Receitas do Xisto: Bolo do Casamento

É mais uma das saborosas Receitas do Xisto: Bolo do Casamento. Se tem visita planeada à região, prove esta iguaria preparada com o carinho do forno a lenha.

Receitas do Xisto: Bolo do Casamento
Do património gastronómico das aldeias beirãs

Do rico património gastronómico das aldeias beirãs, esta é mais uma das apetitosas Receitas do Xisto: Bolo do Casamento. A que partilhamos consigo foi obtida junto da Sra. D. Otília Morais, de Figueiró dos Vinhos – terra de quem aprecia um bom prato de comida e, claro, de quem tem boa mão para a cozinha. Espreite a receita, super simples, mas, se for bem preparada…é de chorar por mais!

“receitas-xisto”

Receitas do Xisto: Bolo do Casamento

receitas-do-xisto-bolo-do-casamento

O Bolo do Casamento leva poucos ingredientes e o modo de preparação é extremamente simples. Se for cozinhada num forno a lenha terá um sabor especial, uma vez que absorve aquele sabor fumado das brasas. Porém, o objetivo, é que o Bolo do Casamento fique com uma crosta estaladiça e fofinho por dentro.

Ingredientes

– Farinha
– Ovos
– Azeite
– Sal

Modo de preparação

1. Bater bem a massa composta por farinha, ovos, azeite e sal.

2. De seguida, tender a massa – bater ou arredondar na masseira, numa tábua ou numa tigela a massa que vai cozer.

3. Depois de tender, colocar, em forma de bola, a massa no forno.

4. Quanto estiver cozido, cortar e servir às fatias.

Sabores tradicionais das Aldeias do Xisto: uma visita que vale bem a pena

Nunca é demais recordar que as receitas das Aldeias do Xisto fazem parte de um património gastronómico genuíno, caseiro, à base de produtos cultivados na região e preparados com carinho pelas gentes das aldeias. Tenta-se preservar e valorizar os sabores que já atravessam várias gerações, mostrando às vindouras a história das suas raízes.

Se tivéssemos que destacar algumas das receitas que mais surpreendem, teríamos que fazer referência ao pão, aos queijos, às sopas, aos tradicionais enchidos – sobretudo aos maranhos – ao cabrito assado, chanfanas, e à doçaria típica. Para quem aprecia estes pratos tradicionais, a visita é, sem sombra de dúvida, obrigatória.

Se já tem visita planeada às aldeias, sugerimos que prove algumas destas iguarias nos seguintes restaurantes:

1. Restaurante Fiado

receitas-do-xisto-bolo-de-casamento

O restaurante Fiado situa-se na Aldeia de Xisto de Janeiro de Cimano Fundão. Com um ambiente acolhedor e com uma ementa bem portuguesa, homenageia sobretudo os pratos tradicionais e regionais, com destaque para os maranhos, para o cabrito no forno a lenha, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro.

Espreite as delícias que o restaurante oferece no seu Menu de Degustação e faça aqui a sua reserva >>

2. Restaurante Museu da Chanfana

receitas-do-xisto-bolo-de-casamento

Situado em Miranda do Corvo, este restaurante é conhecido pelo seu cardápio recheado de sabores tradicionais. Além dos maranhos, aqui pode provar as famosas chanfanas, o bucho e a tigelada – o ex-libris da doçaria regional. O restaurante dispõe de menus temáticos para dias ou épocas especiais e menus associados aos programas do Parque Biológico da Serra da Lousã, onde se situa. Faça aqui a sua reserva >>

3. Restaurante Varanda do Casal

receitas-do-xisto-bolo-de-casamento

Na Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, este restaurante é, também, uma referência na região no que toca aos maranhos, à cachola de matança, aos cogumelos selvagens, ao porco preto ou mesmo à tiborna de bacalhau. Com água na boca? Faça aqui a sua reserva >>

Veja também: