3 receitas de carne estufada que tem de experimentar

As receitas de carne estufada são excelentes para o inverno: comprove o conforto de um bom prato de carne estufada.

3 receitas de carne estufada que tem de experimentar
Pratos repletos de sabor

As três receitas de carne estufada que sugerimos hoje são ideias para os dias frios de inverno. Não há nada mais reconfortante do que um bom estufado num dia frio. Nestas receitas sugerimos também os acompanhamentos que tornam cada uma delas num prato com todos os valores nutricionais importantes para uma alimentação saudável e equilibrada.


Carne estufada: receitas para aquecer o estômago e o coração 


Carne estufada com ervilhas

ervilhas

Ingredientes
1kg carne para estufar
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
2 copos de ervilhas
1 copo de polpa de tomate
1/2 copo de vinho branco
salsa picada
1 cubo de caldo de carne
azeite
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Em primeiro lugar, faça um refogado generoso com a cebola e os alhos picados e o azeite. Deixe alourar e junte a carne partida em pedaços médios. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 5 minutos. Depois, acrescentar a polpa de tomate, o vinho, as cenouras partidas em rodelas finas e o cubo de caldo de carne.

Deixe cozinhar em lume brando por cerca de 45 minutos. Acrescente um pouco de água a ferver e as ervilhas. Deixe cozer as ervilhas e retifique os temperos. Polvilhe com a salsa picada e sirva acompanhado por puré de batata.
 

Carne estufada com couves de bruxelas

bruxelas

Ingredientes
750g de carne de vaca
1 cebola
2 dentes de alho
azeite
2  tomates maduros
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
300g couves de bruxelas


Modo de preparação
Comece por fazer um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados. Deixe alourar sem queimar e junte a carne partida em pedaços médios. Mexa a carne e deixe cozinhar até ganhar cor. Tempere com sal e pimenta, junte a folha de louro, os tomates partidos em pedaços e um pouco de água.

Deixe cozinhar durante cerca de 40 minutos, acrescentando água se for necessário, ou até a carne estar tenra. Por fim, acrescente um copo de água a ferver e junte as couves de bruxelas. Deixe cozinhar em lume médio até as couves estarem tenras. Sirva acompanhado por massa ou arroz branco.
 

Carne estufada com legumes

legumes

Ingredientes
750g carne de vaca
1 cebola
2 dentes de alho
100g cenoura bebé
100g curgete
100g couve branca
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
1 copo de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Faça um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe alourar e junte a carne partida em pedaços. Tempere com sal e pimenta e junte a folha de louro. Mexa e deixe a carne cozinhar durante alguns minutos. Depois, acrescente a polpa de tomate e o vinho. Mexa bem e deixe cozinhar durante cerca de 25 minutos.

Por fim, acrescente as cenouras, a curgete em pedaços e a couve branca em juliana. Tape e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. Os legumes largam muita água, mas se achar necessário acrescente um pouco de água quente. Sirva acompanhado de massa cozida.

Estas receitas de carne estufada são deliciosas e agradam a miúdos e graúdos. Experimente estas receitas e seja uma estrela na cozinha.
Veja também: