3 ótimas receitas de carne picada com arroz

A combinação entre arroz e carne picada não é a mais comum na nossa culinária: aponte estas três receitas que aliam sabores inesperados.

3 ótimas receitas de carne picada com arroz
Combinações perfeitas de sabor

As três receitas de carne picada com arroz que a seguir sugerimos são muito fáceis de fazer e podem ser uma excelente solução para sobras de outras refeições. Quer seja o arroz branco que tenha sobrado de outra refeição, quer seja a carne picada, aproveite estas ideias para os transformar em novos e deliciosos pratos.


Receitas deliciosas de carne picada com arroz


Empadão de arroz

empadão

Ingredientes
300g arroz agulha
1 cebola
Azeite
400g carne picada
1 chouriço
1 copo de leite
1 c. sopa de farinha
Queijo ralado
Sal, pimenta e noz moscada q.b.


Modo de preparação
Coza o arroz em água abundante com um pouco de sal. Escorra, passe por água fria e reserve. Num tacho, faça um refogado com a cebola picada e o azeite. Quando a cebola alourar, junte a carne picada e o chouriço partido aos bocadinhos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Mexa até a carne ganhar uma cor uniforme.

Espalhe a farinha por cima da carne e regue com o leite. Mexa bem e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos, em lume brando. Num tabuleiro de ir ao forno, espalhe uma primeira camada de arroz sobre a qual dispõe a carne picada. Polvilhe com queijo ralado e tape com o restante arroz. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até o queijo gratinar.
 

Arroz branco com carne picada

arroz

Ingredientes
400g carne picada
1 chávena de arroz carolino
3 chávenas de água
3 tomates pelados
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
1/2 copo de vinho branco
Salsa picada
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Faça um refogado com a cebola picada, os alhos picados e o azeite. Junte a carne e mexa até a carne ficar com uma cor uniforme. Junte os tomates partidos aos pedaços, o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe estufar durante alguns minutos. De seguida, junte a água e quando esta levantar fervura, adicione o arroz.

Retifique os temperos e deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido (mais ou menos 15 minutos). Sirva quente acompanhado por uma salada.
 

Arroz com carne picada e feijão

carne picada

Ingredientes
350g de carne picada
200g arroz carolino
1 lata de feijão
1 c. chá de paprica
Sal e pimenta q.b.
1 copo de polpa de tomate
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite


Modo de preparação
Faça um refogado com os alhos picados, a cebola picada e o azeite. Quando alourar, junte a carne e deixe fritar, mexendo até ganhar uma cor uniforme. Junte o arroz e continue a mexer durante cerca de dois minutos. Junte duas chávenas e meia de água, a polpa de tomate, tempere com sal, pimenta e paprica, mexa bem e deixe cozinhar.

Quando estiver a ferver, junte o feijão com o respetivo molho, a folha de louro e deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido. O arroz deve ficar malandro, por isso sirva de imediato para não secar.

Estas receitas de carne picada com arroz são deliciosas e muito fáceis de preparar. Pode substituir alguns dos ingredientes por sobras que tenha em casa para os reaproveitar. Se não costumava unir a carne picada ao arroz, verá como depressa os hábitos vão mudar.
Veja também: