4 receitas fáceis e rápidas para dias sem tempo

Procura receitas fáceis e rápidas para o jantar de hoje? Chegou ao sítio certo porque aqui tem quatro receitas por menos de 3 euros!

4 receitas fáceis e rápidas para dias sem tempo
Simples mas surpreendentes

Receitas fáceis e rápidas? É para já! Há dias em que não há tempo nem paciência para grandes cozinhados mas nunca queremos perder o sabor e gostamos de surpreender as papilas gustativas, verdade? É a pensar nesses dias que hoje trazemos quatro receitas fáceis e rápidas mas que são surpreendentes e tem a explosão de sabor tantas vezes necessária nos dias rotineiros em que vivemos.
 

4 receitas fáceis, rápidas, baratas e cheias de sabor


Assado de frango e grão

assado de frango

Ingredientes
2 c. de sopa de farinha sem fermento
8 coxas de frango
1/4 chávena de azeite
1 lata de 400 g de grão, lavado e escorrido
1 dente de alho esmagado
1 cebola picada
2 latas de 400 g de tomate aos pedaços
1/2 chávena de caldo de galinha
1/2 c. de chá de açúcar
75 g queijo feta esfarelado
1/3 chávena de salsa picada


Modo de preparação
Aqueça o forno a 180 graus. Misture a farinha, o sal e a pimenta num prato. Passe o frango pela farinha. Aqueça duas colheres de sopa do azeite numa frigideira em lume médio-alto. Cozinhe o frango durante 5 a 6 minutos ou até ficar dourado. Transfira para uma assadeira. Adicione o grão. Aqueça o restantes azeite numa frigideira em lume médio-alto. Adicione o alho e a cebola. Cozinhe por 5 minutos. 

Adicione o tomate, o caldo, o açúcar, o sal e pimenta, baixe o lume para médio. Deixe borbulhar durante 10 minutos - ou até ficar espesso - mas mexa de vez em quando. Deite o molho por cima do frango, mexendo para cobrir. Tape com papel de alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel de alumínio e asse por mais 10 minutos ou até o queijo derreter e o frango cozinhar por completo. Polvilhe com a salsa e sirva com cuscuz, arroz branco ou uma salada a gosto.
 

Pilaf de caril com frango e tomate

pilaf

Ingredientes
Azeite
2 peitos de frango cortados em pedaços de 4 cm
1 cebola picada
2 c. de sopa de pasta de caril indiano
2 chávenas de arroz basmati
3 chávenas de caldo de galinha
2 c. de sopa de amêndoas laminadas
1 tomate grande picado
1/3 chávena de coentros picados
Iogurte natural - para servir


Modo de preparação
Aqueça um pouco de azeite numa panela em lume médio-alto. Cozinhe o frango por 3 a 4 minutos de cada lado e reserve. Adicione a cebola à panela e cozinhe, mexendo sempre, por 5 minutos. Junte a pasta de caril e deixe apurar por 1 minuto. Adicione o arroz e mexa. Junte o frango, o caldo e deixe levantar fervura. Tempere a gosto com sal e pimenta. Baixe o lume e cozinhe, tapado, por 12 minutos ou até o líquido absorver. Desligue o lume e deixe repousar por 10 minutos. Polvilhe com as amêndoas, o tomate e os coentros. Sirva com o iogurte.
 

Salada de chocos e malagueta

salada de chocos

Ingredientes
1 malagueta - picada, sem sementes
1/4 chávena de coentros picados
1 dente de alho esmagado
1 limão - sumo
1/2 c. de sopa de vinagre balsâmico
50 ml azeite
1 kg chocos - arranjados
70 g rúcula


Modo de preparação
Coloque a malagueta, os coentros, o alho e duas colheres de sopa de limão, o vinagre e 25 ml de azeite numa tigela grande, misture e tempere com sal e pimenta a gosto. Faça incisões na parte interior dos chocos e corte em tiras grossas. Coloque as tiras e os tentáculos numa tigela e regue com o restante azeite. Aqueça uma grelha em lume alto. Quando estiver quente, cozinhe os chocos por 1 ou 2 minutos de cada ou até encaracolarem e estarem cozinhados. Retire do lume e acrescente à marinada de malagueta. Deixe à temperatura ambiente por 30 minutos. Disponha a rúcula em pratos e coloque os chocos e a marinada por cima.
 

Fettucine com beringela, pinhões e manjericão

Fetuccine manjericão

Ingredientes
1 c. de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho esmagados
1 beringela cortada em cubos de 1 cm
2 latas de 400 g de tomate
400 g de fettucine
1 c. de sopa de pinhões torrados
1/2 chávena de folhas de manjericão


Modo de preparação
Aqueça o azeite numa frigideira em lume médio-alto. Junte a cebola e cozinhe por 3 minutos ou até ficar dourada. Adicione o alho e a beringela. Cozinhe por 5 minutos ou até ficar tenro. Junte o tomate e cozinhe até levantar fervura. Deixe borbulhar por 10 minutos ou até o molho ficar espesso. Cozinhe a massa de acordo com a embalagem, escorra (reserve alguma da água para deslassar) e volte a colocar na panela. Adicione o molho da beringela, pinhões e manjericão, misture bem, tempere a gosto com sal e pimenta e sirva com queijo armesão fresco ralado.

Todas as receitas fáceis e rápidas foram retiradas do livro Cozinha para quem quer poupar, da Mafalda Pinto Leite.

Veja também: