As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

5 deliciosas receitas de Natal na Yämmi

Um dos aspetos positivos dos robots de cozinha é o tempo que nos poupam na cozinha. Tome nota destas receitas de Natal na Yämmi e não terá de se preocupar com nada.

5 deliciosas receitas de Natal na Yämmi
Receitas fáceis e baratas para um Natal mais "yämmi"!

Se tem um robot de cozinha em casa dê-lhe bom uso nas épocas festivas, seguindo estas 5 receitas de Natal na Yämmi. Simples mas muito saborosas vão fazer as delícias da sua família e ninguém precisa saber o seu segredo. 
 

5 receitas de Natal Yämmi para surpreender a família


Recheio para Peru

recheio

Ingredientes

300 g castanhas
1 cebola
2 dentes de alho
130 g bacon
70 g chouriço
90 ml azeite
25 ml vinho do Porto branco
60 g sultanas
25 g pinhões 
60 g azeitonas pretas descaroçadas


Modo de preparação
Não há Natal sem peru e uma das partes mais importantes do peru é o recheio. Se seguir esta receita de Natal na Yämmi à risca, o recheio fica pronto em poucos minutos. Comece por assar as castanhas a 180 graus até ficarem douradas, deixe arrefecer e triture durante 20 segundos na velocidade 5 e reserve à parte.

Coloque no copo da Yämmi as azeitonas e pique durante 20 segundos, na velocidade 4. Retire e reserve. No copo, coloque a cebola, os alhos, o bacon e o chouriço cortados em pedaços e pique durante 30 segundos na velocidade 6. Junte o azeite e refogue durante 5 minutos, na velocidade 1, na temperatura máxima (ST).

Adicione o vinho do Porto e programe 3 minutos, na velocidade 1, na temperatura máxima (ST). Junte os restantes ingredientes – que reservou há pouco – e envolva tudo.
 

Bolo Rei Salgado

bolo rei

Ingredientes
30 g fermento de padeiro fresco
100 ml leite à temperatura ambiente
500 g farinha sem fermento
2 ovos
40 g manteiga à temperatura ambiente
60 ml azeite
40 ml vinho do Porto
Raspa de 1/2 laranja (opcional)
1 c. chá de sal
100 g bacon aos cubos
100 g fiambre aos cubos
150 g chouriço às rodelas
100 g azeitonas pretas às rodelas
80 g miolo de noz
60 g amêndoas tostadas
1 c. sopa de orégãos secos
Ovo para pincelar
Farinha para polvilhar
Manteiga para untar q.b.
Raminhos de alecrim fresco


Modo de preparação
Esta receita de Natal na Yämmi exige um pouco de paciência mas vai ver que o resultado vale a pena. No copo coloque o leite e o fermento de padeiro e programe 2 minutos na velocidade 2 a 37 graus. Depois, junte a farinha e programe 1 minuto na velocidade 3. Deixe repousar no copo durante 30 minutos ou até duplicar o volume. Adicione a manteiga, os ovos, o azeite, o Vinho do Porto e a raspa da laranja e mexa durante 1 minuto na velocidade 3.

Programe a Yämmi para 2 minutos, na velocidade 3 e, com a máquina em funcionamento, vá juntando a farinha e o sal pela abertura. Antes de passar ao passo seguinte é importante que confirme que ficou bem misturado. Deixe levedar durante 2 horas ou até duplicar o volume. Corte o fiambre e o bacon em cubos e o chouriço e as azeitonas às rodelas. Lembre-se que convém reservar alguns para decorar no final.

Agora que a massa levedou, programe 1 minuto na velocidade 3 e, com a máquina em funcionamento, adicione os orégãos, a amêndoa, o miolo de noz, o fiambre, o bacon, as azeitonas e o chouriço. Retire a massa do copo e amasse-a um pouco com as mãos para envolver melhor qualquer ingrediente que tenha escapado.

Faça uma bola com a massa e polvilhe-a com farinha. Molde-a em forma de círculo, una as pontas e coloque num tabuleiro untado manteiga e farinha. No centro coloque um copo resistente à temperatura com um pouco de água para que a massa não se cole. Deixe levedar durante 1 hora ou até duplicar o volume e pré-aqueça o forno a 180 graus.

Pincele a massa com ovo, decore com os enchidos, os frutos secos, as azeitonas e o alecrim e leve ao forno durante 40 minutos.
 

Aletria

aletria

Ingredientes
1l + 150 ml leite
200 g açúcar
150 g aletria
30 g manteiga
4 gemas
Casca de um limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
Canela em pó


Modo de preparação
No copo coloque o litro de leite, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Programe 10 minutos, na velocidade 1, a 100 graus. Adicione o açúcar e continue por mais 5 minutos na mesma temperatura e velocidade. Com a máquina a trabalhar, pela tampa, vá adicionando a aletria partida e uma pitada de sal.

Numa taça à parte, bata as gemas e adicione-as aos 150 ml de leite. Programe 4 minutos a 100 graus e na velocidade 1, e pela abertura da tampa adicione as gemas lentamente. Coloque num prato bonito, polvilhe com canela a gosto e sirva quente!
 

Licor de Chocolate

licor

Ingredientes
250 g chocolate preto 70% de cacau
400 g açúcar mascavado
450 g água
50 g natas
1 lata leite condensado (400 g, aproximadamente)
500 g aguardente


Modo de preparação
Coloque o açúcar no copo e pulverize durante 20 segundos, na velocidade 10. Junte o chocolate em pedaços pequenos e triture durante 30 segundos, também na velocidade 10. Agora adicione a água e as natas e programe 35 minutos, na velocidade 4 a 90 graus. Retire a tampa para arrefecer durante 30 minutos.

Esta receita de Natal na Yämmi não está terminada sem antes juntar o leite condensado, a aguardente e programar 3 minutos na velocidade 3. Deixe arrefecer e só quando estiver totalmente frio é que deve verter o licor para garrafas de vidro. Conserve no frigorífico e sirva com gelo.
 

Pão de Ló de Ovar

pão de ló

Ingredientes
12 gemas
4 ovos inteiros
200 g açúcar
1 pitada de sal fino
100 g farinha com fermento
Manteiga para untar
Papel vegetal q.b.


Modo de preparação
Comece por pré-aquecer o forno a 220 graus e coloque o misturador na Yämmi. De seguida, no copo, junte os ovos, as gemas, o açúcar e o sal. Programe 14 minutos, na velocidade 3, a 37 graus. Junte a farinha e programe 15 segundos na velocidade 3. Não avance para o passo seguinte sem confirmar que ficou tudo bem misturado.

Unte um pedaço de papel vegetal com a manteiga e forre uma forma redonda sem buraco (o ideal seria que a forma tivesse 22 cm de diâmetro). Verta o preparado e leve ao forno durante 14 minutos. Sirva quando arrefecer. 
Veja também: