3 Receitas para ocasiões especiais

O aniversário, o fim do curso, a família que regressou da diáspora tudo são desculpas para celebrar! Por isso, hoje temos receitas para ocasiões especiais.

3 Receitas para ocasiões especiais
Receitas cheias de sabor para dias com amor.

Para os portugueses, celebrações só têm um lugar: à mesa. Tudo é motivo de festa, por isso, é preciso um bom arsenal de receitas para ocasiões especiais porque qualquer dia é dia de juntar a família, os amigos ou aquele primo que chegou da França e lá vai ter que se sentar para petiscar qualquer coisa. 

Mas um dia especial, merece mais qualquer coisa do que um simples petisco, merece pratos feitos com amor mas simples. É o que temos. Hoje trazemos três receitas para ocasiões especiais e, como estamos aqui para agradar, só trazemos receitas de carne porque não vale negar, é a vossa preferência para dias importantes, verdade?
 

3 Receitas deliciosas para dias para recordar

 

1. Perna de Borrego Assada com molho de hortelã

Perna de borrego assada

Esta é a receita perfeita para ocasiões especiais e é a nossa preferida de todo o sempre! Há poucas coisas que combinem tão bem quanto borrego e hortelã e, se nunca experimentou, está na hora. Saída do livro de “Receitas à Moda Antiga”.

Para a carne
1 Perna de borrego (2,5 Kg)
2 Cebolas picadas a grosso
2 Cenoura em quartos ao comprimento
1 Nabo cortado em quartos
Pimenta
Alecrim
Sal

Junte-se ao Clube de Vinhos e conheça as escolhas certas para acompanhar estes pratos!
Aqueça o forno nos 200 graus e espalhe um fio de azeite numa assadeira. Tempere a perna com sal e pimenta, esfregando bem a carne. Misture todos os legumes e coloque no fundo da assadeira. Coloque o borrego por cima. Junte o alecrim e leve a assar, colocando o tabuleiro a meio do forno. Vinte minutos para carne bem passada, 15 minutos para médio e 10 minutos para mal passada.

Para o molho de hortelã
20 g de hortelã
3 c. de chá de açúcar
2 c. de sopa de água a ferver
1 dl de vinagre de vinho branco

Coloque a hortelã numa taça e cubra com a água, escorra imediatamente e passe por água fria corrente. Seque com papel, separe as folhas e pique-as finamente. Coloque numa tigela ajunto com o açúcar, a água e dissolva. Junte o vinagre, coloque numa molheira e aguarde.

Para o molho da carne
2 c. de sopa de farinha
8,5 dl de caldo de legumes

Retire os legumes que estão no tabuleiro e maioria da gordura, aproveitando apenas duas colheres de sopa para um tacho. Polvilhe com a farinha, mexendo sempre, e leve a lume branco durante 4 minutos. Sem parar de mexer, vá adicionando o caldo de legumes e aumente o lume para levantar fervura. Reduza o lume e deixe fervilhar durante 7 minutos, até o molho engrossar e ficar cremoso.

Está pronto! Sirva acompanhado de batatinhas assadas, ervilhas e cenouras salteadas em manteiga.

 

2. Coq au vin

Coq au vin

A Maria de Lourdes Modesto é a mestre da cozinha tradicional portuguesa mas hoje, trazemos a sua interpretação de um prato bem francês, do seu livro “Sabores com histórias”. Só para trazer um pouco de “Oh là là” à sua mesa!

2 Frangos do campo (pequenos)
1 c. de sopa de manteiga
1 c. de sopa de azeite
20 cebolinhas
125 g de bacon
1 Cálice de conhaque
1 c. de sopa de farinha
1 l de vinho tinto (de qualidade!)
1 Dente de alho
1 Ramo de cheios
125 g de cogumelos
3 c. de sopa de sangue dos frangos
Noz-moscada
Pimenta
Sal

Num tacho coloque a manteiga e o azeite, deixe aquecer e coloque as cebolinhas e o bacon a alourar. Corte os frangos em pedaços. Retire as cebolas e o bacon e coloque o frango. Deixe ganhar cor. Tempere com sal e pimenta, regue com o conhaque e puxe fogo agitando o tacho. Retire a carne e reserve. Volte a colocar as cebolinhas e o bacon no tacho, polvilhe com a farinha e envolva. Junte o frango e regue com o vinho aquecido. 

Junte o alho, o ramo de cheiros (salsa, loureiro, tomilho e alecrim), os cogumelos e um pouco de noz-moscada. Tape e deixe cozer lentamente até a carne ficar macia e suculenta. Retire a gordura à tona, engrosse o molho juntando o sangue dissolvido num pouco de vinho. Deixe ferver mexendo sempre. Acompanhe com triângulos de pão frito e batatinhas cozidas ao vapor.

 

3. Pá de porco assada de um dia para o outro

Pá de porco assada

Por fim, do Jamie Oliver, um apaixonado por comfort food, trazemos esta receita do seu livro “As receitas que nos fazem felizes”. Sai uma pá de porco com gratinado de funcho e batata para toda a família! Tem tudo para dar certo!

Para a carne
1 Pá de porco c/ osso (5 kg)
4 Cebolas
3 Maçãs
3 Talos de aipo
1 Cabeça de alhos
1 Ramo de salva
4 Folhas de louro
1 Garrafa de sidra
2 c. de sopa de sementes de funcho
2 Cravos-da-índia
2 Malaguetas seca

Ligue o forno nos 240 graus. Separe a pele da carne, tempere a pele com sal e azeite, corte em tiras finas, coloque-a na assadeira e leve ao forno até ficar dourada e estaladiça. Retire quando estiver pronta. 

Descasque as cebolas e as maçãs em quartos. Pique grosseiramente o aipo e separe os dentes de alho. Coloque tudo numa assadeira com a salva e o louro. Regue com a sidra e um pouco de água. Num almofariz, esmague o funcho, os cravos-da-índia, as malaguetas e uma colher de chá de sal. 

Esfregue a carne com estas especiarias, regue com um fio de azeite, coloque na assadeira, cubra com uma dupla camada de papel de alumínio e leve ao forno a 130 graus, para assar durante 10 a 12 horas. Quando pronta, retire, e cubra com panos para a manter quente.

Para o gratinado
1,5 kg de batata
5 Bolbos de funcho
4 Dentes de alho
4 Filetes de anchovas
Alecrim
1 Noz-moscada para ralar
100 g Queijo parmesão
400 ml de natas gordas
200 ml de natas líquidas

Aqueça o forno a 200 graus. Descasque as batatas e o funcho e corte-os em gomos. Coza-os em água a ferver com sal durante 6 minutos, escorra e deixe secar. Triture os alhos, as anchovas, o alecrim com um pouco de água a ferver, junte meia noz-moscada, quase todo o parmesão ralado finamente e as natas. Tempere e triture. Coloque as batatas e o funcho numa assadeira e regue com este preparado. Polvilhe com o resto do parmesão e leve ao forno durante 45 minutos.

Reduza o o líquido da carne a molho, acompanhe com as tiras da pele e legumes cozidos ao vapor. Boas festas!

 
Receitas como estas pedem vinhos à altura. Saiba aqui como receber os melhores em sua casa!

Veja também: