5 receitas simples e baratas para aproveitar pão

Ao aproveitar pão consegue algumas das receitas mais saborosas que algum dia saíram da sua cozinha. Experimente!

5 receitas simples e baratas para aproveitar pão
Nunca mais vai desperdiçar pão!

Existem dezenas de receitas para aproveitar pão em livros ou online. Por agora, sugerimos cinco receitas diferentes para aproveitar o pão que sobrou do pequeno-almoço ou da refeição anterior. Lembre-se que no poupar é que está o ganho, por isso, não desperdice o pão duro e, agora, saiba o que mais pode fazer com o simples pão ralado.
 

5 Receitas deliciosas para aproveitar pão
 

Tostinhas de salmão e legumes

300 g lombo de salmão
1/2 alho francês
1/2 curgete
1/2 cenoura
2 c. de sopa de azeite
1 limão (sumo)
1 raminho de aneto
Fatias de pão torrado


Corte o salmão e os legumes em cubos o mais pequeno possível. Misture tudo, junte o azeite, o sal e a pimenta a gosto, o sumo do limão e o aneto picado. Coloque numa tigela, tape com película e leve ao frigorífico durante 2 horas. Antes de servir, retire do frio e coloque em fatias de pão torrado.

 

Açorda de tomate

750 g de pão de véspera
1 dl de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates médios maduros
2 c. de sopa de polpa de tomate
Sal
2 c. de sopa de coentros picados


Corte o pão em fatias e coloque de molho em água fria. Num tacho, refogue em azeite a cebola e os alhos picados. Mexa de vez em quando e, assim que alourar, junte a polpa e o tomate picado, sem peles e sem sementes. Deixe refogar para cozer o tomate.

Junte um pouco de água, tempere com sal e deixe ferver durante 5 minutos. Esprema o pão demolhado e vá juntando à mistura de tomate. Deixe uma quantidade suficiente para a açorda não ficar muito pastosa nem muito líquida. Ferva por mais 5 minutos, sem parar de mexer. Polvilhe com coentros e sirva de imediato.

 

Migas com entremeada

300 g carne de porco entremeada
Sal
3 dentes de alho esmagados
1 c. de chá de massa de pimentão
100 g toucinho cortado em fatias
350 g pão branco


Corte a carne em cubos pequenos, tempere-os com sal, os alhos e a massa de pimentão. Deixe repousar durante cerca de uma hora. Derreta o toucinho em lume brando, retire-o e adicione a carne. Frite em lume brando, mexendo de vez em quando até alourar. Retire e reserve.

Deite num tacho o pão cortado em fatias finas e por cima despeje água a ferver. Tempere com sal e ferva em lume brando, mexendo sempre para o pão absorver a água toda. Confirme se o pão está cozido ao fazer “estrada” no fundo do tacho. 

Frite as migas na gordura das carnes e dê várias voltas para ficar dourada por todo. Pode servir em forma de omeleta ou desfazer em pequenos pedaços para acompanhar a carne. 

Receitas para aproveitar pão

 

Pudim de pão com ameixa

4 dl de leite 
4 fatias de pão de forma sem côdea
2 c. de sopa de queijo parmesão ralado
1 lata de leite condensado
1 c. de sopa de manteiga
4 ovos
1 c. de chá de canela em pó
50 g de ameixa preta finamente picada


Aqueça o leite e, numa tigela funda, deite-o sobre as fatias de pão. Deixe o pão absorver o leite e reserve. Junte ao preparado o queijo, o leite condensado, a manteiga, os ovos, a canela, junte a ameixa e envolva bem. 

Unte uma forma de pudim com manteiga, deite o preparado e leve a cozer, no forno, a 170 graus, durante uma hora. Deixe arrefecer e desenforme. Sirva frio.
 


Sopa dourada

150 g amêndoa
170 g pão de forma
1 chávena de água
500 g açúcar
50 g manteiga
12 gemas
2 claras
1 pitada de canela em pó


Pique o miolo de amêndoa. Retire a côdea do pão e corte o miolo em cubos pequenos. Leve ao forno a torrar. Leve ao lume, num tacho, água e o açúcar. Quando ferver, retire a tampa e conte dois minutos antes de juntar a amêndoa e a manteiga. Mexa, deixe levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer.

Envolva as gemas e as claras sem criar espuma. Deite este preparado na mistura de açúcar já fria, adicione o pão torrado e mexa bem. Leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, polvilhe com canela e sirva de imediato.


Todas as receitas fazem parte da coleção "Receitas por 1, 2 e 3 euros".


Veja também: