4 receitas de carne picada simples e baratas

Lasanha, empadão, croquetes… está farto das receitas de carne picada de sempre? Experimente estas quatro sugestões diferentes.

4 receitas de carne picada simples e baratas
Receitas para todos os dias

Se está a precisar de variar as receitas de carne picada, chegou a sítio certo. Quem não gosta de chili com carne, pimentos recheados, rissóis? Pois bem, não é nada disso que sugerimos como receitas de carne picada. Trazemos-lhe não só receitas diferentes como outros tipos de carne além das habituais carne de vaca e de porco. 
 

4 receitas e carne picada para variar a ementa 


Almôndegas de cordeiro e feta com rigatoni

almôndegas

Ingredientes
600 g carne de cordeiro picada
100 g queijo feta esfarelado
2 c. de sopa de orégãos frescos picados
1/4 chávena de salsa picada
2 dentes de alho esmagados
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 c. de sopa de azeite
1 frasco de molho de tomate (500 g)
375 g massa rigatoni (ou outra massa curta)
1 c. de sopa de folhas de orégãos para servir


Modo de preparação
Misture a carne picada com o queijo, os orégãos picados, a salsa, o alho, o sal e a pimenta. Passe as mãos por água para humedecer, forme bolas com a mistura (medida: uma colher de sopa). Numa frigideira, aqueça o azeite em lume médio e cozinhe as almôndegas, virando-as, durante 5 minutos ou até ficarem douradas. Adicione o molho de tomate com 1/3 de chávena de água. Deixe levantar fervura, baixe o lume e deixe borbulhar durante 10 minutos ou até estarem cozinhadas. Entretanto, coza a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorra massa, divida-a por pratos e cubra com almôndegas e o molho. Sirva com as folhas de orégãos.

 

Rolo de carne italiano

rolo de carne

Ingredientes
1 c. de sopa de azeite
2 cebolas picadas
2 dentes de alho esmagados
1 kg carne picada
3/4 chávena de pesto de tomate seco
2 1/2 chávenas de pão ralado de fresco
1 lima - raspa
1 ovo
1/2 chávena de parmesão ralado
40 g manteiga sem sal derretida


Modo de preparação
Aqueça o forno a 200 graus. Unte uma forma de pão com azeite, forre com papel vegetal e deixe as bordas caírem para ambos os lados. Aqueça o azeite numa frigideira em lume médio e adicione a cebola e o alho. Cozinhe por 4 minutos ou até ficar mole. Retire do lume e deixe arrefecer. 

Numa taça, misture a carne picada, o pesto, uma chávena do pão ralado, a raspa da lima, o ovo e a metade da mistura de cebola, o parmesão e a manteiga. Cubra o rolo de carne com esta mistura. Tape com papel de alumínio e asse por mais 15 minutos. Retire o papel e asse por mais 15 minutos ou até cozinhar no interior. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente. Corte em fatias e sirva com uma salada.

 

Hambúrgueres de peru

hamburgueres

Ingredientes
10 g manteiga
1 cebola picada 
450 g carne de peru picada
5 c. de chá de tomilho picado
5 c. de chá de salsa picada
1 ovo batido
Sal q.b.
Pimenta q.b.
4 c. sopa de azeite
4 ciabattas ou pães de hambúrguer
4 folhas de alface
4 c. de sopa de maionese


Modo de preparação
Derreta a manteiga numa frigideira pequena em lume médio-baixo. Adicione a cebola e cozinhe até ficar mole e dourada. Deixe arrefecer. Misture a carne picada com as ervas e o ovo. Tempere a gosto com sal e pimenta, adicione as cebolas e misture. Forme hambúrgueres. Aqueça o azeite numa frigideira e cozinhe os hambúrgueres, por 5 minutos, de cada lado ou até estarem cozinhados a gosto. Corte os pães ao meio e torre ligeiramente no forno. Coloque uma folha de alface em cada pão, barre com maionese, cubra com o hambúrguer e sirva.

 

Chamuças de cordeiro, coentros e lima

chamuças

foto: everythingvegan

Ingredientes para as chamuças

2 c. de sopa de azeite
300 g carne de cordeiro picada
1 cebola picada
1 c. de chá de cominhos em pó
1 c. de chá de sementes de coentros picados
100 g ervilhas congeladas
1 c. de sopa de coentros frescos picados
5 folhas de massa filo
1 ovo batido


Ingredientes para o molho
200 ml iogurte natural
3 c. sopa de sopa de coentros picados 
1 alho-francês bebé picado
Sumo de 1/2 lima
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Modo de preparação
Aquela o forno a 220 graus. Aqueça o azeite numa frigideira e adicione a carne picada, a cebola e as especiarias. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 10 minutos ou até a carne estar cozinhada e o líquido evaporado. Junte as ervilhas e cozinhe por 1 minuto. Retire do lime de adicione os coentros, o sal e a pimenta. Coloque as folhas filo numa superfície de trabalho. Corte ao meio em comprimento e, depois, ao meio em largura - vai obter quatro rectângulos por cada folha inteira. Cubra todos os pedaços de filo, exceto um, com um pano de cozinha húmido (para não secar). 

Coloque o retângulo que vai rechear na sua frente, na horizontal (em comprimento). Coloque uma colher de chá da mistura de carne por cima do bocado mais perto de si. Dobre a massa dessa ponta uma vez por cima do recheio. Dobre ambas as pontas compridas, e volte a enrolar e a enrolar, para longe de si, até formar um embrulho. Pincele a ponta final com o ovo batido. Repita com os restantes pedaços de filo. Coloque as chamuças num tabuleiro e cozinhe no forno por 10 minutos ou até ficarem douradas. Entretanto, para o molho de lima, misture todos os ingredientes numa tigela, tempere com sal e pimenta a gosto e sirva.

Todas as receitas de carne picada foram retiradas do livro Cozinha para quem não tem tempo, da Mafalda Pinto Leite.

Veja também: