As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas de saladas para o outono

Receitas de saladas para o outono? Claro que sim. Especialmente se os dias ainda não estão muito frescos, tem que experimentar estas quatro sugestões.

4 receitas de saladas para o outono
Saladas quentes e boas

Para os primeiros dias de outono, sugerimos algumas receitas de saladas para jantares rápidos ou para a marmita de todos os dias. Ao contrário do que possa esperar, há receitas de saladas tão ou mais saciantes do que um prato considerado mais pesado, como uma sopa ou uma massa, por exemplo. Experimente e bom apetite!
 

4 receitas de saladas simples mas confortantes 


Salada de brócolos com nozes

salada de bróculos

Ingredientes
500 g brócolos
1 cebola grande
1 pimento vermelho
2 c. de sopa de azeite
1 chávena de miolo de noz
1/2 chávena de caldo de galinha
1 c. de sopa de molho de soja


Modo de preparação
Lave e separe as flores dos brócolos. Descasque e corte a cebola às fatias. Limpe o pimento e corte-o aos pedaços. Aqueça o azeite numa wok e salteie as nozes até alourarem. Retire-as com uma escumadeira e reserve. Salteie os brócolos, a cebola e o pimento na wok. Regue tudo como o caldo e o molho de soja. Quando levantar fervura, tape e cozinhe até os brócolos ficarem macios e o molho apurado. Adicione as nozes reservadas e sirva de imediato.
 

Salada de pimentos

pimentos

Ingredientes 
2 pimentos vermelhos
2 pimentos verdes
1 cebola
2 hastas de aipo
1 c. de sopa de alcaparras
1/2 chávena de azeitonas verdes
4 tomates
3 c. de sopa de vinagre
1 c .de café de açúcar
Sal q.b.
Pimenta q.b.
3 c. de sopa de azeite


Modo de preparação
Limpe os pimentos e corte-os aos cubinhos. Descasque a cebola e pique-a grosseiramente. Apare o aipo e corte aos pedaços pequenos. Misture dentro de uma tigela as azeitonas descaroçadas, as alcaparras escorridas, o aipo, a cebola e os pimentos. Escalde o tomate, tire a pele, corte-o em meias-luas e adicione-o à tigela. Misture o vinagre com o açúcar e deite sobre os vegetais. Se preferir, salteie tudo num wok para aquecer, tempere a gosto e sirva.
 

Salada oriental com lulas

lulas

Ingredientes
3 dentes de alho
Azeite q.b.
1 molho de cebolinho
1 cebola
750 g lulas limpas com cabeças
Sal
2 c. de sopa de açúcar
1 c. de sopa de manteiga
3 cenouras
1/2 pepino
1 c. de sopa de molho de peixe


Modo de preparação
Pique os alhos e doure metade com duas colheres de sopa de azeite, junte o cebolinho e cozinhe durante 1 minuto, mexendo sempre. À parte, aqueça duas colheres de sopa de azeite com o restante alho e a cebola picados. Junte as lulas cortadas em juliana fina e as cabeças aos pedaços. Salteie 5 minutos e tempere com sal.

Ferva três colheres de sopa de água com o açúcar e a manteiga durante 1 minuto em lume brando. Adicione as cenouras em juliana previamente escaldadas e escorridas. Mexa até secar. Misture, numa taça, as lulas, o cebolinho, a cenoura e o pepino às tirinhas. Condimente com molho de peixe e sirva.
 

Cuscuz com pimento e piripiri

cuscuz

Ingredientes
1 chávena de cuscuz
1 pimento vermelho
1 pimento verde
2 hastes de aipo
1/2 chávena de passas
1/4 chávena de vinagre
2 c. de chá de coentros em pó
1 c. de chá de cominhos em pó
1/2 c. de chá de piripiri em pó
1/4 chávena de azeite


Modo de preparação
Cozinhe o cuscuz de acordo com a embalagem e deixe arrefecer. Limpe os pimentos e corte-os em pedaços pequenos. Lave, apare e corte o aipo às fatias finas. Misture com os pimentos, as passas e o cuscuz. Deite num frasco com tampa, o vinagre, os coentros, os cominhos, o piripíri e o azeite. Agite bem até obter um molho cremoso. Deite sobre a salada e sirva.

Todas as receitas de saladas foram retiradas da coleção 30 receitas em 30 minutos.

Veja também: