4 receitas práticas para petiscar a ver o Euro

Quatro receitas práticas e mais algumas sugestões para juntar os amigos em casa enquanto vibram com os jogos da vossa seleção preferida. 

4 receitas práticas para petiscar a ver o Euro
Simples mas deliciosas.

Os europeus e mundiais de futebol são a desculpa perfeita para juntar amigos, família e celebrar. Para dias como estes, precisamos de receitas práticas, que sejam rápidas e simples de preparar mas também simples para petiscar enquanto se grita “goooooooooooolo” a plenos pulmões!

A pensar nisto mesmo sugerimos quatro receitas práticas, com ingredientes simples, mas que não deixam de ser deliciosas e diferentes o suficiente para surpreender os comensais. O melhor de tudo é que pode preparar tudo com antecedência. 

Às receitas práticas que se seguem, junte umas taças com tremoços em sal, vários tipos de azeitonas em azeite e alho, tomate-cereja temperado com orégãos e azeite, uns queijos saloios, presunto e algumas alheiras assadas. Agora… é só esperar que Portugal vença!
 

4 receitas práticas para dias animados a vibrar com a bola

 

Coxinhas de frango com amêndoa

Coxinhas de frango com amêndoa

4 coxas de frango
1 dl vinho branco
40 g mostarda
50 g miolo de amêndoa
Rosmaninho q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.


Depois de limpas, lavadas e secas, tempere as coxas com sal, pimenta e rosmaninho. Numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, doure as coxas de forma uniforme. Regue com o vinho e leve ao forno durante 10 minutos. Quase no final, barre com a mostarda, polvilhe com as amêndoas cortadas em lâminas e ligeiramente tostadas. 

 

Croquetes de bacalhau

Croquetes de bacalhau

2 postas de bacalhau demolhado
1 cebola
1 c. de sopa de manteiga
1 tomate maduro
4 ovos
Sal q.b.
Pimenta q.b.
5 c. de sopa de farinha de trigo
1,5 dl de cerveja
4 c. de sopa de natas 
Pão ralado q.b.
Óleo (para fritar)


Coza o bacalhau durante 5 minutos, em lume brando. Escorra, retire pele e espinhas e desfie. Leve a cebola a refogar na manteiga até ficar translúcida, junte o tomate limpo, escorrido e moído e deixe apurar até este desfazer.  Adicione o bacalhau e dois ovos batidos. Tempere a gosto. 

Polvilhe com a farinha e mexa sempre para não fazer grumos. Três minutos depois retire do lume,  misture com a cerveja e as natas. Polvilhe as mãos com pão ralado e molde a massa em forma de croquetes,  passe pelos restantes ovos batidos, de seguida, por pão ralado e frite poucos de cada vez. 

 

Gambas grelhadas

Gambas grelhadas

1,5 kg de gambas 
2 malaguetas
2 dentes de alho
1 c. de sobremesa de orégãos
3 hastes de salsa
Sal q.b.
Pimenta q.b.
6 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de vinagre de vinho


Leva as gambas. Corte as malaguetas em pedacinhos, pique o alho e a salsa e coloque-os, junto com os orégãos, o sal e a pimenta, numa taça. Pise ou triture com a ajuda da varinha mágica ou de um robot de cozinha. Junte o azeite. Descasque as gambas mas deixe a cauda e junte-as à marinada. Deixe apurar uns 5 minutos. Grelhe as gambas 1 a 2 minutos de ambos os lados, numa grelha quente untada com azeite.

 

Baguete recheada com atum

Baguete recheada com atum

2 baguetes médias
3 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de vinagre balsâmico
1 dente de alho
Pimenta q.b.
2 latas de atum
1 pepino
1 ovos cozidos


Corte as baguetes em metades, no sentido do comprimento. Numa tigela, misture o azeite, o vinagre, o dente de alho moído e a pimenta. Pincele os pães com este molho. Recheie as metades com o atum escorrido. Lave o pepino, retire a casca e corte às rodelas muito finas. Disponha o pepino por cima da atum, polvilhe com os ovos picados. Feche os pães, envolva em película e leve ao frigorífico durante 10 minutos, com um peso por cima. Desembrulhe, corte em fatias na diagonal e sirva.


Nota: todas as receitas fazem parte da coleção “30 Receitas em 30 minutos”.


Veja também: