As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

3 receitas de massas saudáveis e práticas

As receitas de massas saudáveis que aqui apresentamos são uma excelente forma de obter os hidratos de carbono necessários a uma dieta equilibrada: experimente-as! 

3 receitas de massas saudáveis e práticas
Saúde e energia num prato de massa

As receitas de massas saudáveis que apresentamos a seguir combatem a ideia errada de algumas pessoas de que as massas engordam. Na verdade, os hidratos de carbono obtidos a partir das massas são essenciais a uma dieta equilibrada e ideal para pessoas ativas - é delas que obtemos grande parte da energia de que necessitamos para desempenharmos as infindáveis obrigações diárias.

O que engorda, na maior parte das vezes, são os molhos ou os acompanhamentos destes pratos, mas quem acaba por ficar com as culpas, erradamente, são as massas. Para conseguir obter ainda mais fibra e menos calorias pode sempre optar pela versão integral das massas que, para além de mais saudáveis, são igualmente saborosas.


Receitas com massa saudáveis, light e saborosas


Massa saudável com pescada gratinada

pescada

Ingredientes
200g massa fusili (pode ser integral)
1 embalagem de espinafres
3 lombos de pescada
camarão q.b.
queijo magro ralado
sal q.b.


Modo de preparação
Coza a massa em água abundante com sal, durante cerca de 8 minutos. Escorra e reserve. Coza os espinafres. Escorra e reserve. Coza os lombos de pescada. Desfie e reserve. Num tabuleiro de ir ao forno disponha uma camada de massa, por cima coloque os espinafres bem escorridos.

Por cima dos espinafres, coloque a pescada desfiada e os camarões. Polvilhe generosamente com o queijo ralado e leve ao forno até gratinar.
 

Massa saudável com legumes

legumes

Ingredientes
200g massa (qualquer tipo)
1 cebola
1 curgete
1 cenoura
100g bróculos
2 c. sopa queijo ricotta
sal e azeite q.b.


Modo de preparação
Coza a massa em água abundante com um pouco de sal, durante cerca de 8 minutos. Escorra e reserve. Coza os brócolos. Escorra e reserve. Numa frigideira refogue a cebola partida às rodelas num pouco de azeite.

Corte a curgete e a cenoura usando um espirilizador e salteie-as no azeite e cebola durante alguns minutos ou até amaciarem. Junte a massa com os brócolos e o preparado da frigideira. Envolva muito bem com o queijo ricotta.
 

Massa com cogumelos e tomate

cogumelos

Ingredientes
200g massa tagliateli
1 cebola
2 dentes de alho
300g cogumelos fatiados
8 tomates cereja
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Coza a massa em água abundante durante com um pouco de sal, durante cerca de 8 minutos. Escorra e reserve. Numa frigideira ou num wok ponha os dentes de alho e a cebola picada em azeite e deixe alourar. Depois, junte os cogumelos fatiados e os tomates partidos a meio e tempere com sal e pimenta. Junte o preparado à massa, polvilhe com salsa picada e sirva. Pode usar um pouco de azeite para temperar no prato.

Estas receitas de massas saudáveis são para comer sem problemas de consiência. Lembre-se que o azeite é das gorduras mais saudáveis que pode usar. Evite o uso de molhos como maionese e ketchup, especialmente se forem comprados já feitos.

Veja também: