os ovos com o açúcar, junte o azeite, a farinha, o fermento e  o bicarbonato de sódio. Depois, acrescente o sumo e a raspa dos citrinos e envolva as sementes na massa. Divida pelas formas e leve ao forno durante 20 a 22 minutos - teste com um palito. Desenforme e deixe arrefecer.

Para fazer a cobertura, bata muito bem o mascarpone, junte o restante lemon curd e mexa be, até ficar com um creme macio e brilhante. Coloque um dos bolos num prato de servir e barre com duas colheres de sopa de lemon curd. Depois, coloque o outro bolo, com o lado mais perfeito virado para cima, por cima do outro e cubra todo o bolo com a cobertura de mascarpone. Guarde no frigorífico. Faça o bolo de véspera mas apenas antes de servir, decore com rodelas finas de lima e limão e algumas folhinhas verdes ao seu gosto.
 
 

Bolo de café com manteiga de amendoim

Bolo de café com manteiga de amendoim

Assegura quem já provou que este bolo da Maria João Clavel, do Clavel’s Cook, é de comer e chorar por mais. É um pecado que liga na perfeição o doce e o salgado para rejubilo das papilas gustativas.

Para o bolo:
2 chávenas de farinha peneirada
1 iogurte natural sem açúcar 
1 + 1/2 chávena de açúcar
4 ovos
1/2 chávena de margarina vaqueiro (sabor a manteiga)
1/2 chávena de café solúvel
1 c. de chá de fermento em pó

Para o recheio:
Manteiga de amendoim q.b.

Para a cobertura:
250 g de mascarpone
2 c. de sopa de café solúvel 
4 c. de sopa de açúcar em pó
1 c. de sopa de leite

Para decorar:
10 a 12 chocolates negros
Amendoim caramelizado q.b.
Raspas de chocolate negro q.b.

Comece por pré-aquecer o forno a 190 graus e unte e forre com papel vegetal duas formas de 16 cm. De seguida, separe as gemas das claras e bata estas em castelo com uma pitada de sal, Reserve. Depois, batas as gemas com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada. 

Noutra taça, junte o café com o iogurte e mexa sempre até obter uma mistura sem grumos, adicione à batedeira juntamente com a margarina e bata muito bem. Agora, é tempo de adicionar a farinha e o fermento em pó. Por fim, envolva as claras em castelo. Divida a massa pelas das formas e leve ao forno a 150 graus. Retire quando um palito sair seco. Deixe arrefecer.

Para fazer a cobertura, coloque o mascarpone numa batedeira e bata bem. À parte, mistura mexendo sempre o café solúvel com o leite até ficar sem grumos. Junte o mascarpone e o açúcar em pó, mexendo sempre mas com tenha atenção para não talhar! Leve ao frio por 30 minutos (no mínimo). 

Para montar, divida cada metade em duas partes e barre cada uma com uma dose generosa de manteiga de amendoim. Sobreponha os bolos e, no fim, cubra o bolo com a cobertura de mascarpone, com a ajuda de uma espátula e decore a gosto.


Veja também: