As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas vegetarianas simples e baratas

Procura receitas vegetarianas simples e apetitosas? Experimente as nossas quatro sugestões, mude os seus hábitos e tenha mais saúde.

4 receitas vegetarianas simples e baratas
Mais legumes, menos calorias, mais saúde

Já ouviu, com certeza, que somos o que comemos e que a alimentação está na base da nossa saúde. Pois bem, é mais simples do que julga mudar alguns hábitos alimentares para conseguir ser mais saudável e perder alguns quilos. Com estas receitas vegetarianas simples dá o primeiro passo para o conseguir. Preparadas com ingredientes comuns, são tão rápidas e deliciosas que nem vai dar pela falta da carne ou do peixe. Arrisque! Quando estiver a preparar a ementa semanal, inclua uma destas receitas vegetarianas simples.
 

4 receitas vegetarianas simples para todos os dias 


Falafel de grão e ervas

falafel

Ingredientes
1 c. de sopa de sementes de cominhos
1 c. de sopa de sementes de coentros
2 latas de grão (400 g)
3 dentes de alho picados
1/4 chávena de hortelã
1/2 c. de chá de salsa
1/2 chávena de cebola ralada
1/3 chávena de farinha sem fermento 
1/4 c. de chá de bicarbonato de sódio 
1 ovo batido
1/2 chávena de sementes de sésamo
Óleo vegetal
Molho tártaro ou tahini 


Modo de preparação
Coloque os cominhos e as sementes de coentros numa frigideira e cozinhe mexendo em lume médio-baixo até começar a cheirar bem. Retire do lume e deixe arrefecer. Coloque num almofariz e bata até formar um pó. Coloque o grão num robot de cozinha e bata até obter um puré. Transfira para uma tigela. Adicione as especiarias moídas, o alho, as ervas, a cebola e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e volte a misturar. Junte a farinha, o bicarbonato de sódio, o ovo e misture.

Forme bolas do tamanho de uma noz e passe pelas sementes de sésamo de maneira a cobrir. Coloque num tabuleiro. Tape e guarde no frigorífico, no mínimo, durante 1 hora até ficar firme. Deite o óleo numa frigideira grande e funda e aqueça em lume médio. Coloque as falafels, virando até ficarem douradas. Seque em papel aderente. Sirva com molho tártaro ou tahini e gomos de limão.
 

Hambúrgueres de legumes

hamburgueres

Ingredientes
800 g feijão de soja congelado, escaldado e escorrido
1 dente de alho esmagado
3 cebolos picados
1/4 chávena de folhas de salsa
2 c. de chá de sumo de limão
1/4 chávena de cuscuz cru
1 c. de sopa de azeite
12 fatias de pão integral torrado
60 g espinafres
2 tomates maduros em fatias
1 pepino em fatias finas
1/2 chávena de maionese magra


Modo de preparação
Coloque os feijões, o alho, os cebolos, a salsa e o limão num robot. Bata até ficar quase suave. Transfira para uma tigela. Junte o cuscuz e misture. Tempere com sal e pimenta a gosto. Forme seis hambúrgueres, coloque num tabuleiro, tape e guarde no frigorífico por 30 minutos até ficar firme.

Aqueça o azeite numa frigideira em lume médio e cozinhe os hambúrgueres até ficarem douradas. Vire e cozinhe por mais 5 minutos ou até estarem cozinhados. Coloque uma fatia de pão em cada prato, cubra com os espinafres, os hambúrgueres, os tomates e o pepino. Regue com uma colher de sopa de maionese, finalize com outra fatia de pão e sirva.
 

Massa integral com legumes

massa

Ingredientes
Azeite q.b.
500 g abóbora em pedaços de 2 cm - sem pele, e caroços
1 dente de alho esmagado
1 c. de chá de azeite
1 embalagem de pimento vermelhos assados
500 g massa integral
200 g queijo feta esfarelado
125 g azeitonas pretas - sem caroço e cortados ao meio
1/4 chávena de basílico cortado em tiras
Mistura de saladas


Modo de preparação 
Aqueça o forno a 200 graus e unte um tabuleiro com azeite. Coloque a abóbora, o alho e o azeite numa tigela. Tempere com sal e pimenta e misture delicadamente. Coloque no tabuleiro e espalhe bem. Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até a abóbora estar dourada e tenra. Retirado forno e deixe arrefecer ligeiramente. 

Cozinhe a massa de acordo com a embalagem, escorra e volte a colocar na panela reservando um pouco da água. Corte o pimento em tiras mais finas, adicione à massa, juntamente com a abóbora, o queijo feta, as azeitonas, o basílico e misture tudo. Tempere a gosto e sirva com salada.
 

Risotto de legumes

risotto

Ingredientes
2 c. de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
1 cenoura em cubos pequenos
1 curgete em cubos pequenos
180 g arroz para risotto
450 ml caldo de legumes
400 g tomates em cubos
50 g queijo cheddar ralado
50 g queijo parmesão ralado


Modo de preparação
Aqueça o azeite numa panela média em lume brando. Adicione a cebola, a cenoura, a curgete e cozinhe mexendo por 8 minutos ou até amolecer. Adicione o arroz e mexa para envolver os grãos, junte o caldo e o tomate. Deixe levantar fervura e baixe o lume. Tape e deixe cozinhar por 15 minutos ou até o líquido estar quase todo absorvido. Retire do lume, junte o queijo e deixe descansar por 5 minutos. Sirva em taças com mais parmesão por cima.

Todas as receitas vegetarianas simples que sugerimos são do livro Cozinha para quem quer poupar, da Mafalda Pinto Leite.
Veja também: