5 receitas light para jantares leves

Procura receitas light para refeições rápidas, deliciosas mas amigas do fato de banho? Experimente uma destas já hoje. 

5 receitas light para jantares leves
Poucas calorias mas todo o sabor

Há dias em que apetece mesmo uma refeição leve e rápida, verdade? Conheça cinco receitas light para almoços rápidos ou jantares leves, com poucas calorias mas todo o sabor e os ingredientes comuns de uma dieta mediterrânea. Receitas light não têm que ser pratos aborrecidos e sem sabor, por isso, inspire-se nas nossas sugestões e crie, a partir destas, novas receitas mudando apenas alguns ingredientes.
 

5 receitas light para refeições rápidas mas saborosas 

 


Dourada grelhada

dourada

Ingredientes
4 douradas (350 g cada)
Sal q.b.
Pimenta em grão q.b.
1 limão
2 dl azeite
1 folha de louro
1 haste de tomilho
Batatas cozidas q.b.
Salada de tomate


Modo de preparação
Amanhe e lave as douradas em água corrente, enxugue em papel e tempere com sal. Numa tigela, misture uma pitada de sal, pimenta moída na hora, o sumo do limão, o azeite, o louro cortado e o tomilho desfolhado. Pincele os peixes com esta marinada, coloque numa grelha pré-aquecida e grelhe dos dois lados, sem deixar queimar demasiado e pincelando de vez em quando. Coe a restante marinada e sirva com os peixes. Acompanhe com as batatas cozidas e uma salada de tomate.

 


Frango dourado com gengibre

frango

Ingredientes
4 peitos de frango
1 c. sobremesa de gengibre fresco ralado
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 c. chá de mel
4 c. sopa de azeite
6 c. sopa de sumo de limão
1 limão - raspa
40 g amendoins torrados
4 cenouras médias
1 papaia


Modo de preparação
Dê vários golpes em xadrez, em cada peito de frango, de um só lado. Numa tigela, misture o sal, a pimenta e o mel a gosto. Tempere a carne com a mistura e deixe apurar uns minutos. Grelhe o frango em lume médio, sem deixar secar. Com um batedor de varas, misture bem o azeite, os amendoins, o sumo e a raspa do limão. Corte as cenouras em juliana e cozinhe por 2 minutos em água fervente. Escorra e reserve. Descasque a papaia e corte às fatias. Sirva a carne com a cenoura, a papaia e o  molho de gengibre.

 


Fusilli à jardineira

fusilli

Ingredientes
300 g massa fusili
1 cebola
2 dentes de alho
2 c. sopa de azeite
350 g tomate
1/2 chávena de aipo picado
200 g couve-flor
200 g brócolos
100 g curgete
100 g cogumelos
Sal q.b.
Orégãos q.b.
4 c. sopa parmesão ralado


Modo de preparação
Coza a massa de acordo com a embalagem. Leve a refogar a cebola e os alhos picados. Junte o tomate e deixe apurar. Adicione o aipo e cozinhe por 3 minutos. Coza, à parte, os brócolos, a couve-flor e a curgete em água e sal. Escorra e junte-os ao molho. Limpe os cogumelos e adicione-os ao tacho. Tempere, a gosto, com sal e orégãos. Junte a massa, salteie e sirva polvilhado com o queijo.

 


Salada oriental com lulas

salada de lulas

Ingredientes
3 dentes de alho
Azeite q.b.
1 molho de cebolinho
1 cebola
750 g lulas limpas com cabeças
Sal q.b.
2 c. sopa de açúcar
1 c. sopa de manteiga
3 cenouras
1/2 pepino
1 c. sopa de molho de peixe


Modo de preparação
Aloure metade dos alhos com duas colheres de sopa de azeite. Junte o cebolinho e cozinhe mais 1 minuto, mexendo sempre. À parte, aqueça duas colheres de sopa de azeite com o restante alho e a cebola picados. Junte as lulas cortadas em juliana fina e as cabeças ao pedaços. Salteie 5 minutos e tempere com sal. 

Ferva três colheres de sopa de água com o açúcar e a manteiga durante 1 minuto, em lume brando. Adicione as cenouras em juliana, previamente escaldadas e escorridas. Mexa até secar. Numa saladeira, misture o cebolinho, as lulas, a cenoura e o pepino às tirinhas. Tempere com o molho de peixe e sirva.

 


Salada de cogumelos e peru

peru com cogumelos

Ingredientes
150 g peito de peru
Azeite q.b.
80 g cogumelos secos
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1/2 molho de agriões
5 folhas de alface francesa
5 folhas de alface roxa
1 mão cheio de espinafres
80 g cogumelos frescos
Limão q.b.


Modo de preparação
Corte a carme às tiras finas e cozinhe num frigideira anti-aderente untada com azeite, junto com os cogumelos secos previamente hidratados e cortados às fatias. Tempere com sal e pimenta e deixe arrefecer. Limpe e lave todas as verduras. Corte os cogumelos frescos às fatias e regue com sumo de limão. Misture, numa saladeira, a carne, as verduras e todos os cogumelos. Bata duas colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de sumo de limão, sal e pimenta. Deite sobre a salada, misture e sirva.

Todas as receitas light foram retiradas da coleção “30 receitas em 30 minutos”.

Veja também: