As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas de pratos requintados com sobras

Para confecionar pratos requintados com sobras basta seguir as 4 receitas que sugerimos: as sobras também podem impressionar.

4 receitas de pratos requintados com sobras
Aproveite o que sobrou para impressionar

As 4 receitas para pratos requintados com sobras que aqui descrevemos podem ser confecionadas de forma simples e rápida, ao mesmo tempo que impressionarão todos os comensais.


Receitas requintadas com sobras que vão impressionar



Beringelas recheadas

beringela

Ingredientes

2 beringelas
Sobras de carne (estufada, assada ou grelhada)
1 cebola
Queijo parmesão
Azeite
Sal e pimenta q.b.


Modo de preparação
Corte as beringelas ao meio de forma longitudinal e retire o interior. Reserve. Faça um refogado com a cebola picada e com azeite e junte as sobras de carne picadas grosseiramente e o interior das beringelas. Deixe cozinhar durante uns minutos. Tempere com sal e pimenta.
Coloque o preparado dentro das metades das beringelas e cubra com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º. Deixe gratinar e sirva de imediato.
 

Tarte do mar

tarte do mar

Ingredientes

1 base de massa quebrada
3 ovos
Sobras de peixe cozido
Sobras de legumes cozidos
Azeitonas pretas
4 camarões cozidos
Sal e pimenta q.b.
200 ml natas


Modo de preparação
Estenda a massa quebrada numa tarteira. Bata os ovos com as natas, tempere com sal e pimenta e acrescente as sobras de peixe e de legumes. Coloque o recheio por cima da base de massa quebrada. Por fim, espalhe algumas azeitonas e os camarões por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos. Sirva ainda quente e acompanhe com uma salada.
 

Batatas salteadas

Batatas

Ingredientes

Sobras de batatas cozidas
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
1 dente de alho
1 colher de café de manjericão picado


Modo de preparação
Partas as batatas em pequenos cubos. Numa sertã, coloque o azeite e o alho picado e deixe alourar. Junte as batatas , tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando até as batatas ganharem um tom dourado uniforme. Salpique as batatas com o manjericão e sirva como acompanhamento de um prato de peixe ou carne.
 

Pudim de pão

pudim de pão

Ingredientes

80 g de sobras de pão
1 maçã
30 g de amêndoas aos palitos
30 g de manteiga ou margarina
2 ovos
100 g de açúcar
200 ml de leite
Margarina e açúcar para untar


Modo de preparação
Corte o pão e as maçãs em pedaços pequenos. Unte um pirex com margarina e polvilhe com açúcar. Coloque o pão e a maçã no recipiente untado e espalhe a amêndoa uniformemente. Derreta a manteiga e espalhe-a por cima do pão e da maçã. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme homogéneo e esbranquiçado. Adicione o leite ao preparado anterior e espalhe por cima do pão e da maçã. Leve o pirex ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos aproximadamente. Sirva morno ou frio.

Com estas sugestões de pratos requintados com sobras conseguirá aproveitar o que restou da última refeição e ainda poupar na próxima!

Veja também: