As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

As 4 receitas de massa preferidas das bloggers

Precisa de novas receitas de massa? Hoje trazemos 4 novas sugestões rápidas, práticas e carregadas de sabor.

As 4 receitas de massa preferidas das bloggers
Massa nunca falha!

As receitas de massa são as suas preferidas? Nada como um prato cheio de hidratos, verdade? O melhor de tudo, nas receitas de massa, é que em poucos minutos tem uma refeição pronta e os comensais satisfeitos. A pensar nisso, hoje trazemos 4 novas receitas de massa para a ementa da semana.
 

4 receitas de massa simples e deliciosas 

 


Linguini com cogumelos, alho francês e bacon

cogumelos

Mónica Pinto, fotógrafa, blogger e cozinheira de mão cheira, lançou recentemente o seu primeiro livro de receitas e conquistou-nos com esta carbonara diferente.

Ingredientes
500 g de linguini
200 ml de natas
1 alho francês médio picado
150 g de cogumelos marrom fatiados
100 g de bacon cortado em cubos
1 dente de alho ralado
2 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de vinho do Porto
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.


Modo de preparação
Refogue o alho francês até ficar transparente, junte o bacon, o alho ralado e deixe refogar cerca de 1 ou 2 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione os cogumelos e o vinho do Porto, mexa um pouco e baixe o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar durante 15 minutos - junte um pouco de água se secar. Entretanto, coza a massa de acordo com a embalagem.

Junte as natas ao molho, tempere com pimenta e sal a gosto e retire do lume. Escorra a massa mas reserve um pouco da água para deslaçar o molho, se necessário. Misture o molho com a massa e mexa bem para misturar todos os ingredientes. Sirva de imediato.

 


Massa com camarão e pimento vermelho

massa com camarão

No Lume Brando, os doces são os prato do dia mas, por vezes, a Teresa Rebelo prepara verdadeiras iguarias que, além disso, são simples e rápidas. Quanto às quantidades, adaptem ao vosso gosto e ao número de bocas.

Ingredientes
Camarões crus sem casca 
Pimento vermelho em conserva 
Cebola
Azeite 
Alho
Vinho branco
Esparguete
Salsa



Modo de preparação
Refogue a cebola e o alho picado. Junte o pimento também picado, deixe apurar 1 ou 2 mintuos e junte o vinho branco a gosto. Deixe evaporar um pouco, junte os camarões e mexa de vez em quando, até os camarões ficarem vermelhinhos mas al dente. Misture a massa previamente cozida e polvilhe com salsa picada antes de servir.

 


Esparguete com pesto de coentros e mexilhão

massa com pesto

No Basta Cheio, da Susana Ferreira, uma combinação improvável despertou a nossa curiosidade não podíamos deixar de partilhar este pesto com mexilhões.

Ingredientes
250 g de mexilhão com concha 
1 mão cheia de amêndoas sem pele
1 malagueta seca pequena
60 g coentros frescos
2 dentes de alho
4 folhas de manjericão fresco
50 g de queijo parmesão
Pimenta q.b. 
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 folha de louro
Esparguete
Água


Modo de preparação
Comece por preparar o pesto colocando um dente de alho, os coentros, as amêndoas e o queijo parmesão num robot de cozinha e triture muito bem. Adicione azeite a gosto e tempere com sal e pimenta. Se necessário, ajuste as quantidades até obter a consistência pretendida. 

Num frigideira, coloque um fio de azeite, acrescente um dente de algo esmagado e a malagueta aberta ao meio, se preferir, sem pevides. Quando o azeite estiver bem quente acrescente o mexilhão, tempere com uma pitada de sal e um pouco de coentros. Assim que abrir a concha, deixe cozinhar uns 4 a 5 minutos, dependendo do tamanho dos mexilhões.

Coza a esparguete de acordo com a embalagem, quando cozida, escoe e envolva bem o pesto. Junte os mexilhões e envolva delicadamente. Sirva polvilhado com um pouco de parmesão ralado e coentros picados. 

 


Massada de peixe com um toque algarvio

massada

No Cinco Quartos de Laranja, a Isabel Zibaia sugere uma massada com um toque tradicional, um cheirinho a férias e a Algarve. Parece-nos a combinação perfeita.

Ingredientes
500 g massa cotovelinhos
300 g miolo de camarão 
600 g peixe a gosto
2 dentes de alho
2 dentes de alho 
1 dl azeite
1 cebola
1 ramo de salsa
1 ramo de coentros
Piripíri tradicional com aguardente de medronho
1 c. de café de açafrão-das-índias
1,5 l água de cozedura do peixe
Sal q.b. 


Modo de preparação
Refogue os dentes de alho, a cebola picada e os tomates limpos de peles e sementes, em lume brando. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junte os coentros, a salsa e cozinhe mais um pouco. Quando pronto, triture.

À parte, coza o peixe com água e sal, quando cozido, limpe-o de peles e espinhas. Adicione a água da cozedura ao refogado, quando ferver, junte a massa, ajuste os temperos e deixe cozer. Quando estiver quase pronta, adicione o miolo de camarão, piripíri a gosto, o açafrão e o peixe às lascas. Sirva com coentros picados por cima.

*todas as imagens correspondem às receitas originais, pertencendo às autoras dos blogs supracitados.

Veja também: