As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

Receitas de carne com castanhas: duas versões deliciosas

As castanhas são a fruta da estação: não perca a oportunidade de experimentar receitas diferentes e cheias de sabor.

Receitas de carne com castanhas: duas versões deliciosas
Pratos de época com muito sabor

As receitas de carne com castanhas que a seguir apresentamos são deliciosas e fazem uso da fruta rainha da época. A castanha é um fruto com muitas utilidades na culinária, tanto nos pratos principais como nas sobremesas. Aproveite a versatilidade da castanha e experimente estas duas receitas fabulosas e muito fáceis de confecionar.


Receitas de carne com castanhas de chorar por mais 


Lombo assado com castanhas

assada

Ingredientes
1kg lombo de porco
800g castanhas congeladas
500g batata
1 cebola
azeite
1 copo de vinho branco
1 c. chá de alho em pó
pimentão doce
ervas da provença
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Para um resultado com mais sabor, tempere o lombo de porco, no dia anterior ao da confeção, com o pimentão doce, o alho em pó e o vinho branco. Quando o for cozinhar, comece por cobrir o fundo de uma assadeira grande com a cebola às rodelas. Pouse o lombo de porco em cima da cebola com todos os temperos do dia anterior. Tempere com um pouco de sal e pimenta e regue com um fio de azeite e leve ao forno bem quente.

Num recipiente junte as batatas descascadas com um pouco de sal, pimentão doce e ervas da provença. 15 minutos depois de ter posto a carne no forno, junte-lhe as batatas. 10 minutos depois junte também as castanhas em volta da carne. Deixe assar até as batatas e as castanhas estarem cozinhadas. Sirva com uma salada de alface e tomate ou com legumes cozidos.
 

Carne de porco estufada com castanhas

estufada

Ingredientes
2 lombelos de porco
1 cebola
2 dentes de alho
azeite
1 c. chá de paprica
1 copo de polpa de tomate
1 folha de louro
1 copo vinho branco
500g castanhas congeladas
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Faça um refogado com a cebola e os dentes de alho picados e o azeite. Quando alourar, junte os dois lombelos de porco inteiros. Tempere com sal e pimenta e mexa até que os lombelos ganhem cor em toda a superfície. De seguida, junte a paprica, a folha de louro, a polpa de tomate e o vinho. Deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos em lume brando e vá mexendo de vez em quando.

Acrescente, depois, um pouco de água e deixe ferver. Junte as castanhas e rectifique os temperos. Tape e deixe cozinhar durante 10 minutos ou até as castanhas estarem cozidas, mas sem se desfazerem. Retire os lombelos do tacho e corte-os em pedaços médios. Cozinhar os lombelos sem os partir garante que a carne  fica mais saborosa, mais tenra e menos seca. Por fim, misture tudo e acompanhe com legumes cozidos (brócolos e couve-flor, por exemplo).

Estas duas receitas de carne com castanhas são realmente deliciosas não deixam ninguém indiferente. Pronto/a para experimentar?
Veja também: