As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

As 4 receitas saudáveis preferidas das bloggers

Comer de forma saudável não é comer sem sabor ou sem prazer. Conheça as quatro receitas saudáveis preferidas das bloggers.

As 4 receitas saudáveis preferidas das bloggers
Saudável e saboroso!

De norte a sul do país, há uma blogger de culinária que mudou a forma como as famílias cozinham. Para melhor! Agora, há mais receitas saudáveis, assim como mais cuidado na apresentação, uma maior procura por alimentos diferentes, as ementas são mais equilibradas e variadas, na confeção os fritos começam a ser esquecidos e, agora, as papilas gustativas dançam a cada garfada nas cozinhas portuguesas.


4 receitas saudáveis para dias de pecado sem culpa
 

Massa chinesa com legumes e filetes de cavala

Massa Chinesa

Isabel Zibaia Rafael já não precisa de apresentações, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja e de dois livros de cozinha é uma das bloggers gastronómicas com mais seguidores. Na sua cozinha nascem pratos descomplicados, perfeitos para o dia-a-dia mas sem esquecer o sabor. Escolhemos esta massa rápida para um jantar apressado. Serve 4 pessoas.

2 c. de sopa de sementes de sésamo
1 c. de sopa de molho de ostra
170 g de folhas de espinafre
170 g de massa chinesa
350 g de cogumelos fatiados
2 latas de filetes de cavala
0,5 dl de óleo de amendoim
0,5 dl de molho de soja
1 cenoura
1 cebola


No wok ou numa frigideira funda já quente, coloque os cogumelos fatiados, a cenoura e a cebola cortadas em palitos. Salteie mexendo com frequência. De seguida, acrescente os espinafres, os filetes de cavala, previamente escorridos, e os molhos. Mexa e cozinhe durante dois minutos - a ideia é os legumes ficarem crocantes. Retire do lume, prepare a massa de acordo com a embalagem, escorra e junte ao preparado. Sirva polvilhado com sementes de sésamo.
 


Geladinhos de stracciatella

Gelados de stracciatella

Receitas saudáveis num blogue de gulodices? Claro que sim! Da mão da Teresa Rebelo, do blogue Lume Brando, saíram estes geladinhos de stracciatella, perfeitos para dias quentes ou para qualquer dia em que apetece um doce sem culpas. Esta receita dá para cerca de 8 gelados de comer e chorar por mais. 

3 iogurtes de stracciatella (tipo grego)
60 g chocolate de culinária
Pauzinhos de gelado
Frascos de vidro (pequenos)
Cartão


Derreta o chocolate em banho-maria e distribua pelo fundo dos recipientes. Depois, encha os mesmos recipientes com iogurte de stracciatella da sua marca preferida. Para colocar o pauzinho, tenha o cuidado que este deve ser espetado até ao fundo do recipiente, com o chocolate ainda mole. 

Para manter o pauzinho estável, recorte pedaços de cartão um pouco maiores do que o tamanho da abertura dos frascos, faça um ranhura a meio, coloque por cima do frasco e introduza o pauzinho na ranhura até ao fundo. Está pronto! Agora é só levar ao congelador para solidificar. Para servir, basta mergulhar o recipiente em água muito quente durante alguns segundos.
 


Wraps de couve lombarda com peru e molho de mostarda

wraps

Na cozinha da Maria João Clavel, do Clavel’s Cook, nascem receitas saudáveis e verdadeiras iguarias simples mas deliciosas. Como estes wraps que ficam prontos em menos de nada e que vão convencer até aqueles que torcem o nariz às verduras. Esta receita serve 4 pessoas.

4 folhas de couve lombarda (biológica)
1 fatia de ananás
1/2 manga
1 pepino
1 bife de peito de peru
4 tiras de pimento vermelho
1 c. de sopa de mostarda dijon com grão
2 c. de sopa de azeite extra virgem
1 c. de sopa de mel
Queijo creme com ervas q.b.
Sumo de 1/2 limão
Alho em pó q.b.
Sal marinho q.b.


Comece por cozer as folhas de couve lombarda a vapor, temperadas com uma pitada de sal. Reserve e deixe arrefecer. De seguida, parta o bife de peru em tiras e tempere-as, a gosto, com o sumo de meio limão, o alho em pó e o sal. Numa frigideira ou num grelhador, cozinhe os pedaços de peru. 

Agora, a parte divertida: montar os wraps. Barre cada folha com o queijo creme com ervas, coloque uma tira de peru, uma tira de pepino, uma tira de ananás, uma de manga e outra de pimento. Enrole a couve para fazer um wrap (mais ou menos como uma fralda), divida ao meio e sirva com um molho simples de mostrada: numa taça misture o azeite, a mostarda, o mel e uma pitada de sal.

 

Tikka masala vegetariano

Masala

Na Marmita da Sandra há o melhor de três mundos: coisas bonitas, fotografias incríveis e receitas saudáveis - e outras mais gulosas - numa cozinha onde, a cada garfada, se viaja para diferentes continentes. Por isso mesmo, escolhemos esta sugestão com inspiração indiana que serve 8 pessoas.

200 g de polpa de tomate
150 ml de água
4 c. de sopa de azeite
1/4 de abóbora manteiga
2 latas de grão cozido
200 ml de leite de coco
2 molhos de espargos
1 cebola
1 cebolinho
3 dentes de alho
Aipo (um polegar)
3 tomates
1 l de água
2 maçãs
2 curgetes 
Funcho q.b.
Aipo (um polegar)
1 c. de chá de garam masala
1 c. de chá de açafrão das Índias
1 c. de chá de gengibre
1 c. de chá de paprica doce
1 c. de chá de coentros em pó
1 c. de chá de mostarda preta
1 c. de açúcar mascavado
Sal q.b. 


Num tacho bem quente adicione o azeite, as especiarias e deixe fritar um pouco para libertar o aroma. De seguida, junte o cebolinho, o alho, a cebola e o aipo picados. Deixe alourar e tomar gosto antes de adicionar 150 ml de água.

Retire a pele aos tomates e junte-os ao tacho, partidos em pedaços. Deixe cozinhar durante 5 minutos. Se necessário, esmague o tomate antes de juntar a polpa de tomate e cozinhe por mais 10 minutos ou até a água evaporar um pouco. 

Agora é tempo do açúcar, do sal e dos legumes seguindo esta ordem: abóbora em cubos, os espargos em pedaços pequenos, a curgete com a casca em pedaços grandes. Cozinhe, em lume brando, durante 20 minutos ou até os legumes ficarem tenros. De seguida, coloque o o grão, as maçãs descascadas e cortadas em lascas  grossas, cozinhe por 10 minutos, junte o leite de coco, o funcho e sirva com arroz branco.

*todas as imagens correspondem às receitas originais, pertencendo às autoras dos blogs supracitados.

Veja também: