As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

As melhores e mais rápidas receitas de massa no forno

As receitas de massa no forno são sempre bem vindas porque constituem pratos que se fazem rapidamente e servem muitas pessoas: conheça algumas sugestões.

As melhores e mais rápidas receitas de massa no forno
Quente, gratinada e de ficar com água na boca

As receitas de massa no forno têm normalmente muitos adeptos: tanto crianças como adultos adoram os sabores da massa realçados pela ida ao forno e possibilidade de topos gratinados.

Ninguém consegue resistir a uma boa receita de massa quer seja como prato principal, quer como acompanhamento. Além disso, a massa pode ser usada tanto em pratos mais leves como em refeições que o deixem mais satisfeito. A sua versatilidade é um dos seus pontos fortes.


Massa no forno: receitas para encher a mesa, os olhos e a barriga


Macarrão no forno

macarrão

Ingredientes
450 g macarrão
1 pacote de molho béchamel
125 g fiambre
50 g margarina
80 g queijo ralado
Sal q.b.


Modo de preparação
Coza o macarrão em água abundante com sal durante cerca de 8 minutos. Escorra e reserve. Corte o fiambre em tiras e junte-o ao macarrão. Leve-o a lume brando com a margarina e 40 g de queijo ralado, mexendo sempre. Unte um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de margarina, coloque a massa, cubra com o molho béchamel e polvilhe com o restante queijo ralado. Leve ao forno quente durante cerca de 10 minutos ou até o queijo estar dourado.
 

Penne com 5 queijos

penne

Ingredientes
65 g queijo gruyère
65 g quejo emmental
65 g quejo tipo serra
65 g queijo de bola
400 g massa penne
125 ml de natas
30 g margarina
40 g queijo parmesão para polvilhar
Pimenta e sal q.b.


Modo de preparação
Corte todos os queijos em palitos (exceto o parmesão) e tempere-os com um pouco de pimenta. Misture-lhe as natas. Coza a massa penne em água abundante com sal durante cerca de 8 minutos. Escorra a massa, misture-lhe um pouco de margarina e deite-a num tabuleiro de ir ao forno untado com margarina. Junte os queijos à massa, misturando bem. Polvilhe com queijo ralado e umas nozes de margarina e leve ao forno quente a gratinar durante cerca de 15 minutos.
 

Cotovelos do mar no forno

cotovelos

Ingredientes
1 embalagem camarões congelados
2 medalhões de pescada
2 dentes de alho
400 g de massa cotovelo
20 g margarina
1 pacote de molho béchamel
Azeite e sal q.b.


Modo de preparação
Salteie os camarões congelados numa frigideira com azeite e os dentes de alho até ficarem cozinhados. Coza os medalhões de pescada e reserve. Coza a massa cotovelo em água abundante com sal durante cerca de 8 minutos. Escorra, misture um pouco de margarina e reserve. 

Num tabuleiro de ir ao forno untando com um pouco de margarina, deite a massa, os camarões com os respetivo molho de azeite (e o alho - se gostar), junte os medalhões de pescada desfeitos e misture tudo. Cubra com o molho béchamel, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar durante cerca de 10 minutos ou até que o queijo esteja dourado.

As receitas de massa no forno são de comer e chorar por mais. Se prefere versões mais light destas receitas, pode sempre substituir o molho béchamel por queijo ricotta ou optar por massas integrais.
Veja também: