3 receitas de peixe saudáveis e saborosas

As receitas de peixe deveriam ser as preferidas nos lares portugueses e a razão é simples: são repletas de sabor. Anote estas três receitas de peixe saudáveis.

3 receitas de peixe saudáveis e saborosas
Saúde e nutrição em receitas deliciosas

As receitas de peixe saudáveis que apresentamos a seguir são muito, muito fáceis de confecionar e prometem um festival de sabor à mesa. Com o mote de ter o paladar do mar no prato, deixe de lado desculpas para não cozinhar peixe em casa e delicie-se com os resultados. Aproveite todas as vantagens que o peixe traz para a saúde e prepare refeições repletas de sabor com muita facilidade.

Vamos começar?

Receitas de peixe: saúde e sabor à mesa


Bacalhau com castanhas

bacalhau com castanhasFonte: Nárwen’s Cuisine

Para 4 pessoas

Ingredientes
4 lombos de bacalhau demolhado
4 c. chá de farinha
2 cebolas
6 dentes de alho picados
500g de castanhas
400g grelos 
120g queijo de Azeitão
Azeite e sal q.b.

Modo de preparação

  1. Aqueça o azeite com os 2 dentes de alho esmagados e a folha de louro numa frigideira.
  2. De seguida, frite as postas de bacalhau – dos dois lados -, até ficar dourado. Retire do lume e reserve.
  3. Na frigideira onde fritou o bacalhau previamente, adicione mais de azeite e junte 2 dentes de alho esmagados (pode retirar os anteriores).
  4. Salteie as castanhas e os grelos com uma pitada de sal.
  5. Numa panela à parte, faça um refogado com o azeite e as cebolas partidas em rodelas.
  6. Num tabuleiro, arranje os lombos de bacalhau e cubra com as castanhas e os grelos, as cebolas refogadas e, por fim, o queijo.
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até gratinar o queijo.

Filetes no forno com ervilhas

peixe

Ingredientes para o arroz
1 cebola
azeite
2 chávenas de arroz
3 chávenas de água
100g ervilhas
sal q.b.

Ingredientes para os filetes
200g filetes (pescada ou peixe gato)
1 ovo
2 pães do dia anterior
leite
vinho branco
azeite

Modo de preparação
Descongele os filetes, tempere-os com sal, um pouco de vinho branco e umas gotas de leite. Reserve no frigorífico. Rale o pão no liquidificador ou robô de cozinha e reserve.

Faça um refogado com a cebola picada e um pouco de azeite. Deixe alourar e depois junte o arroz, mexendo um pouco. Acrescente a água a ferver, uma pitada de sal e as ervilhas. Tape e deixe cozinhar em lume médio até o arroz estar cozido e seco. Pode também substituir o arroz por puré de ervilhas.

Cubra um tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal. Passe os filetes pelo pão ralado, depois pelo ovo batido, e depois novamente pelo pão ralado. Coloque-os no tabuleiro, salpique-os com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos. Nos últimos 5 minutos ative a resistência de cima para gratinar um pouco.

Sirva os filetes e o arroz acompanhados de uma salada de tomate, alface e cebola, temperada com sal, azeite e vinagre.


Pescada gratinada em cama de espinafres

pescada

Ingredientes
750g espinafres
3 dentes de alho
azeite
3 medalhões de pescada
100g camarões
Queijo magro ralado
sal q.b.

Modo de preparação
Coza os espinafres em água e sal. Escorra bem os espinafres e salteie-os numa frigideira com azeite e os dentes de alho esmagados. Reserve. Coza os medalhões de pescada e os camarões.

Num tabuleiro de ir ao forno, disponha os espinafres salteados na base e, por cima, espalhe os medalhões desfeitos e os camarões. Regue com um pouco de azeite e cubra, generosamente com o queijo magro. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 15 minutos ou até o queijo estar dourado.


Lombos de salmão com legumes salteados

salmão

Ingredientes
2 lombinhos de salmão
1 curgete
400g couve coração
4 dentes de alho
azeite
sumo de limão
sal q.b.

Modo de preparação
Tempere os lombinhos de salmão com sumo de limão, uma pitada de sal e 1 dente de alho picado. Corte a couve e a curgete em juliana. Num frigideira ou num wok, aqueça os alhos esmagados num pouco de azeite.

Junte a couve e a curgete e deixe saltear até ficarem suaves, mexendo regularmente. Grelhe os lombinhos de salmão num grelhador sem gordura. Sirva os lombos acompanhados dos legumes salteados.

Como vê, não pode deixar de experimentar estas receitas de peixe saudáveis, às quais ninguém lá em casa vai conseguir resistir.

Veja também: