As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas de sobremesas quentes e boas

Hoje apetece-lhe sobremesas quentes? A nós também! Chegou ao sítio certo porque temos quatro opções que vão aquecer a alma.

4 receitas de sobremesas quentes e boas
Quente, quente, a escaldar!

Às vezes, as sobremesas quentes, a escaldar, são tudo o que precisamos para confortar o estômago e o coração. Chegados ao outono ou ao inverno, nada melhor do que um creme catalão, umas trouxas com fruta ou uma deliciosa sobremesa com chocolate e picante. Experimente as nossas sobremesas quentes e o seu dia fica logo melhor.
 

4 receitas de sobremesas quentes para dias fresquinhos


Creme catalão

creme

Ingredientes
6 gemas
1 dl leite
100 g açúcar
4 c. de sopa rasas de maisena
3 cascas de limão
1 pau de canela
100 g açúcar para o caramelo
3 c. de sopa de mel
Sumo de limão
Óleo para untar


Modo de preparação
Bata as gemas com o leite, o açúcar e a maisena. Ferva o restante leite com as cascas de limão e a canela e adicione a mistura anterior, mexendo sempre, com varas de arame até retomar a fervura. Reserve sem os aromas. Ferva o açúcar para o caramelo, numa caçarola, juntamente com o mel, cinco gotas de sumo de limão e um pouco de água.

Quando o açúcar caramelizar deite rapidamente sobre papel vegetal untado com óleo. Cubra o açúcar com outro pedaço de papel vegetal e distenda-o com o rolo até obter uma folha fina. Deixe arrefecer, retire os papéis e corte aos pedaços irregulares. Deite o creme em taças, deixe ganhar alguma consistência e decore com as placas de caramelo. Sirva.
 

Trouxas de maçã e massa filo

maçã

Ingredientes
4 maçãs verdes
60 g uvas passas
Vinho do Porto q.b.
Massa filo
50 g miolo de pinhão 
Açúcar amarelo
1 casca de limão


Modo de preparação
Descasque as maçãs e retire a parte a central com a ajuda de um descaroçador. Recheie a cavidade com as uvas passas picadas depois de amolecidas em Vinho do Porto. Coloque as maçãs dentro de quadrados de massa filo. Polvilhe com pinhões e açúcar amarelo. 

Feche a massa dando a forma de trouxas, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido, a 200 graus, até a massa alourar. Num tacho ferva 0,5 dl de Vinho do Porto juntamente com uma colher de sopa  de açúcar e a casca de limão. Sirva as maçãs regadas com o molho de Vinho do Porto.
 

Flan picante de chocolate

flan

Ingredientes
4 ovos
80 g açúcar 
40 g farinha de trigo
100 g cacau
1 c. de chá de levedura de cerveja
4 dl leite
1/2 malagueta fresca 
Manteiga q.b.


Modo de preparação
Bata os ovos com o açúcar e a farinha. Junte o cacau e a levedura de cerveja. Ferva o leite com a malagueta cortada. Deixe amornar, coe e adicione-o, aos poucos, à mistura anterior mexendo sempre. Deite o preparado numa forma de pudim flan lisa que vá ao forno e à mesa, previamente barrada com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 160 graus até o pudim ficar firme. Desenforme e sirva morno.
 

Folhados com morangos e abóbora

morangos

Ingredientes
2 gemas
80 g açúcar
2 c. de sopa de Vinho do Porto
100 g polpa de abóbora 
150 g massa folhada
100 g morangos pequenos
Hortelã fresca


Modo de preparação
Prepare um creme batendo com as varas de arame, em banho-maria, as gemas com 40 g de açúcar e o Vinho do Porto. Caramelize o restante açúcar e junte a abóbora cortada às fatias finas. Cozinhe até a abóbora ficar macia e deixe arrefecer. Estenda a massa folhada e corte-a às tiras compridas. 

Recheie com os morangos limpos, lavados e enxutos, uma folha de hortelã e o doce de abóbora. Forme rolos com os pedaços da massa sem apertar demasiado. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, até a massa insuflar. Sirva os folhados regados com o creme de Vinho do Porto.

Todas as receitas de sobremesas quentes fazem parte da coleção “As melhores receitas dia a dia”.

Veja também: