6 receitas de Portugal que tem que conhecer

Receitas de Portugal para todos os gostos. Da carne ao peixe, sem esquecer os doces, estão aqui algumas das nossas iguarias mais tradicionais e apreciadas nas suas receitas originais.

6 receitas de Portugal que tem que conhecer
Pato, bacalhau, porco, polvo e ovos!

Que à mesa portuguesa se comem as melhores iguarias, não é novidade mas será que sabe preparar algumas das mais tradicionais receitas de Portugal? Se não sabe, vai passar a saber. Escolhemos 6 receitas de Portugal que não podem faltar no reportório de qualquer cozinheiro nacional. 
 

6 receitas de Portugal essenciais numa mesa tradicional

 

 


Rojões à moda do Minho

rojões

Ingredientes
800 g perna de porco com gordura mas sem pele
3,5 dl vinho verde branco
2 c. de sopa de banha
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 c. de sobremesa de colorau
Sal q.b.
Pimenta q.b.
20 castanhas assadas
350 g belouras ou bolachos
350 g tripa enfarinhada
100 g fígado de porco
100 g sangue cozido


Modo de preparação
Corte a carne em cubos com cerca de 10 cm de lado e deixe a marinar, durante 2 horas, com o vinho, os dentes de alho esmagados, sal, pimenta e o louro. Leve ao lume - se possível, num tacho de ferro - e deixe cozer em lume forte até o vinho evaporar. Junta a banha e deixe os rojões cozer até alourarem bem.

Junte ao molho o colorau dissolvido em vinho verde. Retire um pouco da gordura de cozer os rojões para uma frigideira e frite a tripa enfarinhada, cortada em pedaços de 3 cm, de seguida junte as belouras cortadas em rodelas de 0,5 cm de espessura e o fígado e o sangue cortados em fatias. À medida que os ingredientes fritam, junte-os aos rojões, assim como as castanhas descascadas. Sirva com batatinhas.

 


Bacalhau à Gomes de Sá

bacalhau

Ingredientes
500 g bacalhau demolhado
500 g batatas
1,5 dl azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
Azeitonas pretas
Salsa
5 dl leite
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Modo de preparação
Escalde o bacalhau com água a ferver, tape, abafe o recipiente com um cobertor e deixe repousar durante 20 minutos. Escorra o bacalhau, retire as peles, as espinhas e desfaça-o em lascas. Coloque-as num recipiente fundo, cubra-as com leite bem quente e deixe a marinar entre 1 a 3 horas.

Entretanto, corte as cebolas e o dente de alho às rodelas e leve-os a lourar ligeiramente em azeite. Junte as batatas cozidas com pele mas peladas e cortadas às rodelas. Junte o bacalhau escorrido. Mexa tudo sem refogar. Tempere a gosto, coloque num tabuleiro e leve ao forno durante 10 minutos, polvilhado com salsa picada, rodelas de ovo picado e azeitonas. 

 


Arroz de polvo

arroz de polvo

Ingredientes
1 polvo
2 dl de vinho tinto
1 cebola
1,5 dl azeite
2 dentes de alho
3 tomates
1 pimento
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Malagueta
1 chávena de arroz


Modo de preparação
Prepare e coza o polvo num pouco de água com vinho tinto. Quando cozido, reserve o líquido e corte-o em rodelas. Leve as cebolas, os alhos, os tomates sem grainhas e os pimentos em tiras a refogar. Tempere com a malagueta, o sal e a pimenta. Adicione três chávenas do líquido de cozer o polvo, quando levantar fervura, ajuste os temperos e adicione o arroz lavado e escorrido.  Deixe cozer em lume brando até ficar cozido e bem molhado.

 


Arroz de pato

arroz de pato

Ingredientes
1 pato
Sangue do pato
500 g arroz
1 cebola
2 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de banha
Pimenta q.b. 
0,5 dl vinagre 
Salsa
Sal


Modo de preparação
Meça o arroz em chávenas. Numa caçarola - de preferência, de barro - faça um refogado com a cebola picada, a salsa, o azeite e a banha. Quando alourar, junte o pato, a quantidade de água necessária e deixe estufar lentamente para não queimar. Tempere com sal e pimenta.

Assim que o pato estiver cozido, a água deve ser suficiente para o arroz - cerca de duas vezes o volume do arroz. Retire o pato e adicione o arroz ao caldo a ferver. Junte o sangue e mexa. Entretanto, corte o pato, retire os ossos e desfie um pouco. Adicione o pato ao arroz e leve a caçarola ao forno até o arroz cozer e secar.

 


Pão-de-ló

pão-de-ló
Imagem: As minhas receitas
Ingredientes
12 gemas
4 claras
250 g açúcar
150 g farinha


Modo de preparação
Bata ovos com o açúcar durante 25 minutos, com a batedeira elétrica, e 45 minutos à mão. Junte a farinha em chuva suave e continue a bater até perfazer o tempo, isto é, 35 minutos à máquina e 1 hora à mão. Forre com quatro folhas de papel cavalinho uma forma com um buraco no meio, unta-se, deita-se dentro a massa e leva-se a cozer em forno bem quente. Quando o pão-de-ló estiver bem crescido e fofo, reduz-se o calor e, se for preciso, tape com papel. A cozedura pode levar entre 30 a 40 minutos. 

 


Pudim de Abade de Priscos

pudim

Ingredientes
400 g açúcar
50 g toucinho fresco
15 gemas
5 dl água
1 cálice de vinho do Porto
1 casca de limão
1 pau de canela
Caramelo (200 g açúcar)


Modo de preparação
Leve o açúcar a o lume com a água, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho cortado em tiras fininhas. Deixe ferver até ao ponto de fio (103 graus). Retire a calda do lume, deixe arrefecer e junte-se as gemas misturadas com o vinho do Porto. Deite a massa numa forma de pudim com tampa, previamente barrada com caramelo. Leve a cozer em forno bem quente, a 250 graus, em banho-maria, durante cerca de 1 hora. Desenforma-se quase frio.

Todas as receitas de Portugal indicadas foram retiradas do livro Cozinha Tradicional Portuguesa, de Maria de Lourdes Modesto.

Veja também: